TRADIÇÃO: Bairro da Liberdade se despede de 2017 e celebra 2018 com o 47º Moti Tsuki Matsuri

Com o objetivo de agradecer aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano 2017, desejando muita saúde, paz e harmonia a todos, a Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade realiza no último dia do ano, na Praça da Liberdade, em São Paulo, a 47ª edição do Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade.

 

Com 47º Moti Tsuki Matsuri, Liberdade se despede de 2017 e celebra 2018. Foto: Jiro Mochizuki

 

Com apoio das principais entidades nipo-brasileiras, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e Aliança Cultural Brasil-Japão, a festa também encerra as atividades no Bairro Oriental.

 

Cerimônia Xintoista marca abertura oficial da programação do Moti Tsuki Matsuri. Foto: Jiro Mochizuki

 

Neste dia (domingo), as atividades terão início às 9 horas, com recepção às autoridades na Praça da Liberdade. A abertura oficial está marcada para às 9h30, com apresentação de taiko com os grupos da Acal e do Tenryuu Wadaiko, de São Miguel Paulista, e realização de Cerimônia Religiosa Xintoísta com o reverendo Kazuo Osaka, do Templo Nambei Jingu. Em seguida, por volta das 10h30, acontece a  demonstração da fabricação e confecção de motis (bolinho de arroz) com a participação de todas as autoridades e convidados.

 

Autoridades participam da cerimônia do Moti tsuki. Foto: Jiro Mochizuki

 

Os visitantes também são convidados a participar de uma festa de confraternização nas tendas instaladas na Praça da Liberdade, com capacidade para 3 mil pessoas, que receberão o saboroso ozooni (sopa de moti), um prato imprescindível na celebração do Oshogatsu (o Ano Novo japonês).

Depois da cerimônia na Praça da Liberdade, as autoridades se dirigem até a sede da Acal (na Avenida Liberdade, 365), onde participam de uma confraternização  com direito a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão.

 

grupos da Acal e tenryuu Wadaiko são atrações na festa. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

Vida longa – De acordo com a tradição, quem come a iguaria no oshogatsu terá vida longa e felicidade pois o ozooni afasta todos males e traz prosperidade para dentro, transformando-os em melhores acontecimentos para o Novo Ano.

O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá.

Segundo o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, a ideia é distribuir cerca de 20 mil saquinhos contendo dois motis (bolinho da prosperidade) – sendo um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade. Ikesaki conta que “todos os anos é sempre a mesma coisa”. “Ou seja, temos muita dificuldade para realizarmos o evento, que já virou uma tradição. Temos que nos desdobrar para darmos continuidade ao evento pois trata-se da maior distribuição de motis e ozooni do mundo que eu tenho conhecimento”, explica o empresário.

 

Serão utilizados cerca de 40 sacos de arroz para os bolinhos. Foto: Jiro Mochizuki

 

Para o coordenador da festa, Hisaji Akimura, o Moti Tsuki Matsuri “é uma tentativa de melhorar a imagem do bairro, tanto no aspecto comercial como nos aspectos de limpeza e segurança”. “E é com grande satisfação que temos notado a abertura de novos comércios na região”, destaca Akimura, acrescentando que o Moti Tsuki Matsuri “não é só uma festa da Acal, mas de toda a comunidade nikkei”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    47º Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

    Quando: Dia 31 de dezembro, a partir das 9 horas

    Onde: Praça da Liberdade

    Informações pelo telefone: 11/3208-5090

     

     

     

    PROGRAMAÇÃO DO 47º MOTI TSUKI MATSURI – FESTIVAL DO BOLINHO DA PROSPERIDADE

    7H30: Preparativos

    8H: Início da distribuição de 20 mil saquinhos de bolinhos da prosperidade (moti) ao público

    9H: Recepção de Autoridades e Convidados

    9H30: Abertura Oficial – Apresentação de taiko com os grupos Acal e Tenryuu Wadaiko e celebração Cerimônia Religiosa Xintoísta

    10H30: Moti Tsuki – Demonstração de motigome de confecção de bolinhos da prosperidade ao público em geral

    10H30-13H: Distribuição de 3 mil ozooni (tigelas de sopas com bolinho da prosperidade ao público em geral)

    11H30: Recepção de Autoridades e Convidados na Acal

    12H: Cerimônia na Acal

    *Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

     

    Related Post

    REVI 2014: Organizadores e participantes comemoram... “Muito bacana e proveitosa”, resumiu Ricardo Haruo Nozaki, coordenador geral da Revi 2014, sobre o encontro de jovens lideres das entidades realizado ...
    KARAOKÊ: Mesmo com seletiva ao Brasileirão, Bunka ... Abertura Oficial (foto: Flavio Nakaoka)   Normalmente, ao tomar conhecimento de que seu taikai coincidirá com algum grande evento, qualque...
    CIDADES/CURITIBA: Festival das Flores comemora nas... A comunidade budista de Curitiba promove neste fim de semana, dias 14 e 15 de abril, o Hanamatsuri (Festival das Flores e Natal Budista do Paraná). O ...
    CONCURSO DE CONTOS: Comissão de Atividades Literár... A Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), está co...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *