TRADIÇÃO: “Desfile de Kimono” neste domingo realiza sonho de Terutiyo Ikemoto

A Associação Cultural e Esportiva Piratininga e a Escola de Dança Japonesa Terutiyokai realizam neste domingo (1º de julho), no Piratininga (zona Oeste de São Paulo), o evento Desfile de Kimonos – Seus Usos e Costumes. Trata-se, na verdade, de uma homenagem que familiares e alunas farão a uma das mais destacadas professoras de dança japonesa, Yachiyio Yoshinaga Ikemoto, também conhecida como Terutiyo, da Escola de Dança Japonesa Terutiyokai, que faleceu no dia 5 de maio, aos 83 anos de idade.

 

Sanko Sakay (Piratininga), Rosa Miyashita (Piratininga) e Ery Kosuji (aluna) (foto: Aldo Shiguti)

 

“Ela já estava preparando o desfile e cabe a nós dar continuidade ao projeto, que era um sonho da professora”, contam Ery Kosuji (aluna), Sanko Sacay (primeira-dama do Piratininga) e Rosa Miyashita (Relações Públicas do Clube).

Segundo elas, o objetivo é passar ao público detalhes sobre um aspecto da cultura japonesa já bastante familiar para as novas gerações e até mesmo para os não descendentes de japoneses. Porém, apesar de ser as pessoas conhecerem esta tradicional vestimenta japonesa usada por mulheres, homens e crianças, elas perceberam que “ainda faltava algo”, como fazer uma apresentação mais bem elaborada.

A ideia, explicam, é realizar não só um desfile de quimonos, mas mostrá-los em uma seqüência cronológica. Desta forma, a apresentação terá início com desfile de crianças de três, cinco e sete anos até modelos mostrando o traje usado na maioridade e em ocasiões especiais como formatura e festas, além do tradicional yukatá.

 

Apresentação de quimonos no Colégio Cosmos (foto: Reprodução0)

 

No total, contam, são cerca de 20 modelos, incluindo quimonos usados pelos samurais. Durante o desfile, o público poderá acompanhar uma apresentação explicativa com informações como o significado de cada quimono. Um casal de noivos encerrará o desfile.

“Como a professora viajava muito para o Japão, praticamente todos os anos ela trazia peças de lá, quase todos para a família”, lembra Sanko Sacay, acrescentando que a maioria dos quimonos pertence à família de Terutiyo.

Rosa Miyashita informa ainda que a partir do meio-dia, bazaristas estarão oferecendo os mais diversos produtos.

(Aldo Shiguti)

 

 

Serviço:

Desfile de quimonos, seus usos e costumes

Data e horário: 1º de julho, domingo, das 14h às 17h

Local: Associação Cultural e Esportiva Piratininga (Rua Valério de Carvalho, 63 – Pinheiros – São Paulo – SP)

Ingressos: R$ 25,00 (antecipado) / R$ 30,00 (no dia)

Vendas: ACE Piratininga – (11) 3031-1083 / 3031-1109

Minikimono – (11) 3208-0322 / 3209-0331 (Rua Galvão Bueno, 32A – Liberdade)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RAÍZES: 17ª Festa do Imigrante celebra cultura e d... Nos dias 27 de maio e 03 de junho, São Paulo vai celebrar a cultura e as tradições das diferentes comunidades imigrantes que representam a mistura de ...
PAULISTÃO: Veteranos e estreantes falam sobre a al...   Não fosse pelo inesperado da natureza, período já confirmado como o mais quente da história no Estado, o 20º Concurso de Karaokê do Estado d...
CAMINHADA: PROGRAMA ARUKOKAI DA NAGUISA REFAZ TRAJ... Em 25 de janeiro de 2006, a Associação Naguisa iniciava o seu Programa Arukokai Naguisa (PAN), com uma caminhada na Estrada Velha de Santos, um trajet...
ESPETÁCULO: Saijo Hideki chega ao Brasil para o sh...   O cantor japonês Saijo Hideki está em São Paulo, consagrado nas décadas 70 e 80 pelas canções “Kizudarake no Lola”, “Santa Maria no Inori”, ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *