Tradição: Hina Matsuri é destaque no Pavilhão Japonês neste fim de semana

O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza neste fim de semana (dias 24 e 25), das 10h às 17h, no Pavilhão Japonês – localizado no Parque do Ibirapuera (zona sul de São Paulo) – o Hina Matsuri – Festival das Meninas.

Na programação estão as brincadeiras tradicionais, como o ayatori (criar formas com barbante) e otedama (jogo utilizando saquinhos) e o público ainda terá a oportunidade de experimentar os happi (vestes costumeiramente usadas em festivais japoneses), além de aprender a etiqueta e manuseio dos hashi (“palitinhos” que substituem os talheres nas refeições).

Entre os workshops, oficinas de oshibana art (trabalho usando flores e folhas secas prensadas), furoshiki (técnicas tradicionais de embalar objetos com tecido) e origami (a arte japonesa das dobraduras em papel).

Outras atrações do evento são a exposição do acervo do Pavilhão Japonês e a das peças do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que inclui o hinadan (enfeite composto por bonecos que representam a corte do período Heian); e um mostra com algumas obras da ceramista Hideko Honma. No domingo, Tamie Kitahara encanta a todos com a sonoridade do koto, um instrumento de cordas semelhante à cítara.

Os visitantes ainda poderão voltar a apreciar toda a beleza das instalações do Pavilhão Japonês depois da recente reforma do Lago de Carpas. No sábado (24), durante a abertura do Hina Matsuri, será realizado, às 10h, o descerramento da placa em homenagem à Sansuy, empresa que doou os materiais e efetuou toda impermeabilização do lago.

Hina Matsuri – Uma das tradicionais celebrações japonesas para desejar o crescimento saudável e feliz das meninas (comemorado no dia 3 de março), o Hina Matsuri, também chamado de Momo no Sekku (Festival Sazonal do Pêssego), é realizado na época em que, passado o frio rigoroso do inverno no Japão, as flores dos pessegueiros estão desabrochando.

Nesse dia, além de montar o hinadan (enfeite tradicional do Hina Matsuri composto por hina ningyo, bonecos que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais e músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian – 794/1192), as casas onde moram meninas são enfeitadas com flores de pêssego (que simbolizam felicidade no casamento) e são servidos doces e bolos típicos da festividade, como hishi mochi (doce de arroz em três camadas de diferentes cores) e o amazake (bebida adocicado e não alcoólica).

(do site do Bunkyo)

Serviço

Hinamatsuri – Festival das Meninas

Dias 24 e 25 de março de 2012, sábado e domingo, das 10h às 17h

Local: Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera – portão 10

(próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil)

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo – SP

Contribuição adulto: R$ 6,00

Meia entrada: R$ 3,00 (estudantes com carteirinha e crianças de 5 a 11 anos)

Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos: entrada gratuita

Informações: (11) 3208-1755 ou pavilhao@bunkyo.org.br

 Reportagem: Aldo Shiguti

Related Post

RECIFE-PE: tudo pronto para receber os turistas ja...   Todo mundo sabe que Recife (PE) é um dos destinos mais procurados de turistas brasileiros e estrangeiros, isso não é novidade. A capital per...
SAUDE: Webconferência médica aborda relação da Doe...   Em 10 de fevereiro, das 20h às 21h, no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM), acontece a webconferência entitulada “Doença ...
107 ANOS DA IMIGRAÇÃO/120 ANOS DE AMIZADE: Câmara ... A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional organizou audiência pública em comemoração aos 107 anos da chegada dos primeiros imigrantes jap...
61º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: Para homenageados... Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo abre suas portas para a cerimônia de outorga do Prêmio Paulista de Esportes. Em sua 61ª ed...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *