TRADIÇÃO: No último dia do ano, 44º Moti Tsuki Matsuri distribuirá 20 mil saquinhos de motis aos visitantes

A Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), com apoio das principais entidades nipo-brasileiras (Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –; Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo –Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil), realiza nesta quarta-feira (31), na Praça da Liberdade, a 44ª edição do Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade.

 

Kihatiro Kita, cônsul Fushima e o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki passam no arco de bambu (foto: Jiro Mochizuki)

Kihatiro Kita, cônsul Fushima e o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki passam no arco de bambu (foto: Jiro Mochizuki)

 

Segundo o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, o evento tem como objetivo celebrar a passagem de ano. A ideia é agradecer aos deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano de 2014, desejando muita saúde, paz e harmonia. “Também pedimos para que tudo corra bem no ano que se inicia”, diz Ikesaki, afirmando que o evento costuma atrair uma multidão à Praça da Liberdade – os organizadores esperam um público estimado em 30 mil pessoas.

“Para os japoneses o moti é um alimento sagrado, que traz felicidade e por isso a  passagem de ano tem que ser celebrado com moti. No Bairro Oriental, as pessoas – mesmo as não descendentes de japoneses – começam a formar fila logo às 6 horas da manhã”, conta Ikesaki, que agradece todos os doadores do moti gome.

As atividades deste festival tem início às 9 horas na Praça da Liberdade, com demonstração da fabricação e confecção de motis (bolinho de arroz) com a participação de todas as autoridades e convidados e simultaneamente a distribuição de motis gratuitamente a todos os participantes e ao público em geral até às 13h.

 

Cônsul Noriteru Fukushima com voluntários do Rádio Taissô (foto: divulgação)

Cônsul Noriteru Fukushima com voluntários do Rádio Taissô (foto: divulgação)

 

A previsão é distribuir cerca de 20 mil saquinhos contendo dois motis (bolinho da prosperidade) sendo um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade. Às 10h haverá a benção em uma Cerimônia Xintoísta, com o reverendo Kazuo Osaka, do Templo Nambei Jingu.

O público também poderá participar da festa de confraternização nas tendas instaladas na praça, onde serão oferecidos 3 mil oozonis (sopa feito com moti), que simboliza o afastamento de todos males e trazendo prosperidade e transformando-os em melhores acontecimentos para o Novo Ano. Outro ritual é passar pelo arco de bambu, que, de acordo com a tradição japonesa, traz sorte.

A exemplo do ano passado, a abertura oficial do evento, por volta das 9h30, contará com a participação do grupo de taikô Tenryu Wadaiko, de São Miguel Paulista.

Por volta do meio-dia, autoridades e convidados se dirigem até a sede da Acal (localizada na Av. Liberdade, 365) onde participam do Kagami Wari (ritual de quebra do barril de saquê) e saboream o ozooni entoando os hinos nacionais do Brasil e do Japão, além de canções clássicas como “Brasil Imin Soubetsu no Uta”, “Hotaru no Hikari” (Valsa da Despedida/Adeus Ano Velho); “Itigatsu Tsuitachi”.

 

Grupo de Taikô de São Miguel Paulista fará a abertura do Moti Tsuki (foto: divulgação)

Grupo de Taikô de São Miguel Paulista fará a abertura do Moti Tsuki (foto: divulgação)

 

Origem – O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá. Trata-se de uma simbologia da vida, ou seja, unidas são consistentes e vitoriosas. E se consumidos no primeiro dia do ano, traz vida longa à pessoa.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

44º MOTI TSUKI – FESTA DO BOLINHO DA PROSPERIDADE

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 31/12 (Quarta-Feira)

8H: Início da distribuição de 20 mil saquinhos do bolinho da prosperidade (moti)

9H: Recepção das autoridades e convidados

9h30: Abertura Oficial

  •  Apresentação de Taikô (Tenryu Wadaiko / SãoMiguel Paulista)
  •  Cerimônia Religiosa Xintoíta (Reverendo Kazuo Osaka do Templo Nambei Jingu)
  •  Apresentação de Taikô (Tenryu Wadaiko/São Miguel Paulista)

10H30: Moti Tsuki – Autoridades

10H30 às 13H: Oferecimento de 3 mil oozonis (tigelas de sopa com bolinho da prosperidade – moti)

11H30: Recepção das autoridades e convidados na sede da Acal

12H: Início da Cerimônia na sede da Acal

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SÃO PAULO: Restaurante fecha temporariamente por f...   O restaurante GoGo Karê, localizado no piso superior do Espaço Kazu, no bairro da Liberdade, em São Paulo, teve que dar férias coletivas aos...
BEISEBOL: Nikkey de Marília é campeã da Taça Brasi... A categoria Infantil do Nikkey de Marília sagrou-se campeã da 23ª Taça Brasil de Beisebol Interclubes 2015 ao derrotar, na final, a equipe de Maringá ...
MEMAI: NOVA EXPOSIÇÃO DE HARUO OHARA NO IMS       Até 08 de setembro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro abriga a exposição Haruo Ohara – Fotografias, com 1...
LONDRINA: Londrina e Nishinomiya fortalecem laços ... Depois de 37 anos de irmandade e intercâmbio cultural, as cidades de Nishinomiya e Londrina (PR) deram o primeiro passo para parcerias comerciais. Coo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *