TRAFFIC: 1º Festival de Cinema e Cultura Asiática de São Paulo

 

Entre os dias 2 e 9 de agosto de 2012, acontece a primeira mostra cinematográfica de filmes representantes do cinema asiático, com foco na Ásia Oriental (China – Macau, Hong Kong e Taiwan –, Japão, Mongólia, Coréia do Sul) e Sudeste Asiático (Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Vietnã, Singapura, Tailândia e Timor-Leste). Serão exibidos 32 títulos no Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Cine Olido e Espaço Itaú Frei Caneca. O evento também trará a São Paulo convidados da região asiática, além de apresentar cinco títulos de Hong Sang-soo, apresentar a diretora Tanwarin Sukkhapisit e homenagear o cineasta Carlos Reichenbach.

 

A programação de filmes é composta por quatro mostras:

Panorama Asiático, que vai apresentar vinte títulos dos quais se destacam P-047, de Kongdej Jaturanrasamee, (filme tailandês que integrou a seleção oficial do Festival de Veneza 2011);  O Rei dos Porcos, Yeun Sang-ho, (animação coreana que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2012); A Mulher na Fossa, de Marlon Rivera, (comédia filipina selecionada para a Berlinale 2012).

 

Cena do filme P-047 (foto: traffic)

 

 

Pequena Mostra Hong Sang-soo, que exibirá cinco filmes do diretor, entre eles Mulher na Praia e Hahaha.

 

Cena do Filme Mulher na Praia (foto: Traffic)

 

 

Cine Liberdade, homenagem ao diretor Carlos Reichenbach, com a exibição de cinco clássicos do cinema japonês como Contos da Lua Vaga Depois da Chuva, de Kenji Mizoguchi, e Juventude Sem Arrependimento, de Akira Kurosawa.

 

[kkytv id=”QWbcK42iplc” width=”600″ height=”360″]

 

[kkytv id=”hUGhS7t903c” width=”600″ height=”360″]

 

 

Traffic Apresenta, que trará ao público dois filmes de Tanwarin Sukkhapisit, diretora transexual da Tailândia, Insetos no Quintal e Vai Melhorar.

 

[kkytv id=”vip1xqyh1IE” width=”600″ height=”360″]

 

[kkytv id=”97jzl1slGdE” width=”600″ height=”360″]

 

A edição de estreia do TRAFFIC – Festival de Cinema e Cultura Asiática de São Paulo, tem direção artística de Suzy Capó (Festival Filmes, PopPorn Festival e Festival do Rio) e produção executiva de Rafael Sampaio (Klaxon Cultura Audiovisual) e Christine Liu (Vega Filmes).

A curadoria do Panorama Asiático é de John Badalu. Curador, produtor, professor, crítico e consultor em mais de dez instituições de prestígio dentro e fora do seu país, a Indonésia – como o Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Hong Kong Film Award –, John Badalu apresentará uma seleção marcada pela diversidade cultural dos países representados e dos estilos cinematográficos que a compõem. Badalu vem a São Paulo para falar sobre Cinema Contemporâneo do Sudeste Asiático em uma palestra que acontece no dia 7 de agosto, na Cinemateca Brasileira, às 20h45.

Além do curador, está confirmada a presença de dois cineastas: Toshi Fujiwara, diretor do documentário Zona de Ninguém, sobre o desastre nuclear de Fukushima, e Davy Chou, diretor de O Sono Dourado, filme de abertura do evento, que resgata a era de ouro do cinema cambojano. Ambos participam de debates com o público após as sessões de seus filmes no Cine Livraria Cultura.

A programação do Festival reúne nesta primeira edição longas-metragens que representam de forma diversa aquilo que é produzido nos países asiáticos. De filmes independentes, autorais ou de culto à blockbusters da região, o evento preenche uma lacuna no calendário cultural da cidade de São Paulo, que possui o maior número de pessoas que se declaram de origem asiática do Brasil – cerca de 456 mil são de origem oriental, dos quais 326 mil japoneses, a maior comunidade fora do Japão. Asiáticos são os principais povos que imigram para a capital paulista. Mais de 70% dos brasileiros asiáticos estão no Estado de São Paulo.

Além disso, calcula-se que vivem no Brasil, 1,5 milhão de japoneses, 350 mil sino-brasileiros (chineses ou taiwaneses) e 50 mil coreanos. Vale lembrar também que a China e o Japão conformam a 2ª e 3ª maiores economias do mundo. Depois dos EUA, a China é o 2o maior mercado de filmes, além de ser um forte mercado atualmente em expansão para importação e exportação no Brasil.

 

 

Pequena Mostra do diretor Hong Sang-soo

 

 

O TRAFFIC vai exibir cinco filmes dirigidos pelo cultuado coreano Hong Sang-soo, diretor de mais de 15 títulos premiados, entre longas e curtas.

 

 

 

 

 

 

O Dia Em Que Ele Chegar

 

[kkytv id=”_nuet1q58z8″ width=”600″ height=”360″]

 

 

O Filme de Oki

 

[kkytv id=”DT_2B7ITfyY” width=”600″ height=”360″]

 

 

• Mulher na Praia

 

[kkytv id=”YCqs6MUZFoY” width=”600″ height=”360″]

 

 

Hahaha

 

[kkytv id=”J9Kl-3VJOQw” width=”600″ height=”360″]

 

 

• Como Se Você Soubesse Tudo

 

[kkytv id=”9qhIsFW3_H0″ width=”600″ height=”360″]

 

 

 

Homenagem ao diretor Carlos Reichenbach

 

O cineasta Carlos Reichenbach, diretor de Dois Córregos, era um dos habitués das salas da Liberdade e apaixonado pelo cinema japonês. Carlão, como era conhecido no meio, assistia a uma média de dois, três títulos japoneses por semana. Em uma de suas entrevistas, contou que o primeiro impacto que teve com o cinema japonês foi quando assistiu o Intendente Sansho, de Mizoguchi. Carlão disse ainda que viu uma cópia sem legenda, mas mesmo assim ficou absolutamente fascinado. Quando assistiu Contos da Lua Vaga, decidiu que queria fazer cinema. A exibição do filme de Kenji Mizoguchi e outros clássicos do cinema do Japão homenageará Carlão.

 

 

 

 

 

TRAFFIC – Panorama Asiático

 

A Mulher na Fossa, de Marlon Rivera (comédia filipina seleção oficia da Berlinale 2012);

 

[kkytv id=”fqDG_P96Rb0″ width=”600″ height=”360″]

 

Adorável Homem, de Teddy Soeriaatmadja;

 

[kkytv id=”Kf4PyGdP5NA” width=”600″ height=”360″]

 

 

De Volta ao Crime, de Dain Said;

 

[kkytv id=”_OgrPtRhdnY” width=”600″ height=”360″]

 

 

O Espelho Nunca Mente, de Kamila Andini;

 

[kkytv id=”Ifc5K9LUrg0″ width=”600″ height=”360″]

 

 

O Rei dos Porcos, Yeun Sang-ho (animação coreana que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2012);

 

[kkytv id=”BRp6NlkiHeE” width=”600″ height=”360″]

 

 

O Sono Dourado, de Davy Chou;

 

[kkytv id=”nMdsTGTlKbE” width=”600″ height=”360″]

 

 

O Terror do Coelho, Takashi Shimizu (em 3D);

 

[kkytv id=”hFplE4pCKVU” width=”600″ height=”360″]

 

 

P-047, de Kongdej Jaturanrasamee (filme tailandês que integrou a seleção oficial do Festival de Veneza 2011);

 

[kkytv id=”1iGpFwGVUdo” width=”600″ height=”360″]

 

 

Remington e a Maldição dos Zumbis Gays, de Jade Castro;

 

[kkytv id=”NaWWi6oCw8E” width=”600″ height=”360″]

 

 

Te Carreguei Pra Casa, de Tongpong Chantarangkul;

 

[kkytv id=”-vZjPuas97I” width=”600″ height=”360″]

 

 

Vendados, de Garin Nugroho.

[kkytv id=”4ZVyNKXMvBM” width=”600″ height=”360″]

 

Entre outros.

 

Abertura

Dia: 02 de agosto de 2012.

Horário: 20h30

Local: CINEMATECA BRASILEIRA, Sala BNDES

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino-SP

Filme de Abertura:

O Sono Dourado, Davy Chou (Le Sommeil d’Or, – Camboja/França, 96 min, 2011).

 

Programação

Para mais informações sobre a programação acesse o site:

http://www.trafficfestival.com.br/

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LITERATURA: 108 anos de imigração japonesa reflete... O dia 18 de junho de 1908 marca a chegada no porto de Santos do navio Kasato Maru. A embarcação, vinda do porto de Kobe, em uma viagem de mais de 50 d...
GUARULHOS: 1º Festival Japonês reúne o que há de m...   Depois do Festival da Amizade Brasil-Japão, realizado anualmente em junho e que faz parte do calendário oficial de eventos do município, Gua...
SALVADOR: VI Festival De Cultura Japonesa e XXI Bo... Este ano o Festival da Cultura Japonesa terá como tema o MANGÁ e por isso trará, além de sua programação tradicional, curiosidades sobre o tema que ag...
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA: LANÇAMENTO DE LIVR... Integrando a programação de eventos da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Giostri Editora lançará em 23 de outubro, às 16h, o livro Ci...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *