TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR: Silvio Oyama toma posse como presidente do TJM de São Paulo

Em cerimônia realizada no último dia 26, o juiz Silvio Hiroshi Oyama tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. O evento, que marcou a posse solene dos dirigentes do biênio 2016/2017 – também tomaram posse Clovis Santinon (vice-presidente) e Orlando Eduardo Geraldi (corregedor-geral) – e o 79º aniversário da Corte – foi prestigiado pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, por magistrados do Tribunal de Justiça Comum, integrantes do Ministério Público, advogados, policiais militares e civis e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

 

Marcio França, Silvio Oyama, Paulo Dimas e Fernando Capez (da esquerda para a direita) (Foto: divulgação)

Marcio França, Silvio Oyama, Paulo Dimas e Fernando Capez (da esquerda para a direita) (Foto: divulgação)

 

Em todos os pronunciamentos, destaque para a relevância da Justiça Militar no Estado de São Paulo. Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, “ao reconhecer a alta missão que cabe ao Tribunal de Justiça Militar, quero realçar a sua importância para nossa democracia”.

Segundo o PGJ, Márcio Elias Rosa, “são quase oito décadas de prestação jurisdicional especializada, período caracterizado por decisões equilibradas e proferidas com o emprego da melhor técnica”.

Nas palavras do presidente da Alesp, Fernando Capez, “o TJM desvenda a verdadeira concepção da justiça em uma área tão importante como a que atua a nossa Polícia Militar”.

Em seu discurso, o presidente do TJSP, Paulo Dimas, assim como os o antecederam, elogiou o trabalho do juiz Paulo Adib Casseb, que dirigiu o TJM no biênio 2014/2015.

“Trago o abraço de nossa Magistratura bandeirante a esse braço especializado da justiça paulista, que deve prevalecer, subsistir e ser cada vez mais reconhecida por ser exemplar, célere e composta por colegas que se dedicam a ela diuturnamente.”

 

Cônsul geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae prestigiou posse de Silvio Oyama no TJMSP (Foto: divulgação)

Cônsul geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae prestigiou posse de Silvio Oyama no TJMSP (Foto: divulgação)

 

Tormenta – Encerrando os discursos, o presidente eleito Silvio Oyama após saudar as autoridades presentes, emocionou-se ao homenagear sua família. Enalteceu o trabalho de seu antecessor, num biênio “sabidamente tormentoso para a Justiça Militar”. Após falar sobre a tríplice competência da corte, afirmou que as dificuldades da nova empreitada serão atenuadas pela qualidade dos dois magistrados que ocuparão, respectivamente, a vice-presidência e a corregedoria-geral.

O presidente rendeu homenagens ao magistrado Avivaldi Nogueira Júnior, que completou 50 anos de serviço público no dia 24/02, sendo o coronel PM mais antigo na ativa.

Finalizando seu discurso, Silvio Oyama fez questão de ressaltar que o maior patrimônio do tribunal era seu corpo de funcionários e convocou-os a continuar com o mesmo empenho e dedicação “para a consecução do principal objetivo desta Corte, que é a célere e efetiva prestação jurisdicional, pautada pela fiel observância às leis e aos princípios regentes da hierarquia e disciplina, que nos especializou a ponto de sermos consagrados com o título de ‘Justiça dos Sabres e das Togas’”.

A solenidade foi encerrada com a entrega de buquês de flores para as esposas dos empossados.

(com Assessoria de Imprensa do TJMSP)

Related Post

EM DEFESA DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: Câmara dos Dep... A Câmara dos Deputados realiza hoje (17), das 9 às 13 horas, no Auditório Freitas Nobre (Anexo IV), Seminário em Defesa das Vítimas de Violência. Um d...
SAÚDE: Governo do Japão anuncia apoio para combate... O governo do Japão se uniu ao Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para o enfrentamento da epidemia de vírus zika na América Latina e o Caribe...
LAZER: 6ª Noite do Havaí acontece neste sábado no ...   A Comissão de Incremento Social do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza neste sábado (5), a par...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: Harumi Goya assume novo mandat... Um clima de tranquilidade marcou a 152ª Reunião do Conselho Deliberativo do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *