TUDO É POSSÍVEL: Antonio Inoki, ex-lutador e senador japonês, faz palestra neste sábado no Bunkyo

Antonio Inoki. Foto: divulgação

Genki desukaa! Genki ga areba nandemo dekiru! (Tudo é possível se estiver firme e forte!) – o bordão de Antônio Inoki é o título escolhido para a palestra que ele fará neste sábado, 16, no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Destaque no Japão como campeão de luta-livre, em 1976, Inoki ficou famoso mundialmente por enfrentar um dos maiores pesos pesados da história do boxe, Muhammad Ali. Para o embate foram estabelecidas regras especiais e o confronto terminou empatado – mas considera-se que essa teria sido a lendária primeira luta interdisciplinar, modalidade conhecida atualmente como MMA.

Em 1989, Inoki foi eleito para a Câmara dos Conselheiros (Câmara Alta da Dieta do Japão) pela legenda própria – Partido do Esporte e da Paz. No início dos anos 1990, ele organizou pessoalmente um evento de luta livre no Iraque, o que permitiu negociar, antes da Guerra do Golfo, a libertação de 41 cidadãos japoneses cativos.

 

Inoki enfrentou Muhammad Ali. Foto: divulgação

 

A carreira política foi interrompida em 1995 após uma série de acusações, das quais foi inocentado. Em 2013, retornou à Câmara dos Conselheiros pelo Partido pela Restauração do Japão, onde permanece até o presente.

Atualmente, Inoki destaca-se por suas viagens à Coreia do Norte (calcula-se que esteve lá mais de 30 vezes) para promover eventos esportivos e a aproximação desse país com o Japão.

 

Antonio Inoki, que fará palestra no Bunkyo. Foto: divulgação

 

Na comunidade nipo-brasileira, o nome de Antônio Inoki (Kanji Inoki, nascido em 20 de fevereiro de 1943) é familiar. Natural de Yokohama, emigrou ao Brasil com 14 anos e foi trabalhar como agricultor, cultivando café e amendoim. Aos 17 anos, foi descoberto por Rikidozan, famoso lutador de luta-livre que estava em turnê pelo Brasil, e retornou ao Japão para iniciar sua carreira profissional.

(do site do Bunkyo)

 

Palestra de Antônio Inoki:

GENKI DESUKAAA! GENKI GA AREBA NANDEMO DEKIRU! (Tudo é possível se estiver firme e forte!)

Data/Hora: 16 de dezembro de 2017, às 15h

Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 2º and. – Liberdade – São Paulo

Entrada Franca – solicita-se a doação de 1Kg de alimento não perecível

Palestra em japonês com tradução consecutiva

Apoio: Fundação Kunito Miyasaka

Related Post

COMUNIDADE: Livro resgata 56 anos da equipe de bei...   Para comemorar os 56 anos de atividades da equipe de beisebol da Medicina da USP, os 85 anos da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (...
TÊNIS DE MESA: Fupe colhe frutos com o Paulista Un... Após três anos de intensa luta, a Diretoria de tênis de mesa da Fupe colheu grandes frutos no último dia 10, com a realização da etapa por Equipes do ...
FUTEBOL: 45ª Copa São Paulo Hitachi de Futebol Jún...     (Fotos: Luci Judice Yizima)     A 45° Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior teve inicio no dia 03 de jan...
BEISEBOL/PEREIRA BARRETO: Equipe do beisebol visit... Os atletas do beisebol e a comissão técnica estiveram no gabinete do Prefeito Arnaldo para uma visita e para a apresentação dos títulos que conseguira...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *