TUDO É POSSÍVEL: Antonio Inoki, ex-lutador e senador japonês, faz palestra neste sábado no Bunkyo

Antonio Inoki. Foto: divulgação

Genki desukaa! Genki ga areba nandemo dekiru! (Tudo é possível se estiver firme e forte!) – o bordão de Antônio Inoki é o título escolhido para a palestra que ele fará neste sábado, 16, no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Destaque no Japão como campeão de luta-livre, em 1976, Inoki ficou famoso mundialmente por enfrentar um dos maiores pesos pesados da história do boxe, Muhammad Ali. Para o embate foram estabelecidas regras especiais e o confronto terminou empatado – mas considera-se que essa teria sido a lendária primeira luta interdisciplinar, modalidade conhecida atualmente como MMA.

Em 1989, Inoki foi eleito para a Câmara dos Conselheiros (Câmara Alta da Dieta do Japão) pela legenda própria – Partido do Esporte e da Paz. No início dos anos 1990, ele organizou pessoalmente um evento de luta livre no Iraque, o que permitiu negociar, antes da Guerra do Golfo, a libertação de 41 cidadãos japoneses cativos.

 

Inoki enfrentou Muhammad Ali. Foto: divulgação

 

A carreira política foi interrompida em 1995 após uma série de acusações, das quais foi inocentado. Em 2013, retornou à Câmara dos Conselheiros pelo Partido pela Restauração do Japão, onde permanece até o presente.

Atualmente, Inoki destaca-se por suas viagens à Coreia do Norte (calcula-se que esteve lá mais de 30 vezes) para promover eventos esportivos e a aproximação desse país com o Japão.

 

Antonio Inoki, que fará palestra no Bunkyo. Foto: divulgação

 

Na comunidade nipo-brasileira, o nome de Antônio Inoki (Kanji Inoki, nascido em 20 de fevereiro de 1943) é familiar. Natural de Yokohama, emigrou ao Brasil com 14 anos e foi trabalhar como agricultor, cultivando café e amendoim. Aos 17 anos, foi descoberto por Rikidozan, famoso lutador de luta-livre que estava em turnê pelo Brasil, e retornou ao Japão para iniciar sua carreira profissional.

(do site do Bunkyo)

 

Palestra de Antônio Inoki:

GENKI DESUKAAA! GENKI GA AREBA NANDEMO DEKIRU! (Tudo é possível se estiver firme e forte!)

Data/Hora: 16 de dezembro de 2017, às 15h

Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 2º and. – Liberdade – São Paulo

Entrada Franca – solicita-se a doação de 1Kg de alimento não perecível

Palestra em japonês com tradução consecutiva

Apoio: Fundação Kunito Miyasaka

Related Post

JUDÔ: São Paulo inclui Copa de Judô no calendário ... O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu, no último dia 4, a faixa preta do judô e vestiu o tradicional quimono usado na modalidade d...
ARTES: Bunkyo realiza cerimônia de premiação da 11... O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – realizou no último dia 21, no Grande Auditório da entidade, no bairro da...
NIPPAK PESCA: Jaguareçá – Holocentrus ascens...   Por Marcelo Szpilman*     Coloração: Dorso vermelho-escuro com reflexos dourados, flancos vermelhos com faixas longit...
FUTEBOL: Itu recebe 3º Torneio Internacional de Fu...   De 24 a 30 de março, garotos japoneses realizam o sonho de jogar no Brasil através do 3º Torneio Internacional de Futebol Brasil Japão de 20...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *