UNDOKAI: ACE Okinawa Santa Maria realizará o seu tradicional Undokai, gincana poliesportiva da família

A ACEOSM – Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, tradicional associação nipo-brasileira da zona Norte da Capital, realizará na próxima segunda-feira, 1º/5, Dia do trabalho, o seu 45º Undokai, gincana poliesportiva da família, na área verde da rua Gregório dos Santos, 180, no bairro do Imirim.

 

Foto: Osmar Maeda

 

A abertura, de acordo com a tradição, será feita às 9h00, com a execução dos hinos nacionais e o hasteamento das bandeiras do Japão e do Brasil. No decorrer do dia, a gincana como todos os anos, contará com as presenças e visitas de autoridades e dirigentes da comunidade nikkei. O encerramento está previsto para às 16h00.

 

Foto: Osmar Maeda

 

O undokai da ACE Okinawa Santa Maria, a exemplo dos anos anteriores, contará com provas para todas as faixas etárias, das crianças, jovens, adultos e avós.

 

Foto: Osmar Maeda

 

Provas como as corridas para os pequenos terão, como sempre, a torcida e ajuda de pais e avós. Outras, como a corrida da centopéia, espécie de chinelão para quatro pessoas, destinada a jovens e casais com certeza divertirão o público com quedas e falta de sincronia dos participantes.

Uma das provas mais concorridas é o tamairê, onde todos, divididos em equipes shirogumi (branca) e akagumi (vermelha) disputam quem consegue acertar mais saquinhos de feijão no cesto.

O cabo de guerra, outra tradicional prova dessa gincana, reúne cerca de 170 participantes, divididos em equipes branca e vermelha provocam muita disputa e discussões.

 

Foto: Osmar Maeda

 

Os organizadores, como sempre, reservaram provas destinadas especialmente as mulheres, que participaram acompanhados de netinhos, filhos e maridos. Vale lembrar que no undokai todos os participantes ganham prêmios. “No undokai o importante é participar”, afirma o presidente Walter Yogui.

 

Foto: Osmar Maeda

 

As muitas atividades da ACE Okinawa Santa Maria

A Associação Cultura e Esportiva Okinawa Santa Maria foi fundada em  1974, isto é 42 anos. Conta atualmente, com um quadro de 240 famílias de associadas. A sua sede social está instalada na avenida João dos Santos Abreu, 366 – Vila Espanhola.

 

Osmar, Walter, Yogui, Marcos Teruya e Claudia. Foto: Osmar Maeda

 

Nesse espaço, são desenvolvidas diversas atividades culturais,  esportivas e sociais como futsal, voleibol, tênis de mesa, karaokê, dança folclórica e de salão, minyo (música folclórica) e cursos de informática e inglês. Além do undokai, são bastante conhecidos da população local outros eventos como o Festival de Yakissoba & Okinawa Sobá, Jantar Dançante e a Festa do Sorvete que sempre recebem bom público de associados e amigos.

A Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria além de divulgar e preservar a cultura milenar do Japão, em especial a da província de Okinawa propõe um trabalho que busca contribuir para a integração duradoura, não só de japoneses e seus descendentes, mas de toda a comunidade brasileira.

Mais informações do 45º Undokai da A. C. E. Okinawa Santa Maria podem ser obtidas com Sérgio Teruya (cel. 9 9585-5568) e Walter Yogui (cel. 9 9647-4520).

 

 

 

Related Post

ACONTECE: Cultura japonesa em alta no Museu da Imi... Nos dias 19 e 20 de agosto, acontece a Jornada do Patrimônio 2017. Na edição deste ano, todas as regiões da cidade irão receber atrações organizadas p...
COMUNIDADE: Bunkyo planeja atividades para ‘alavan... Conforme antecipou o Jornal Nippak na edição de 27 de agosto a 2 de setembro, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Soci...
CAMINHADA: PROGRAMA ARUKOKAI DA NAGUISA REFAZ TRAJ... Em 25 de janeiro de 2006, a Associação Naguisa iniciava o seu Programa Arukokai Naguisa (PAN), com uma caminhada na Estrada Velha de Santos, um trajet...
BENEFICENTE: Kibô-no-Iê recebe doações de roupas d...   Durante um mês a IDL Assessoria Aduaneira e Logística Internacional promoveu a Campanha do Agasalho entre os colaboradores e parceiros, arre...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *