UNDOKAI: ASSOCIAÇÃO OKINAWA DE CASA VERDE REALIZA O SEU 55º UNDOKAI

A Associação Okinawa de Casa Verde uma das mais antigas e tradicionais entidades da comunidade nipo-brasileira da Capital, realizou no último dia 7, o seu 55º Undokai, gincana poliesportiva no estádio Municipal Arnaldo José Celeste (Ponte Grande), rua Domingos Fanganiello, 315 – bairro da Ponte Grande – Guarulhos.

 

Entrega do prêmio a Fumiko Makabe, 83 anos. Foto: Osmar Maeda

 

Discurso com as autoridades. Foto: Osmar Maeda

 

“O tempo bom e a animação dos associados fizeram com que os participantes tivessem um dia muito agradável ao lado dos seus familiares e amigos”, comemorou o presidente da associação, Luiz Uehara acompanhado de outros diretores.

 

Corrida dos avó. Foto: Osmar Maeda

 

Um dos pontos de destaque do undokai da Casa Verde são as presenças do koinobori, que são hasteadas no centro do campo. “Essas peças foram importadas por um dedicado associado, quando esteve no Japão”, conta o dirigente.

 

Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Foto: Osmar Maeda

 

Os organizadores calculam que mais de 600 pessoas, entre adultos, crianças e autoridades e dirigentes da comunidade nipo-brasileira passaram pelo undokai da Casa Verde. Estiveram presentes no undokai da Casa Verde o deputado estadual Jooji Hato, o jornalista Osmar Maeda, representante do deputado estadual Hélio Nishimoto, que fez a entrega de prêmio para a associada mais antiga presente no evento: a senhora Fumiko Makabe, que aos 83 anos participou do grupo de danças folclóricas e de provas de corridas. “Gostei muito da surpresa”, disse acompanhada de Satiko Oshiro, presidente do departamento feminino da AOCV. Ela é natural de Pedro de Toledo e tem quatro filhos e sete netos.

 

Centopeia de cinco. Foto: Osmar Maeda

 

Koinobori. Foto: Osmar Maeda

 

José Kanashiro, presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, representou o deputado estadual Walter Ihoshi. Marcaram presença também Eiki Shimabukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, presidentes e dirigentes de outras associações nikkeis da São Paulo Norte.

 

Odori. Foto: Osmar Maeda

 

Como nos anos anteriores, para facilitar a ida ao local, a associação disponibilizou um ônibus especial a partir da sua sede social no bairro da Casa Verde.

 

Premiação das crianças. Foto: Osmar Maeda

 

(Colaborou: Osmar Maeda)

 

Related Post

HOMENAGEM AOS IDOSOS 2017: Bunkyo solicita indicaç... Como acontece todos os anos, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), solicita indicação de imigrantes japoneses c...
SOCIAL: 47ª Hanamatsuri – Festa da Flores   Comemoração – A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), a Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admirad...
COMUNIDADE: Comunidade se despede do presidente da... A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizou no dia 19 de março, em sua sede, cerimônia de despedida do presidente da Câmara de Comércio e Indústria...
COMUNIDADE: 44º Engueikai da Acrec resgata históri...   A Acrec (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva Carrão) realizou no último dia 26 (domingo), em sua sede, o 44º Engueikai. O evento con...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *