UNDOKAI: União das Associações Nipo-brasileiras de São Bernardo realiza 17º Undokai, tradicional gincana poliesportiva

A União das Associações Nipo-brasileiras de São Bernardo do Campo, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal locais, realizou neste domingo, 23/8, o seu 17º undokai, gincana poliesportiva, no Estádio Distrital José Nogueira dos Santos, na avenida Imperatriz Leopoldina, 845, no bairro Nova Petrópolis.

 

Convidados e dirigentes presentes no Undokai (Foto: Oscar Maeda)

Convidados e dirigentes presentes no Undokai (Foto: Oscar Maeda)

 

A primeira atividade do dia foi a apresentação de kenko taisso, que contou com a participação do público e dos organizadores. Em seguida, o undokai, reuniu provas como corridas para  crianças e jovens, e de “procura de pessoas”, para adultos com mais de 70 anos.

Na segunda parte, foram realizadas diversas provas como “procura do seu par”, “carregamento de bola”, “espadachim cego”, “corrida de pneu”, “pescaria de garrafas”, “gatebal”, “corrida de tamanco” e “cabo de guerra”.

 

Undokai de SBC - espadachim cego (Foto: Osmar Maeda)

Undokai de SBC – espadachim cego (Foto: Osmar Maeda)

 

O fechamento do undokai é feito com a “prova de revezamento interclubes”, que inclui homens e mulheres de todas as gerações: de crianças a avós.

Em provas como corridas, meninos e meninas demonstraram muita agilidade e esperteza. Em outras, como o “espadachim cego”, homens e mulheres com os olhos cobertos e atrapalhados pelo locutor, provocaram muitas risadas do público.

O undokai da União das Associações Nipo-brasileira de São Bernardo do Campo contou também com a visita de dirigentes de associações nikkeis da região e de parlamentares como o vereador Hiroyuki Minami e de representantes do deputado estadual Hélio Nishimoto e do deputado federal Walter Ihoshi.

 

Grupo Kien Daiko (Foto: Osmar Maeda)

Grupo Kien Daiko (Foto: Osmar Maeda)

 

Taiko – A União das Associações Nipo-brasileiras de São Bernardo do Campo é composta pela União Cultural Nipo-brasileira de SBC (Bunka SBC), Associação Cultural e Recreativa da Paulicéia (Acrepa), Grêmio Recreativo de Rudge Ramos e a Associação Cultural de Mizuho, cuja sede fica na rua Bragança, 15, na Vila Luzitânia, junto à sede do Bunka de SBC.

No local são desenvolvidas atividades culturais e esportivas como escola de língua japonesa, taikô, danças folclóricas, ikebana (arranjo floral), aikidô (arte marcial), mangá (desenho), danças de salão, tênis de mesa, futsal e badmington.

 

Apresentação de taiko (Foto: Osmar Maeda)

Apresentação de taiko (Foto: Osmar Maeda)

 

O grupo KienDaiko, que se apresentou no undokai, foi fundado em 2006, na União Cultural Nipo-brasileira de São Bernardo do Campo. O grupo reúne cerca de 35 tocadores, com idades entre 5 e 21 anos, e realiza apresentações em festivais e eventos corporativos.

Kien, significa “força infinita”. E é com essa energia que o grupo divulga a arte milenar do taiko.

 

 

Related Post

SAÚDE/CRACK: Milton Osaki coordena projeto para co... Os dados são alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil existem hoje cerca de 6 milhões de usuários de crack. Estudos ...
EMPRESAS: Niplan e Essentium se unem para expansão...   Com 22 anos de experiência o Grupo Niplan, a empresa brasileira uma referência em construção e montagens industriais se complementam aos mai...
COMUNIDADE: Kodomo-No-Sono promove 29º Bazar Benef... A Associação Pró Excepcionais Kodomo-No-Sono realiza neste fim de semana (30 de junho e 1º de julho), em sua sede, em Itaquera, a 29ª edição do Bazar ...
COMUNIDADE: Associação Okinawa Kenjin do Brasil fa... Fundada em 1926 com o objetivo de promover e incentivar a mais ampla e perfeita harmonia entre os associados e apoiar atividades culturais, esportivas...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *