UTOKYO FORUM 2013: USP e Universidade de Tóquio debatem as tecnologias energéticas para uma sociedade sustentável

 

A Universidade de Tóquio, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, promove nos dias 11 e 12 de novembro (segunda e terça),  no Campus da Cidade Universitária, na capital paulista, o UTokyo Forum 2013. O objetivo é discutir as mais avançadas pesquisas e tecnologias energéticas para a conquista de uma sociedade com emissão zero de poluentes.

No workshop Thermofluids Engineering Research for Zero-emission Society pesquisadores, professores e alunos do Brasil e do Japão irão ampliar o intercâmbio nos campos das células de combustível, as trocas eficientes de calor, os motores movidos a energia limpa, aeronaves energeticamente eficientes, o futuro dos aparelhos de ar condicionado, entre outros temas.

 

Utokyo Forum 2013 (foto: divulgação)

 

O UTokyo Forum 2013 tem o objetivo de divulgar as pesquisas e contribuições acadêmicas da instituição. Nesta edição, o tema é “Global Emergence of Frontier Knowledge”.

Tradicionalmente, a Universidade de Tóquio elege universidades de comprovada excelência acadêmica para abrigar o evento. A USP foi escolhida para sediar o fórum, que acontece pela primeira vez na América do Sul, em conjunto com a Pontifícia Universidad Católica de Chile e Universidad de Chile.

Por ocasião do evento, será assinado um acordo geral e um convênio acadêmico que prevê a mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação das duas instituições.

Cerca de 90 pesquisadores compõem a delegação, que terá a presença do reitor da instituição japonesa, Junichi Hamada. Durante os dois dias, a comunidade universitária terá a oportunidade de interagir com pesquisadores renomados, bem como conhecer trabalhos inovadores nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Ciências da Saúde e Humanidades.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP

9h00 – Opening

9h10 – Prof. Silvio de Oliveira Junior “Exergy: Production, Cost and Renewability”

9h35 – Prof. Naoki Shikazono “Numerical Modeling of Solid Oxide Fuel Cell Electrodes”

10h00 – Prof. Julio Romano Meneghini “Wake Instability Issues: From Circular Cylinders to Stalled Airfoils”

10h25 – Cofee-Break

10h45 – Prof. Yuji Suzuki “Quenching Mechanisms Study of Alternative Fuels Using Laser Diagnostics and MEMS Technologies”

11h10 – Prof. Jurandir Itizo Yanagihara “Multi-Objective Optimization of Compact Heat Exchangers Using CFD, Neural Network and Genetic Algorithm”

11h35 – Prof. Kenichi Morimoto “High-Performance Compact Heat Exchanger with Oblique Wavy Walls”

12h00 – Lunch break

13h30 – Prof. Yasuyuki Yokono “GMSI Program in the University of Tokyo

13h45 – Prof. Guenther Carlos Krieger Filho “Numerical Simulation and Laser Diagnostics of Ethanol Spray Combustion”

14h10 – Prof. Yudai Yamasaki “Study on Fuel Flexible Engine System”

14h35 – Prof. Francisco Emilio Baccaro Nigro “Research and Development of Biofuels Technologies in Brazil”

15h00 – Prof. Takehiro Himeno “Prediction of Liquid Motion and Heat Exchange in Space Propulsion Systems”

15h25 – Coffee-Break

15h45 – Prof. José Roberto Simões Moreira “An Air-Standard Cycle for a Ranque-Hilsh or Vortex Tube”

16h10 – Prof. Hirofumi Daiguji “Development of Desiccant Air Conditioning Systems”

 

 

SERVIÇO

Workshop Thermofluids Engineering Research for Zero-emission Society

Dia: 12 de novembro

Hora: 9h às 16h35

Local: Engenharia Civil, sala S-28, Av. Prof. Almeida Prado, Trav.2, Nº 83, Cidade. Universitária, São Paulo

Website: http://forum.dir.u-tokyo.ac.jp/index.html

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIO DE JANEIRO: 13ª Festa do Japão atrai multidão ... Realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei,...
KARAOKÊ: Pedro Mizutani é eleito presidente da Lig... Em Assembleia realizada no último dia 16, na sede do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas e que contou com a participação de associações fil...
EDUCAÇÃO: Otanoshimikai e formatura encerram ativi... ESCOLA HEISEI – Alunos, pais, diretores, professores, funcionários e convidados participaram de dois grandes eventos em dezembro da Escola Heisei. No ...
BELÉM: COM PASSAGEM POR SP, PORTO ALEGRE E BRASÍLI... O cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi, foi recebido no último dia 9 pelo governador do Pará, Simão Jatene, no Palácio ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *