VALE DO RIBEIRA: Registro inicia trabalho para implantação da “Rota do Chá”

O município de Registro (distante cerca de 175 km da Capital) e conhecida como Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, deu o primeiro passo para a implantação da “Rota do Chá”. No dia 26 de setembro, por meio de uma ação que envolveu o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Prefeitura de Registro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi realizado o 1º Roteiro Experimental do Comtur.

Mais de 30 pessoas com interesse no desenvolvimento do turismo na cidade participaram de uma visita técnica aos patrimônios da Imigração Japonesa para elaboração de um roteiro turístico. A inciativa surgiu com o propósito de que um grupo misto de interessados e convidados conhecessem, analisassem e opinassem a respeito das necessidades e potencialidades para a implementação do Roteiro Turístico “Rota do Chá”.

 

Sede do Chazal Obaatian, que já está preparado para receber turistas e faz parte da Rota do Chá. Foto: Prefeitura Municipal de Registro

 

O ponto de partida foi a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde o Secretário da pasta, Carlos Alberto Pereira Júnior e a responsável pelo segmento, Maurizia Moura, receberam os participantes da excursão turística.

O roteiro teve início no Cruzeiro da Seicho No Ie, na cabeceira da ponte da BR-116, passando pelo Parque Beira Rio, o Portal (Toori), Memorial (provisório) da Imigração Japonesa, Centro Cultural KKKK (onde abriga o SESC- Registro), Casa Watanabe, Casa Omuro, Casa Oshika, Hotel Registro e Igreja Matriz S. Francisco Xavier.

O roteiro seguiu pelo Ribeirão de Registro onde todos conheceram o Juncal da Senhora Susu Okiyama e a casa tombada pelo IPHAN. O primeiro ponto de parada foi na Associação Cultural Nipo Brasileira, localizada no bairro Raposa. Na ocasião, o grupo experimentou o suco da fruta da Juçara, suco de maracujá e pudim de tapioca, gentilmente preparada pela Associação de Senhora do bairro.

A caravana seguiu para a fábrica de esteira do Sr. Shigueo Yamamoto e seu filho André, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a fibra de junco sendo partida, secada e o processo de transformação em uma esteira de praia.

O roteiro passou ainda pela Casa Hokugawa (Casa da Pedra ou Casa do Riacho) e seguiu para a igreja Episcopal e Casa do Sr. Fukazawa, no bairro Manga Larga. O último ponto de parada foi na casa do Chá Obaatian, onde a comitiva foi recepcionada especialmente pela proprietária do chazal, a Sra. Ume Shimada, com o tradicional chá preto.

Durante a degustação, gentilmente preparada pela família Shimada, a Sra Terezinha Eiko e o Sr. Leo apresentaram reportagens sobre o chá Obaatian, inclusive com matérias especiais realizadas por uma emissora japonesa.

 

Próximo passo – Carlos Alberto disse que  que, com base nos contatos da lista de presença dos participantes do roteiro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irá efetuar uma avaliação sobre o roteiro experimental realizado. A partir deste ponto, terá início a formatação do Roteiro Turístico “Rota do Chá” e em breve um projeto envolvendo a Rota do Chá será realizado em Registro.

 

(Fonte: Prefeitura de Registro)

 

 

Related Post

2017: Ano do Galo 2016 foi o ano do Macaco de Fogo. E, assim como o animal do horóscopo chinês, foi bastante agitado. Crises pipocaram para todos os lados. Na política,...
RIO DE JANEIRO: 15ª Festa do Japão divulga cultura... Desde ano passado inserida no calendário oficial da cidade, a 15ª Festa do Japão RJ foi realizada este ano nos dias 27 e 28 de agosto, no Parque do Fl...
INDAIATUBA-SP: Gastronomia, exposições e apresenta...   Evento será realizado neste sábado, 17, no Pavilhão da Viber; a entrada é gratuita   Gastronomia japonesa, exposições artísticas ...
SÃO PAULO: Haddad convida Robinson Barreirinhas pa... O procurador-geral do Município, Robinson Sakiyama Barreirinhas, aceitou o convite do prefeito Fernando Haddad (PT) e será nomeado Secretário Municipa...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *