VARGEM GRANDE PAULISTA: Organizadores comemoram sucesso do 1º Bon Odori

A Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista realizou no último dia 22, em sua sede, o seu 1º Bon Odori. O evento contou com a presença e apresentação do grupo de taikô da própria associação de Vargem Grande Paulista o KODAMAKAI comemorando os 10 anos de existência e Bon Odori do Centro Cultural Ibiúna, de Capão Bonito, Caucaia do Alto, Ibiúna, Mairinque, Piedade, Registro, de muitos filhos de associados de Vargem Grande Paulista que residem fora do município, de representantes do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), do deputado federal Junji Abe (PSD-SP), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), do vereador Paulinho Sasaki, de Ibiúna, do vereador Kioshi Hirakawa, de Mairinque, do vice prefeito (representando o prefeito), do presidente da Câmara e de outros vereadores.

 

Evento em Vargem Grande Paulista reuniu muitos "não nikkeis" (foto: divulgação)

Evento em Vargem Grande Paulista reuniu muitos “não nikkeis” (foto: divulgação)

 

Grande significado – Segundo o diretor de Comunicação da Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste), Akio Ogawa, o público compareceu em bom número. “Grande parte de “não descendentes de japoneses”, que transformaram o evento numa festa da cidade e não somente da comunidade nipo-brasileira”, destacou Ogawa, lembrando que a diretoria, associados e a Prefeitura de Vargem Grande Paulista vinham trabalhando há mais de dois anos para realizar o Bon Odori, “conscientes de que é um evento de grande significado e com muita cultura japonesa no seu bojo”.

“Com um incentivador incansável, o presidente da Uces, Toshiaki Yamamura, o evento mostrou estar pronto para se fixar no calendário festivo da cidade”, elogiou ele, acrescentando que, na ocasião, foi construído um “belíssimo Yagura” – espécie de palco onde os artistas se apresentam – e as autoridades fazem o “Moti Maki” – jogam pequenos motis e doces para o público, que pegam com muito entusiasmo”.

 

Bon Odori foi uma festa da cidade, enão só da comunidade  (foto: divulgação)

Bon Odori foi uma festa da cidade, enão só da comunidade (foto: divulgação)

 

“Foi impressionante a quantidade de pessoas que vieram prestigiar e consumir nas barracas de comidas típicas, que estavam cheias de associados voluntários que, além de ajudarem na organização interna, conseguiram vender toda a comida preparada para a festa”, disse Ogawa.

Hoje a Uces  tem o Bon Odori em diversas cidades da região: Capão Bonito, Colônia Pinhal, Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, Registro, Sorocaba e Vargem Grande Paulista.

O fato de o evento representar um resgate da cultura japonesa e o fato de haver uma presença maciça de brasileiros ‘não nikkeis’ transformam o 1º Bon Odori de Vargem Grande Paulista numa festa promissora, que celebra a integração cultural entre Brasil e Japão”, explicou.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CURITIBA: Nikkei Curitiba realiza 24º Festival da ...   Expressando a milenar cultura japonesa de adoração à natureza, a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitib...
HOTELARIA: Bruno Omori oficializa candidatura à pr... Bruno Omori é o atual presidente da ABIH-SP (Foto: divulgação) A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) ofi...
SILVIA IN TOKYO: COMEÇA A TEMPORADA DE VAGA-LUMES LOCAL EM HYOGO INSPIROU O LIVRO “HOTARU NO HAKA”   Vaga-lumes em Ichinomiya (Hyogo). Foto: Mainichi     É entre o final de ...
NOTA DE FALECIMENTO: Lucia Kazuko Matsunaga   A familía Matsunaga marcou para o próximo domingo dia 12 de novembro de 2017, a celebração da missa de 7º dia de Lucia Kazuko Matsunaga,...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *