VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Em Curitiba, Richa e o príncipe do Japão enaltecem a amizade entre os dois povos

Depois de São Paulo, Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko seguiram no dia 30 para o Estado do Paraná, onde passaram por Curitiba, Londrina, Maringá, Cambé e Rolândia. Na capital paranaense, o governador Beto Richa (PSDB) e a secretária do Trabalho e Desenvolvoimento Social, Fernanda Richa, recepcionaram o casal ainda no Aerporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. À tarde, Beto e Fernanda Richa receberam o príncipe e a princesa no Palácio Iguaçu, em um encontro com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e da embaixatriz Keiko Umeda, lideranças políticas – entre eles o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) – e empresários paranaenses e japoneses. Depois, foram juntos ao Museu Oscar Niemeyer para a cerimônia de comemoração das relações diplomáticas.

 

No Paraná, o príncipe Akishino e a princesa Kiko foram recepcionados pelo governador Beto Richa

No Paraná, o príncipe Akishino e a princesa Kiko foram recepcionados pelo governador Beto Richa (Foto: Ricardo Almeida /ANPR)

 

Cultura – A cerimônia no MON foi marcada por manifestação cultural. Houve apresentação do quarteto de flautas formado por professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Artistas ligados à Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba fizeram apresentação do taikô, de música e danças típicas. O príncipe e a princesa Akishino visitaram exposições do MON. Em Curitiba, eles também conheceram a Praça do Japão.

“Nós, paranaenses, temos relações histórica e afetiva muito significativas com os japoneses e seus descendentes. Esta visita é uma grande honra e uma oportunidade para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os nossos povos”, disse Richa. “Somos muito gratos à colaboração de seu País no campo da ciência e tecnologia, das artes, da academia, da agricultura, agroindústria e da produção industrial.”

No ano passado, o governador foi designado presidente de Honra da Comissão Organizadora das comemorações relativas aos 120 anos de relações diplomáticas. Além deste marco, em 2015 também se comemoram o centenário da colonização japonesa no Paraná e os 45 anos de irmandade entre o Estado do Paraná e a Província japonesa de Hyogo.

O príncipe Akishino salientou a recepção da comunidade japonesa no Brasil e o aprofundamento da amizade entre os dois países. “Os imigrantes superaram as dificuldades e foram integrados à sociedade brasileira em diversas áreas. Hoje, 180 mil brasileiros vivem no Japão, intensificando o intercâmbio e as colaborações entre os jovens. Essas gerações atuam como ponte que ligam as amizades entre os dois países”, declarou.

 

O deputado Luiz Nishimori cumprimenta o príncipe Akishino (Foto: Ricardo Almeida /ANPR)

O deputado Luiz Nishimori cumprimenta o príncipe Akishino (Foto: Ricardo Almeida /ANPR)

 

Gados – Em entrevista ao Jornal Nippak, Luiz Nishimori destacou o interesse do príncipe por animais e a simpatia da princesa. “Em Cambé, ele teve oportunidade de ver de perto uma criação de gados”, disse Nishimori, que acompanhou a comitiva durante a estadia do casal no Estado. “Mesmo que no campo da amizade, a presença deles no Paraná certamente renovará e fortalecerá ainda mais as relações bilateriais também em outros segmentos”, explicou Nishimori, acrescentando que foi uma visita “muito importante, principalmente se levarmos em consideração o momento que o Brasil atravessa”.

 

Influência – Hoje vivem no Paraná 150 mil descendentes de japoneses. A colônia nipônica, afirmou o governador Beto Richa, tem um papel destacado na colonização e na colaboração estreita com o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. “Nossa economia tem forte inserção dos japoneses e de seus descendentes”, disse ele, citando a influência na agricultura, na agroindústria e no setor industrial paranaenses. “A cultura nipônica é fundamentada, sobretudo, no diálogo, respeito e trabalho, e esta é também a cultura do Paraná”, destacou.

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, a presença de indústrias japonesas mais que dobrou nos últimos cinco anos. Em 2009, havia onze fábricas instaladas no Estado. Até o ano passado, elas somavam 24, em todas as atividades industriais.

 

Presenças – Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; os secretários de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e da Cultura, João Luiz Fiani; o cônsul-geral do Japão no Paraná, Toshio Ikeda, e a consulesa Akemi Ikeda; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, a diretora do MON, Juliana Vosnika; o presidente da Comissão dos 120 anos de Relações Diplomáticas, Jorge Yamawaki, o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Rui Hara, e o deputado federal Luiz Nishimori.

(com agências)

 

Related Post

BERTIOGA: Festa da Tainha supera expectativas e re...   Cerca de 10 mil pessoas já passaram pelo evento, que segue até o dia 03 de agosto   No último fim de semana, a Festa da Tainha de Ber...
COMUNIDADE: Consulado Geral do Japão em São Paulo ...   O Consulado abre 01 (uma) vaga para funcionário local com os requisitos abaixo mencionados. Aceitaremos currículos manuscritos a próprio ...
BEISEBOL: São Paulo fatura título do 15º Campeonat... A categoria Sub 21 do São Paulo faturou o título do 15º Campeonato Brasileiro de Beisebol Interclubes ao derrotar, na decisão, a equipe de Marília por...
‘MÔNICA PARADE’: Nikkeis participam de Intervenção...   A partir de hoje (8), quem andar pelas ruas da capital vai se surpreender ao encontrar esculturas da Mônica totalmente personalizadas, difer...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *