VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Políticos nikkeis exaltam presença de Suas Altezas Imperiais em momento conturbado do país

Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, participam hoje (5), às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, da cerimônia em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. À tarde, acontece uma recepção na Embaixada do Japão, onde o casal cumprimentará cada um dos parlamentares nikkeis. Ainda em Brasília, estão previstas audiências com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), com o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. De lá o casal segue para o Rio de Janeiro, onde permanecerá o fim de semana (dias 7 e 8). A agenda no Rio prevê visitas ao Jardim Botânico, Museu de História Nacional e Corcovado, além de encontros com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com a comunidade nikkei local. O embarque para o Japão será no dia 8 à noite, com escala em Frankfurt, na Alemanha. O avião deve pousar em Tóquio no dia 10 (terça-feira).

 

(Foto: ricardo almeida/anpR)

(Foto: ricardo almeida/anpR)

 

Esta é a segunda visita do príncipe Akishino, segundo na linha de sucessão ao trono, ao Brasil. A primeira vez foi em 1988, quando o príncipe veio para as celebrações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. A passagem foi lembrada por Akishino em seus discursos no Bunkyo e no Palácio dos Bandeirantes.

Em 11 dias, Suas Altezas Imperiais visitaram 10 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Curitiba, Londrina, Rolândia, Maringá, Campo Grande, Belém, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Aurélio Nomura com o secretário estadual Floriano Pesaro (Foto: Jiro Mochizuki)

Aurélio Nomura com o secretário estadual Floriano Pesaro (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Crise – Este ano, a visita ocorre num momento particularmente atribulado do Brasil, com crises na economia e na política. No entanto, na opinião dos políticos nikkeis entrevistados pelo Jornal Nippak, a visita de Suas Altezas Imperiais deve fortalecer não só os laços de amizade entre os dois países como também deve injetar um novo ânimo nas relações bilateriais.

Para o vereador Aurélio Nomura (PSDB), a visita do casal imperial “é muito significativa para todos nós” . “Mostra o carinho que o Japão tem para com o Brasil e mostra, por parte deles, um desejo de aprofundar  ainda mais as relações de amizade, além de promover um intercâmbio nas áreas culturais e comerciais. Indica, também o reconhecimento e respeito aos pioneiros e seus descendentes pelo profícuo trabalho realizado em todos os setores laboriosos da nossa sociedade”, explicou o parlamentar tucano, acrescentando que, “apesar de antípodas e de todas as diferenças que possam envolver os dois países, Brasil e Japão são um grande exemplo para a humanidade pela fraternidade e amizade entre os dois povos”.

 

O deputado federal William Woo, o príncipe Akishino e o governador Geraldo Alckmin (Foto: Arquivo Pessoal)

O deputado federal William Woo, o príncipe Akishino e o governador Geraldo Alckmin (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Exemplos – Já a deputada federal Keiko Ota (PSB) recorreu aos ensinamentos de sua mãe. “Ela sempre me falava sobre a importância da família imperial. Tudo que minha mãe me disse veio à tona ao observar Suas Altezas Imperiais, que são exemplos de simplicidade, paciência e bondadde. Então, para mim, foi motivo de muito orgulho recebê-los na condição de parlamentar, especialmente num momento de crise como a que estamos atravessando”, destacou Keiko.

A crise também foi lembrada pelo deputado federal William Woo (PV-SP). “Passamos um período de crise moral e ética e a presença do príncipe Akishino e da princesa Kiko serve para fortalecer e mostrar a importância das relações entre os dois países. No nosso caso, nikkeis, a visita alimenta também as nossas raízes e revigora valores tão importantes da família e o papel da vida em sociedade ensinados por nossos pais e avós”, disse Woo. “Que a passagem pelo país deixe um rastro de esperança e ilumine não só o Congresso Nacional como também todos os parlamentares, pois, estamos precisando muito dessa luz”.

 

Walter Ihoshi e o deputado Hélio Nishimoto com prefeitos do interior paulista (Foto: Arquivo Pessoal)

Walter Ihoshi e o deputado Hélio Nishimoto com prefeitos do interior paulista (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Simbologia – Walter Ihoshi (PSD-SP) destaca que a presença de Akishino e Kiko tem um significado “especial”. “No Japão, a família imperial simboliza a integração e união do país. E a visita do príncipe e da princesa no momento em que celebramos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão marca a importância das relações entre o dois países”.

“Embora a família imperial não tenha poderes de execução – papel que, no Japão cabe à figura do primeiro-ministro, que é quem efetivamente faz o trabalho de interlocução com o Brasil – temos a plena consciência que a visita tem esse significado especial porque o Brasil concentra a maior comunidade japonesa fora do Japão e isso mostra a importância que temos para o Japão. Cabe a nós aproveitarmos essa simbologia e, do ponto de vista parlamentar, consolidar os laços de amizade, sócio-culturais e econômicos com o Japão para que possamos sair dessa crise”, ressaltou Ihoshi, lembrando que “esse vínculo deve ser selado com a visita que a presidente Dilma Rousseff (PT) deve fazer ao Japão em dezembro”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     


     

     

    “Eu vi o príncipe”

     

    Massayoshi Furuno esteve na recepção no Bunkyo, em Sao Paulo (Foto: Aldo Shiguti)

    Massayoshi Furuno esteve na recepção no Bunkyo, em Sao Paulo (Foto: Aldo Shiguti)

     

    No último dia 28, o comerciante e empresário Massayoshi Furuno acordou bem cedo e foi para o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde a comunidade nipo-brasileira aguardava a visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko. Acompanhado da esposa, Marli Furuno, e da sogra, Satiko Fumura, Massayoshi fez questão de prestigiar a cerimônia. Afinal, como ele mesmo disse, “não é todo dia que temos a oportunidade de ver um príncipe e uma princesa tão de pertinho”.

    “Para mim é algo inédito e motivo de muito orgulho poder participar de um momento histórico como esse, até porque nunca temos certeza do dia de amanhã”, contou o empresário, que até às vésperas estava no interior resolvendo problemas particulares e interrompeu a viagem para poder participar do evento. “Valeu muito a pena pois trata-se de um dia especial. Jamais imaginaria que um dia pudesse estar na presença de Suas Altezas Imperiais”, disse.

     

    A estudante Jéssica Teixeira, de 12 anos: “Me controlei” (Foto: Aldo Shiguti)

    A estudante Jéssica Teixeira, de 12 anos: “Me controlei” (Foto: Aldo Shiguti)

     

    O que dirá, então, quem teve oportunidade de estar frente a frente com o casal e ainda entregar um buquê de flores para a princesa? A honra coube a Jéssica Teixeira Ferreira Leite, de 12 anos, aluna do Centro Educacional Pioneiro.

     

    O casal Edmilson e Silvana, pais de Jéssica: orgulho (Foto: Aldo Shiguti)

    O casal Edmilson e Silvana, pais de Jéssica: orgulho (Foto: Aldo Shiguti)

     

    “Procurei não entrar em pânico”, resumiu Jéssica, que também entrou com a bandeira do Japão. “Não quis criar muitas expectativas com medo que desse alguma coisa errada. Tentei controlar a ansiedade, mas depois não acreditei no que tinha acabado de fazer”, admite. A façanha, é lógico, foi motivo de orgulho para os pais, a administradora hospitalar Silvana e o médico Edmilson. “Para nós foi uma surpresa ela ter sido escolhida. Acho que foi pelo fato de ela ser comunicativa, desinibida e boa aluna, além de bonita, é claro”, definiu Silvana.

     

    ALDO SHIGUTI

    ALDO SHIGUTI

    Redator-chefe
    ashiguti@uol.com.br
    ALDO SHIGUTI

    Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

       

      Related Post

      ENTIDADES NIKKEIS DO INTERIOR: 3º ENCONTRO DE ENTI... A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão e a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, com apoio da  Uces ...
      ESPETÁCULO: Irmãos Yoshida se apresentam pela prim... A Taiko Art traz pela primeira vez ao Brasil, a dupla Yoshida Brothers, que realizará shows neste sábado e domingo (dias 20 e 21), no Teatro Sergio Ca...
      INTERCÂMBIO: Aluno do Pioneiro é selecionado e rea... Aluno do último ano do Ensino Médio do Centro Educacional Pioneiro, o jovem Eric Huang, de 17 anos, embarcou no último dia 19 para o Japão como prêmio...
      SOCIAL: Parceria da Federação de Sakura e Ipê e da... CEREJEIRAS – Numa parceria da Federação de Sakura e Ipê e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do deputado estadual Hélio Nishimo...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *