VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Políticos nikkeis exaltam presença de Suas Altezas Imperiais em momento conturbado do país

Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, participam hoje (5), às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, da cerimônia em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. À tarde, acontece uma recepção na Embaixada do Japão, onde o casal cumprimentará cada um dos parlamentares nikkeis. Ainda em Brasília, estão previstas audiências com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), com o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. De lá o casal segue para o Rio de Janeiro, onde permanecerá o fim de semana (dias 7 e 8). A agenda no Rio prevê visitas ao Jardim Botânico, Museu de História Nacional e Corcovado, além de encontros com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com a comunidade nikkei local. O embarque para o Japão será no dia 8 à noite, com escala em Frankfurt, na Alemanha. O avião deve pousar em Tóquio no dia 10 (terça-feira).

 

(Foto: ricardo almeida/anpR)

(Foto: ricardo almeida/anpR)

 

Esta é a segunda visita do príncipe Akishino, segundo na linha de sucessão ao trono, ao Brasil. A primeira vez foi em 1988, quando o príncipe veio para as celebrações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. A passagem foi lembrada por Akishino em seus discursos no Bunkyo e no Palácio dos Bandeirantes.

Em 11 dias, Suas Altezas Imperiais visitaram 10 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Curitiba, Londrina, Rolândia, Maringá, Campo Grande, Belém, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Aurélio Nomura com o secretário estadual Floriano Pesaro (Foto: Jiro Mochizuki)

Aurélio Nomura com o secretário estadual Floriano Pesaro (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Crise – Este ano, a visita ocorre num momento particularmente atribulado do Brasil, com crises na economia e na política. No entanto, na opinião dos políticos nikkeis entrevistados pelo Jornal Nippak, a visita de Suas Altezas Imperiais deve fortalecer não só os laços de amizade entre os dois países como também deve injetar um novo ânimo nas relações bilateriais.

Para o vereador Aurélio Nomura (PSDB), a visita do casal imperial “é muito significativa para todos nós” . “Mostra o carinho que o Japão tem para com o Brasil e mostra, por parte deles, um desejo de aprofundar  ainda mais as relações de amizade, além de promover um intercâmbio nas áreas culturais e comerciais. Indica, também o reconhecimento e respeito aos pioneiros e seus descendentes pelo profícuo trabalho realizado em todos os setores laboriosos da nossa sociedade”, explicou o parlamentar tucano, acrescentando que, “apesar de antípodas e de todas as diferenças que possam envolver os dois países, Brasil e Japão são um grande exemplo para a humanidade pela fraternidade e amizade entre os dois povos”.

 

O deputado federal William Woo, o príncipe Akishino e o governador Geraldo Alckmin (Foto: Arquivo Pessoal)

O deputado federal William Woo, o príncipe Akishino e o governador Geraldo Alckmin (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Exemplos – Já a deputada federal Keiko Ota (PSB) recorreu aos ensinamentos de sua mãe. “Ela sempre me falava sobre a importância da família imperial. Tudo que minha mãe me disse veio à tona ao observar Suas Altezas Imperiais, que são exemplos de simplicidade, paciência e bondadde. Então, para mim, foi motivo de muito orgulho recebê-los na condição de parlamentar, especialmente num momento de crise como a que estamos atravessando”, destacou Keiko.

A crise também foi lembrada pelo deputado federal William Woo (PV-SP). “Passamos um período de crise moral e ética e a presença do príncipe Akishino e da princesa Kiko serve para fortalecer e mostrar a importância das relações entre os dois países. No nosso caso, nikkeis, a visita alimenta também as nossas raízes e revigora valores tão importantes da família e o papel da vida em sociedade ensinados por nossos pais e avós”, disse Woo. “Que a passagem pelo país deixe um rastro de esperança e ilumine não só o Congresso Nacional como também todos os parlamentares, pois, estamos precisando muito dessa luz”.

 

Walter Ihoshi e o deputado Hélio Nishimoto com prefeitos do interior paulista (Foto: Arquivo Pessoal)

Walter Ihoshi e o deputado Hélio Nishimoto com prefeitos do interior paulista (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Simbologia – Walter Ihoshi (PSD-SP) destaca que a presença de Akishino e Kiko tem um significado “especial”. “No Japão, a família imperial simboliza a integração e união do país. E a visita do príncipe e da princesa no momento em que celebramos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão marca a importância das relações entre o dois países”.

“Embora a família imperial não tenha poderes de execução – papel que, no Japão cabe à figura do primeiro-ministro, que é quem efetivamente faz o trabalho de interlocução com o Brasil – temos a plena consciência que a visita tem esse significado especial porque o Brasil concentra a maior comunidade japonesa fora do Japão e isso mostra a importância que temos para o Japão. Cabe a nós aproveitarmos essa simbologia e, do ponto de vista parlamentar, consolidar os laços de amizade, sócio-culturais e econômicos com o Japão para que possamos sair dessa crise”, ressaltou Ihoshi, lembrando que “esse vínculo deve ser selado com a visita que a presidente Dilma Rousseff (PT) deve fazer ao Japão em dezembro”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     


     

     

    “Eu vi o príncipe”

     

    Massayoshi Furuno esteve na recepção no Bunkyo, em Sao Paulo (Foto: Aldo Shiguti)

    Massayoshi Furuno esteve na recepção no Bunkyo, em Sao Paulo (Foto: Aldo Shiguti)

     

    No último dia 28, o comerciante e empresário Massayoshi Furuno acordou bem cedo e foi para o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde a comunidade nipo-brasileira aguardava a visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko. Acompanhado da esposa, Marli Furuno, e da sogra, Satiko Fumura, Massayoshi fez questão de prestigiar a cerimônia. Afinal, como ele mesmo disse, “não é todo dia que temos a oportunidade de ver um príncipe e uma princesa tão de pertinho”.

    “Para mim é algo inédito e motivo de muito orgulho poder participar de um momento histórico como esse, até porque nunca temos certeza do dia de amanhã”, contou o empresário, que até às vésperas estava no interior resolvendo problemas particulares e interrompeu a viagem para poder participar do evento. “Valeu muito a pena pois trata-se de um dia especial. Jamais imaginaria que um dia pudesse estar na presença de Suas Altezas Imperiais”, disse.

     

    A estudante Jéssica Teixeira, de 12 anos: “Me controlei” (Foto: Aldo Shiguti)

    A estudante Jéssica Teixeira, de 12 anos: “Me controlei” (Foto: Aldo Shiguti)

     

    O que dirá, então, quem teve oportunidade de estar frente a frente com o casal e ainda entregar um buquê de flores para a princesa? A honra coube a Jéssica Teixeira Ferreira Leite, de 12 anos, aluna do Centro Educacional Pioneiro.

     

    O casal Edmilson e Silvana, pais de Jéssica: orgulho (Foto: Aldo Shiguti)

    O casal Edmilson e Silvana, pais de Jéssica: orgulho (Foto: Aldo Shiguti)

     

    “Procurei não entrar em pânico”, resumiu Jéssica, que também entrou com a bandeira do Japão. “Não quis criar muitas expectativas com medo que desse alguma coisa errada. Tentei controlar a ansiedade, mas depois não acreditei no que tinha acabado de fazer”, admite. A façanha, é lógico, foi motivo de orgulho para os pais, a administradora hospitalar Silvana e o médico Edmilson. “Para nós foi uma surpresa ela ter sido escolhida. Acho que foi pelo fato de ela ser comunicativa, desinibida e boa aluna, além de bonita, é claro”, definiu Silvana.

     

    ALDO SHIGUTI

    ALDO SHIGUTI

    Redator-chefe
    ashiguti@uol.com.br
    ALDO SHIGUTI

    Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

       

      Related Post

      PALESTRA COM NOBUHIRO WATSUKI E KAWORU KUROSAKI Dia 17/07/2015 Horário: 19h30 Onde: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa lotação – 622 lugares (Rua Vergueiro 1000, Metro Vergueiro, ...
      Arraial Cultural no Parque da Água Branca promete ... Serão dois dias de programação com diversas atrações gratuitas   Acontece em São Paulo, nos dias 04 e 05 de julho, das 9h às 19h, o 1º Arraia...
      MAIS QUE BON-ODORI E SUSHI: Na Aliança, Masayoshi ... No dia 10 de outubro, a Aliança Cultural Brasil-Japão recebeu novamente o executivo japonês Masayoshi (Mike) Morimoto, ex-presidente da Sony, para uma...
      JAPÃO: Casais brasileiros podem dar entrada de ped... Casais brasileiros que pretendem se separar no Japão podem dar entrada em processos de divórcio nos Consulados Brasileiros de Nagoya, Hamamatsu ou Tok...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *