VISITA DO PRIMEIRO-MINISTRO: Abe destaca ‘força feminina’ e concretização de projetos na AL

 

Em sua curta estadia no Brasil depois de passar por cinco países da América Latina e do Caribe – Chile, México, Colômbia  e Trinidad e Tobago – o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, destacou o “desenvolvimento de projetos concretos”. Primeiro premiê japonês a visitar Trinidad e Tobago, Abe destacou acordos que fez durante a viagem, como o memorando de cooperação assinado no México, para exploração de petróleo, e a “assinatura de um contrato com o Metrô de São Paulo”.

O governador Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe durante Fórum em São Paulo (foto: Jiro Mochizuki)

O governador Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe durante Fórum em São Paulo (foto: Jiro Mochizuki)

O anuncio foi feito no dia 2, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, durante coletiva concedida a jornalistas brasileiros e japoneses que acompanhavam a comitiva formada por cerca de 250 membros, entre eles muitos empresários do Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão).

Citando especificamente o Haiti, Shinzo Abe disse que os países caribenhos “ficam a mercê do preço do petróleo porque são vítimas de desastres naturais”. “O Japão pode contribuir com esses países com a nossa experiência [em tragédias naturais]”, destacou Abe, acrescentando que a visita ao Caribe “deveria ter ocorrido muito antes”.

Primeiro-ministro participou da abertura do Fórum em São Paulo (foto: Jiro Mochizuki)

Primeiro-ministro participou da abertura do Fórum em São Paulo (foto: Jiro Mochizuki)

Sobre a América Latina, o primeiro-ministro disse ser “um parceiro estratégico”. “A importância da América Latina na economia japonesa está crescendo”, afirmou Abe, acrescentando que “o mundo está atento” para o que acontece na região.

Para ele, a relação do Japão com os países da América Latina é baseada nos cerca de 1,8 milhões de nikkeis que vivem na América Latina e que representam “uma ponte de ligação entre os países”. “Sabemos das dificuldades encontradas no início mas hoje é estimulante ver que eles atuam em vários setores”, explicou Abe, afirmando que durante sua viagem, ouviu muito a expressão “japonês garantido” o que ele interpretou como sinônimo de “confiabilidade”, qualidade construída “com suor e lágrimas” pelos japoneses e seus descendentes em mais de 100 anos de imigração.

Alckmin: "Nossa parceria com o Japão é centenária" (foto: Jiro Mochizuki)

Alckmin: “Nossa parceria com o Japão é centenária” (foto: Jiro Mochizuki)

“Queremos elevar essa parceria para um patamar ainda maior”, destacou Abe, destacando que tanto o Japão como a América Latina “compartilham os mesmos valores como “a liberdade, a democracia e o estado de direito”.

Força feminina – Segundo Abe, o que mais o impressionou em sua viagem foi a “força feminina em países como o Brasil, Chile, Trinidad e Tobago e Jamaica”. “A força da mulher representa a força motriz para o crescimento da América Latina”, destacou o primeiro-ministro, que um dia antes havia se reunido com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília.

No Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousself (foto: Wilson Dias - Agência Brasil)

No Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousself (foto: Wilson Dias – Agência Brasil)

Na reunião no Palácio do Planalto, Dilma disse que pediu ao primeiro-ministro a suspensão do embargo à carne bovina brasileira termoprocessada e agradeceu a abertura do mercado japonês, em 2013, para a carne suína de Santa Catarina. A presidente relatou que, durante a reunião com o chefe de Governo do Japão, ambos reconheceram a crescente importância do papel da segurança cibernética na agenda global e destacaram o papel da ONU na resolução de conflitos internacionais. Os dois reforçaram à imprensa a importância a reforma da organização, incluindo a reestruturação do Conselho de Segurança.

Após o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro, vários atos foram assinados entre os governos dos dois países e também entre empresas e bancos. Entre os governos, foram trocadas cartas de intenção para cooperação mútua sobre questões ambientais e de sustentabilidade relacionadas a desastres naturais, à ciência do mar e à saúde, visando à cooperação em áreas como regulação farmacêutica, sistemas públicos de saúde, políticas e estratégias de promoção de estilos de vida saudável e medicina preventiva.

Shinzo Abe destacou o papel do Brasil na América Latina (foto: Jiro Mochizuki)

Shinzo Abe destacou o papel do Brasil na América Latina (foto: Jiro Mochizuki)

Repercussão – Para o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), a visita oficial de um primeiro-ministro ao Brasil após 10 anos – o último premiê japonês a visitar o país foi Junichiro Koizumi, em 2004 – representa a reativação das relações entre Brasil e Japão. “No ano que vem, vamos comemorar os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países. E esse é um momento importante para a integração das relações entre Brasil-Japão na esfera cultural, na esfera econômica e nos projetos sociais”, destacou Ihoshi, acrescentando que a vinda de Shinzo Abe pode representar o início desta nova fase.

Walter Ihoshi cumprimenta o primeiro-ministro Shinzo Abe (foto: Jiro Mochizuki)

Walter Ihoshi cumprimenta o primeiro-ministro Shinzo Abe (foto: Jiro Mochizuki)

“Naturalmente que essa reaproximação vai depender dos esforços dos dois países. Espero sinceramente que esta caminhada se inicie o mais rápido possível”, destacou o parlamentar.

Já o vereador Aurélio Nomura (PSDB) disse que a presença de Abe no Brasil mostra a necessidade de se buscar uma nova aproximação entre os dois países.

(Aldo Shiguti, com Agência Brasil)

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ANDRADINA: Tamiko Inoue toma posse como prefeita e... Tamiko Inoue (PCdoB) recebeu a faixa de prefeita de Jamil Ono (PT) durante cerimônia de posse, no último dia 1º, na Câmara Municipal de Andradina. Alé...
COMUNIDADE: Procuram-se familiares de paciente int...   O Serviço Social do Hospital Municipal de Diadema está procurando familiares de um paciente que foi internado no último dia 13 de julho. As...
COMUNIDADE: Festival do Japão trabalha para transm... Você certamente já deve ter ouvido falar em cosplay, mangá, taiko e cerimônia do chá. Mas termos como “omotenashi”, “kaizen” e “mottainai” podem parec...
JAPÃO: Golden Week: Previsão de congestionamento n... NAGOYA (IPC Digital) – A empresa que gerencia as rodovias expressas na região Tokai e a JR Tokai, anunciaram nesta terça-feira (21) os dias de pico no...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *