VISITA DOS PRÍNCIPES: Em discurso no Bunkyo, príncipe Akishino agradece país pela acolhida aos imigrantes

As comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão ganharam, enfim, ares de nobreza com a presença de Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, que iniciaram sua visita ao país pela capital paulista, nesta quarta-feira (28). Durante a passagem de dois dias  pela cidade, duas características do povo japonês – que poderiam passar despercebidas por serem “normais” – chamaram a atenção dos que acompanharam o casal. Entre os jornalistas, acostumados a tomar “chá de cadeira”, causou espanto a pontualidade com que a comitiva cumpriu seus compromissos. Também foi motivo de “estranheza” a quantidade de orientações e recomendações – tanto para a imprensa como para as autoridades – de como se comportar diante do casal.

 

Akishino e Kiko conheceram um pouco mais sobre a história da imigração japonesa no Brasil (Foto: Aldo Shiguti)

Akishino e Kiko conheceram um pouco mais sobre a história da imigração japonesa no Brasil (Foto: Aldo Shiguti)

 

E foi assim, com cinco minutos de antecedência, que Akishino e Kiko iniciaram sua visita ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo), onde depositaram flores no Monumento aos Pioneiros, participaram de uma cerimônia de plantio de uma árvore (ipê branco) e alimentaram as carpas da sacada do Pavilhão.

Entre a multidão que os acompanhavam, estavam o embaixador do Japão, Kunio Umeda, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae e o prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT) – que quase não foi notado – além do vereador Aurélio Nomura (PSDB).

 

Suas Altezas Imperiais, príncipe Akishino e princesa Kiko depositaram flores no Monumento Casal cumprimenta agraciados pelo governo japonês aldo shiguti jiro mochizuki (Foto: Aldo Shiguti)

Suas Altezas Imperiais, príncipe Akishino e princesa Kiko depositaram flores no Monumento (Foto: Aldo Shiguti)

 

Formado em Biologia, o príncipe ficou encantado com o pau-brasil. Akishino revelou que sua mesa é feita com a madeira da árvore-símbolo do Brasil. Também foi no Pavilhão que a princesa começcou a mostrar toda a sua simpatia. Cumprimentou esposas de executivos japoneses e alunos dos Colégios Centro Educacional Pioneiro e Mirassol, ambos da capital, e perguntou para Júlia Akemi Kubota, de 13 anos, o que era mais divertido na escola e se estava aprendendo japonês. Em japonês, a aluna do Pioneiro respondeu que gostava de vôlei e que estava aprendendo o idioma.

Para o prefeito Haddad, “é sempre uma celebração receber membros da família imperial”. “Existe um respeito mútuo e uma relação intensa e histórica entre os países”, disse Haddad, acrescentando que o Japão “sempre prestigia o Brasil pela acolhida que foi dada aos imigrantes”.

 

Akishino e Kiko participam da cerimônia de plantio de um ipê branco no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

Akishino e Kiko participam da cerimônia de plantio de um ipê branco no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

 

Santa Cruz – Em seguida, o príncipe e a princesa foram para o Hospital Santa Cruz, onde foram recepcionados pelo presidente Renato Ishikawa, além do presidente do Conselho Deliberativo, Masato Ninomiya, médicos e funcionários. Ao Jornal Nippak, Renato Ishikawa disse que, apesar do tempo “apertado”, Akishino e Kiko conheceram um pouco mais sobre o hospital. “Foi uma grande honra e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade perante a comunidade nipo-brasileira”, explicou Ishikawa.

De lá, Suas Altezas Imperiais se dirigiram para o Bunkyo para protagonizarem, talvez, o momento mais aguardado pela comunidade nikkei. Antes do encontro com “populares” no Grande Auditório da entidade – palco da Cerimônia de Boas-Vindas – os príncipes se reuniram com políticos e personalidades agraciados pelo governo japonês. Estiveram presentes a deputada federal Keiko Ota (PSB), os deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB) e os vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e Massataka Ota (Pros), além do ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto; o empresário e presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, o ex-presidente da Federação Paulista de Sumô, Masatoshi Akagi e o presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Toyohiro Shimura, entre outros.

 

Renato Ishikawa recepcionou o casal no Hospital Santa Cruz (Foto: Jiro Mochizuki)

Renato Ishikawa recepcionou o casal no Hospital Santa Cruz (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Museu – Ciceroneado pela vice-presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Lidia Yamashita, Akishino e Kiko conheceram a história da saga da imigração japonesa e uma exposição da família imperial no nono andar. Segundo Lídia, o que chamou a atenção foi o fato de o príncipe contar para a princesa o que tinha visto em sua primeira visita, em 1988, por ocasião das comemorações dos 80 Anos da Imigração Japonesa.

 

Harumi Goya discursa em cerimônia no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

Harumi Goya discursa em cerimônia no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Discurso – Na cerimônia de boas-vindas organizada pela comunidade, o príncipe discursou em público pela primeira vez. Falou sobre a alegria de poder voltar ao país e reencontrar a comunidade nipo-brasileira. Segundo ele, as lembranças daquela visita, quase três décadas depois, ainda continuam vivas. “Em 1988, o Estádio do Pacaembu ficou lotado de pessoas oriundas de todos os lugares do país, inclusive Ryoichi Kodama e Tomi Nakagawa, que vieram no navio Kasato Maru. Fiquei impressionado com as figuras e letras formadas por 10 mil pessoas mostrando a história da imigração japonesa”, discursou Akishino, acrescentando que “as pessoas de sua geração que encontrou naquela época constituem-se nos dias atuais o núcleo da comunidade japonesa e estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento da sociedade brasileira”.

“Percebo em cada um dos senhores os contínuos esforços para preservar a inabalável confiança que a sociedade brasileira depositou nos japoneses e nos nipo-descendentes. Confiança essa conquistada pelos imigrantes. Ao mesmo tempo, não podemos nos esquecer que os imigrantes foram recebidos calorosamente pelo governo e povo brasileiros”, disse o príncipe, que encerrou seu discurso explicando que espera que os jovens sirvam de ponte entre os dois países”.

 

Casal cumprimenta agraciados pelo governo japonês (Foto: Aldo Shiguti)

Casal cumprimenta agraciados pelo governo japonês (Foto: Aldo Shiguti)

 

Ikoi – Ontem, ainda na capital paulista, o casal visitou a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono e o Instituto Butantan e se reuniu com alunos na Universidade de São Paulo. À noite, participaram de uma audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, onde ocorreu uma Solenidade Comemorativa dos 120 Anos.

Hoje (30), Suas Altezas Imperiais cumprem agenda em Curitiba (PR). No sábado o casal visita Londrina e Rolândia, onde está o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Paraná. No final da tarde a comitiva chega a Maringá onde desembarca no Monumento em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil – Imin100, inaugurado em 2008 pelo príncipe Naruhito. Na sequência passam pelo mirante e vão até o centro de eventos do Parque do Japão, onde serão recepcionados pelo prefeito Roberto Pupin, a primeira dama e presidente do Provopar, Luiza Pupin e pelo presidente do Parque do Japão, Eduardo Suzuki e a esposa, Emilia Suzuki. Suas Altezas farão o plantio de árvores ao lado da Casa do Chá.

De lá, o Casal Imperial seguirá para a Acema para conhecer a estrutura do clube e plantar árvores. Nos dias 1º e 2 de novembro, Akishino e Kiko devem conhecer o Pantanal e participar de uma reunião com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. No dia 3 a escala será em Belém (PA).

 

Casal observa árvores do corredor do Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

Casal observa árvores do corredor do Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

 

Despedida  – No dia 5 de novembro (quinta-feira), acontece a cerimônia oficial dos 120 Anos em Brasília. No dia seguinte estão previstas audiências com a presidente, Dilma Rousseff (PT), com o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Nos dias 7 e 8, no Rio de Janeiro, eles conhecerão o Jardim Botânico, Museu de História Nacional e Corcovado. De lá, Suas Altezas Imperiais embarcam para o Japão. O avião deve fazer escala na Alemanha.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     


     

     

    Confira imagens da visita de Suas Altezas Imperiais, príncipe Akishino e princesa Kiko em São Paulo

     

    A chegada do casal no Bunkyo (Foto: Nikkey Shimbun)

    A chegada do casal no Bunkyo (Foto: Nikkey Shimbun)

     

    Akishino alimenta as carpas no Pavihão Japonês (Foto: Nikkey Shimbun)

    Akishino alimenta as carpas no Pavihão Japonês (Foto: Nikkey Shimbun)

     

    Auditório do Bunkyo ficou completamente lotado (Foto: Aldo Shiguti)

    Auditório do Bunkyo ficou completamente lotado (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Princesa recebe buquê de flores (Foto: Aldo Shiguti)

    Princesa recebe buquê de flores (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Akishino discursou no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

    Akishino discursou no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

     

     

    Casal contempla o jardim do Pavilhão Japonês(Foto: Aldo Shiguti)

    Casal contempla o jardim do Pavilhão Japonês(Foto: Aldo Shiguti)

     

     

    Príncipe observa exposição da Família Imperial no MHIJB (Foto: Aldo Shiguti)

    Príncipe observa exposição da Família Imperial no MHIJB (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Akishino conversa com a equipe médica do Santa Cruz (Foto: Jiro Mochizuki)

    Akishino conversa com a equipe médica do Santa Cruz (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Akishino recebe mimo das entidades nikkeis (Foto: Jiro Mochizuki)

    Akishino recebe mimo das entidades nikkeis (Foto: Jiro Mochizuki)

     


     

     

    Imagens da visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko no Pavilhão Japonês

     

    Príncipe deposita flores no Monumento aos Pioneiros (Foto: Jiro Mochizuki)

    Príncipe deposita flores no Monumento aos Pioneiros (Foto: Jiro Mochizuki)

     

     

    Haddad, Harada e Goya acompanham a visita do casal ao Pavilhão Japonês (Foto: Nikkey Shimbun)

    Haddad, Harada e Goya acompanham a visita do casal ao Pavilhão Japonês (Foto: Nikkey Shimbun)

     

    Casal se prepara para a cerimônia do plantio do ipê branco (Foto: Aldo Shiguti)

    Casal se prepara para a cerimônia do plantio do ipê branco (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Convidados acompanham Suas Altezas no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

    Convidados acompanham Suas Altezas no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

     

     

    Princesa cumprimenta esposas de executivos japoneses (Foto: Aldo Shiguti)

    Princesa cumprimenta esposas de executivos japoneses (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Princesa parou para conervsar com estudantes do Centro Educacional Pioneiro (Foto: Aldo Shiguti)

    Princesa parou para conervsar com estudantes do Centro Educacional Pioneiro (Foto: Aldo Shiguti)

     

     

    Princesa rega o ipê branco (Foto: Aldo Shiguti)

    Princesa rega o ipê branco (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Principe caminha no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

    Principe caminha no Pavilhão Japonês (Foto: Aldo Shiguti)

     


     

     

    No Bunkyo, o encontro de Suas Altezas Imperiais com a comunidade nipo-brasileira

     

     

    Casal inicia visita no nono andar do MHIJB (Foto: Aldo Shiguti)

    Casal inicia visita no nono andar do MHIJB (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Príncipe Akishino saúda o público no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

    Príncipe Akishino saúda o público no Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Princesa Kiko esbanjou simpatia (Foto: Jiro Mochizuki)

    Princesa Kiko esbanjou simpatia (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Keiko e Massataka Ota com Massayshi Furuno e Wilso Mori (Foto: Aldo Shiguti)

    Keiko e Massataka Ota com Massayshi Furuno e Wilso Mori (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Hélio Nishimoto, Aurélio Nomura e Jooji Hato se reuniram com o casal (Foto: Aldo Shiguti)

    Hélio Nishimoto, Aurélio Nomura e Jooji Hato se reuniram com o casal (Foto: Aldo Shiguti)

     

    Jovens portam bandeiras do Brasil e do Japão em cerimônia no Bunkyo (Foto: Aldo Shiguti)

    Jovens portam bandeiras do Brasil e do Japão em cerimônia no Bunkyo (Foto: Aldo Shiguti)

     


     

    A visita ao Hospital Santa Cruz

     

     

    Presidente do Santa Cruz, Renato Ishikawa caminha ao lado do príncipe (Foto: Jiro Mochizuki)

    Presidente do Santa Cruz, Renato Ishikawa caminha ao lado do príncipe (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Funcionárias do Santa Cruz aguardam a chegada do casal (Foto: Jiro Mochizuki)

    Funcionárias do Santa Cruz aguardam a chegada do casal (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Coral se prepara para cantar para o casal (Foto: Jiro Mochizuki)

    Coral se prepara para cantar para o casal (Foto: Jiro Mochizuki)

     

     

     

     

     

     

    Related Post

    BENEFICENTE: Renato Chibana Kyoshitsu Karaokê orga...   Renato Chibana, idealizador do evento "Noite Solidária" Um encontro musical imperdível com os melhores cantores da comunidade nipo-brasi...
    JAPÃO: Diminui número de brasileiros no Japão; Aic... Tóquio (IPC Digital) – As comunidades de vietnamitas e nepaleses aumentaram sensivelmente no Japão, enquanto o número de brasileiros e peruanos diminu...
    WORKSHOP: Fundação Japão promove oficina de Kakizo...   Venha preparar a sua primeira escrita do ano - arte tradicional no Japão que orientará as suas metas e desejos para 2014     ...
    NIPPAK JOVEM: Paulista de Drift recebe primeira pi... Drift 1ª etapa da segunda temporada terá a primeira piloto a competir (foto: divulgação)   Aline Hiromi Ito, 31 anos, será a primeira pilo...

    2 Comments

    1. Como filha, de imigrantes que muito amaram seu país natal e onde plantaram seus descendentes, sinto meu coração invadido de emoção e carinho pela visita de Suas Altezas Imperiais, o Príncipe Akishino e Princesa Kiko.
      Que a alegria – do estreitamento celebrado nestes 120 anos de Tratado de Amizade Brasil-Japão – seja cada vez maior no correr do tempo!!!

      Teruko Okagawa Monteiro, Rio de Janeiro

    2. Parabéns ao admirável povo nipônico pela sua relevante história e tradição!!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *