VISTO PARA YONSEI: Para Walter Ihoshi, visita de Mikio Shimoji deve ‘melhorar comunicação’ entre Brasil e Japão

Parlamentar mais atuante do lado brasileiro quando o assunto refere-se à concessão de visto de longa permanência para os yonseis – descendentes de quarta geração – o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) considera de “extrema importância” a visita que o deputado japonês Mikio Shimoji, membro do partido Nippon Ishin no Kai, fará ao Brasil. Defensor da concessão de visto de trabalho aos yonseis do lado japonês, o deputado Shimoji estará em São Paulo, acompanhado de uma comitiva, para reunir-se com lideranças e políticos nikkeis e relatar sobre o andamento dessa reivindicação, bem com a repercussão desse tema nas esferas do legislativo e executivo do Japão.

 

Deputado federal Walter Ihoshi apoia campanha lançada pelas cinco principais entidades nikkeis. Foto: arquivo

 

Sua agenda prevê visitas ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi) e ao Pavilhão Japonês – ambos no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo – e também ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no prédio do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

No Bunkyo, no bairro da Liberdade, deve acontecer um dos momentos mais aguardados por quem espera informações sobre o tema, em especial os yonseis. Nesta sexta, 21, a partir das 18h30, Mikio Shimoji, que já pertenceu ao PLD (Partido Liberal Democrata) – partido governista – fará uma explanação sobre o tema com entrada aberta ao público em geral.

“Será um acontecimento importante pois trata-se de um político muito engajado no assunto e, além disso, mantém vínculos com a América do Sul”, conta Ihoshi, que em junho do ano passado reforçou o movimento das cinco principais entidades nipo-brasileiras – Bunkyo, Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil), além do Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) – para tentar sensibilizar o governo japonês a conceder o visto de longa permanência também para os yonseis.

Para Ihoshi, que assumiu a questão como uma de suas principais bandeiras junto à comunidade nikkei desde que retornou à Câmara dos Deputado, no início deste ano, a presença de Mikio Shimoji no Brasil, um político de origem okinawana, deve representar uma “união de forças”. “Inicialmente, vamos entender o que está acontecendo no Parlamento Japonês em relação a este tema e também obter algumas respostas. Por outro lado, vamos poder colocar nossa situação e expor as demandas que a comunidade yonsei tem apresentado”, diz Ihoshi, acrescentando que, “o mais importante será “estabelecer uma ponte com o deputado a respeito deste tema”.

 

Working Holiday – “É uma perspectiva que está se abrindo e um momento para entendermos a situação atual, incluindo o projeto sobre o ‘working holiday’ e, sobretudo, melhorar nossa comunicação”, explicou o parlamentar referindo-se ao projeto apresentado recentemente pelo PLD para que os filhos de sanseis também possam trabalhar no Japão. Trata-se de uma modalidade especial que permite trabalho e estadia por um determinado período. Para Ihoshi, “não é o ideal, mas um avanço importante”.

A concessão de visto para yonsei também foi tratado durante a 56ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizada em Tóquio, em 2016, e registrado nos anais publicado pela entidade organizadora.

Neste ano, em fevereiro, na Comissão de Orçamento da Câmara dos Representantes, o deputado Shimoji tratou sobre a concessão do visto de longa permanência aos yonseis. Esse tema mereceu a seguinte manifestação do primeiro-ministro Shinzo Abe: “é necessário que o Japão responda ao clamor dos nikkeis de quarta geração”, afirmou, ressaltando “gostaria de encaminhar no sentido de uma resposta positiva a eles”.

Em entrevista ao Jornal Nippak, o embaixador Satoru Satoh – que deixa o cargo nesta sexta-feira – afirmou que o governo japonês “está estudando seriamente o assunto”.

 

Palestra – A palestra do deputado Shimoji será realizada no Salão Nobre do Bunkyo (rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP), com apoio das seis entidades signatárias do manifesto encaminhado à Embaixada do Japão no ano passado.

O evento tem entrada franca e tradução consecutiva. Após a palestra, haverá a sessão de perguntas e respostas com a participação dos presentes.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Palestra do deputado japonês Mikio Shimoji sobre a concessão do visto de longa permanência aos yonseis

    Data/hora: 21 de julho, sexta-feira, a partir das 18h30

    Local: Salão Nobre do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP)

    Entrada franca e tradução consecutiva

    Informações: (11) 3207-9014 (Ciate)

     

     

    Related Post

    AMERICANA: Toyobo investe R$ 15 mi em fábrica de r... A Toyobo do Brasil Indústria Têxtil inaugurou no último dia 10 uma planta de produção de resinas plásticas para a indústria automobilística, no Comple...
    ELEIÇÕES 2012: Em jantar de apoio a Victor Kobayas...   Amigos e simpatizantes de Victor Kobayashi realizaram no dia 12 de setembro (quarta), no Hotel Matsubara, no bairro do Paraíso (zona Sul), j...
    DOAÇÃO: Entidades nikkeis recebem doação da ACE Sa... A Associação Cultural e Esportiva Saúde, através de seu Departamento Feminino, representada pela diretora Elza Emiko Nishida, fez doação em espécie pa...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

    One Comment

    1. Eae, oque aconteceu na reunião de sexta?

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *