XADREZ: Mariana Kikuchi brilha na etapa Juquiá do Super Open de Xadrez

Representantes da Região também estarão presentes na Final Estadual da Olimpíada Escolar de Xadrez

 

Xadrez não tem idade: com apenas dez anos, mas jogando como gente grande, Mariana Kikuchi Cadilhac protagonizou domingo, 13/09, na EE João Adorno Vassão, em Juquiá, talvez a atuação mais espetacular de todas as etapas das treze edições do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira. “Nunca tinha visto algo semelhante”, afirmou Nilton Hirota, organizador e idealizador do evento, presente em todos estes momentos. Com 6 pontos, Mariana ficou em segundo lugar no geral entre 107 participantes de todas as idades, perdendo apenas para Leandro Novais, da equipe principal de Registro, em partida equilibrada.

 

Mariana Kikuchi brilha na etapa Juquiá do Super Open de Xadrez (Foto: divulgação)

Mariana Kikuchi brilha na etapa Juquiá do Super Open de Xadrez (Foto: divulgação)

 

Mariana jogou um xadrez de alto nível, superando Cassio Costa e Renato Cabeça, professor e grande amante do xadrez de Ilha Comprida, e uma das lendas da região. Nesta partida, Mariana arrematou com estilo um ataque brilhante sacrificando peças; contra Cássio, teve que trocar um cavalo por dois peões, mas depois elaborou um plano estratégico, pensando dez lances na frente para buscar a vantagem. Se a partida entre Nilton Hirota e Leandro terminasse empatada, como quase aconteceu, Mariana teria ficado em primeiro lugar pelo critério de desempate, pois enfrentou jogadores mais fortes durante o torneio. Mas num difícil final de torre e peões, Nilton acabou levando a melhor. Demonstrando seu alto espírito esportivo, Renato Cabeça, depois de sua derrota para Mariana e após a presença marcante das meninas nas primeiras mesas, afirmou: “Isto é xadrez. E isto é muito bom!”.

Renato ficou em terceiro lugar, também com seis pontos, mesma contagem de Enzo Nagata, da Escola Massako Hirabayashi. Com 5,5 pontos, na sequência, ficaram Leandro Novais, Ricardo Matayoshi, de Juquiá, e Renan da Silva e George Martins, ambos da EE Dona Irene Machado de Lima, no Capinzal. Treze fizeram 5 pontos mas pelos critérios de desempate puxaram a fila Daniele Pereira, Cássio Costa, Nicole Fernanda, Demy Yamamaru e Thaysse Vitória. Além das partidas já citadas, destaques para Nicole, que venceu Gabriela Moreira e estava completamente ganha contra Leandro, embora tenha perdido no final. Enzo empatou com Daniele Pereira, que fez milagre para vencer Vinicius Freitas. Demy empatou com Nilton e com Nicole mas deixou escapar o empate com Cássio.

 

Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira (Foto: divulgação)

Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira (Foto: divulgação)

 

Sob o comando da professora Tania, do Programa Escola da Família, a escola anfitriã ofereceu lanches e um caprichado almoço para todos os presentes.
A 13ª edição do Super Open é uma realização da Prefeitura de Registro em parceria com a Diretoria de Ensino de Registro e apoio das Prefeituras de Sete Barras, Juquiá, Pariquera-Açu, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.

Os campeões do segundo semestre enfrentarão na Super Final os campeões do primeiro. No primeiro semestre o grande destaque foi Gabriela Moreira, de Juquiá, campeã nas categorias Sub 16, Sub 18 e Livre. Depois da atuação de Mariana e de todas as meninas em Juquiá, fica difícil prever quem será a campeã geral em 2015. Daniele, Gabriela, Mariana e Nicole estão jogando muito bem. E ainda correndo por fora temos Thaysse (Flor), Demy, Rose e Monica Miti. E tem outras que ainda podem entrar na terceira etapa. Façam suas apostas….

 

 

OLIMPÍADA ESCOLAR

Depois de sagrarem-se campeões do Vale do Ribeira e superarem os melhores da Baixada Santista, os representantes da Região estarão presentes na Final Estadual que acontece no final do mês. Do lado feminino as meninas da EE João Adorno Vassão, de Juquiá; além da equipe, Gabriela Moreira faz a final no individual. Do lado masculino, a equipe da EE Massako Hirabayashi e Enzo Nagata, no individual. Parabéns aos atletas, professores e diretores e a todos aqueles que fazem parte desta história.

 

 

 

Related Post

JAPÃO/CELEBRIDADE: Caio Castro participa de balad... O feriado prolongado no Japão foi de descanso para muitos brasileiros. Por isto, as discos e os bares investiram em eventos para a comunidade. A grand...
CIDADES/REGISTRO: 17ª Festa do Sushi terá sashimi ... Nos próximos dias 2 e 3 de junho, acontece no RBBC (Registro Base Ball Club), na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, a 17ªº...
MIMI CHRISTMAS PARTY: 2º Festival neste domingo ap... Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o curioso e fascinante mundo da cultura kawaii não pode perder o Mimi Christmas Party – 2º Festival da Cultur...
LÍNGUA JAPONESA: Abertas as inscrições para o Exam...   Entidades de oito estados brasileiros realizarão o Exame de Proficiência em Língua Japonesa, no dia 2 de dezembro de 2012. Os candidatos dev...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *