XV ENCONTRO INTERNACIONAL DE JURISTAS EM MILÃO ( ITÁLIA): Homenageado, Kiyoshi Harada palestrará no 15º Encontro Internacional de Juristas

Um dos mais renomados juristas do país, Kiyoshi Harada será patrono do 15º Encontro Internacional de Juristas, que será realizado em Milão (Itália), entre os dias 25 e 30 deste mês, na Universidade de Milão, em homenagem a Cesare Beccaria, principal representante do iluminismo penal do século XVIII e que forneceu as bases do Direito Penal com a sua obra “Dos delitos e das Penas”. O evento será presidido pelo professor Léo Da Silva Alves, que é também o organizador do XV Encontro, juntamente com o jurista e político italiano Gianpiero Samori. Na ocasião, será homenageado o jurista Kiyoshi Harada, que foi nominado como patrono desse tradicional Encontro de Juristas internacionais.

 

Kiyoshi Harada, que será homenageado no 15º Encontro Internacional de Juristas. Foto: divulgação

 

De acordo com a carta, encaminhada no último dia 2 ao jurista pelo cordenador do evento, a indicação do nome de Kiyoshi Harada foi “acolhido por unanimidade pelos organizadores da Itália, Espanha e Brasil”. “É significativo o fato de, pela primeira vez, a indicação recair em consideração a jurista brasileiro. Ao cumprimentarmos pelo reconhecimento internacional da produção científica, informamos que a homenagem se dará na sessão de abertura e ficará registrada no livro ‘Juristas do Mundo’, publicação oficial do evento”, destacaLéo da Silva Alves.

Realizado pela Rede Internacional de Excelência Jurídica – grupo que reúne juristas da América do Sul, Europa e África unidos pela ética, a ciência e os princípios gerais do Direito, o Encontro tem como objetivo promover o intercâmbio com juristas, autoridades da Administração Pública, políticos e Poder Judiciário para conhecer peculiaridades do sistema italiano nessas áreas de interesse; além de um maior conhecimento da vida e obra de Cesare Beccaria, que plantou as raízes do Direito Penal moderno.

Kiyoshi Harada, que recebeu inúmeras mensagens de congratulações pela homenmagem – entre elas do presidente da Fiesp, Paulo Skaf; do cônsul Jiro Takamoto; da empresária Chieko Aoki; do desembargador Euclides de Oliveira; do deputado estadual Hélio Nishimoto e do diretor do Grupo IOB, Cristiano Basaglia, abordará o tema versando sobre “A evolução legislativa dos crimes tributários”.

 

 

Quem é Kiyoshi Harada – Com mais de 50 anos de experiência, Kiyoshi Harada é um dos nomes mais conceituados em Direito Tributário e Direito Financeiro na América Latina. É autor de inúmeras obras jurídicas e professor de Direito Administrativo, Tributário e Financeiro em diversas instituições de ensino superior. Especialista em Direito Tributário e Ciência das Finanças e Mestre em Processo Civil, é membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Brasileira de Direito Tributária e da Academia Paulista de Direito, além de ex-Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica do Município de São Paulo.

Bacharel em Direito pela Fadusp, em 1967, especialista em Direito Tributário, em 1968, e em Ciência das Finanças, em 1969 – ambas pela Fadusp – Kiyoshi Harada também ocupa cargos de destaque na comunidade nikkei, contribuindo significativamente para o estreitamento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão. Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, coordenou, com a colaboração de 24 autores, o livro 60 Anos de Bunkyo: passado, presente e futuro, primeiro livro em português sobre a principal entidade nikkei.

Coordendou também a obra coletiva “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão” com a participação de 57 autores, entre eles intelectuais paulistanos e líderes da comunidade nipo-brasileira. Em meados de 2018 lançará a 4ª edição da obra coletiva por ele coordenada intitulada “O Nikkei no Brasil”.

Como vice-presidente da Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho, coordenou a obra coletiva  “21 Anos Consecutivos da Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas de Gaimusho”, cujo lançamento, no dia 14 de dezembro do ano passado, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    MOGI DAS CRUZES: EMPRESAS PODEM USAR LEI DE INCENT... O Akimatsuri – Festa de Outono, realizada pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, foi um dos projetos selecionados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para ...
    RIO DE JANEIRO: Comunidade celebra a “Data Naciona... Em 1º de dezembro de 2015 foi celebrada a “Data Nacional do Japão” no Hotel Windsor Atlântica no Rio de Janeiro, comemorando o “Aniversário de Sua Maj...
    POLITICA: Walter Ihoshi faz carreata de agradecime... No último dia 18 (sábado), o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), eleito para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados com 88.070 votos, fez uma...
    TÊNIS DE MESA: 64º Intercolonial deve reunir cerca...   Ourinhos, cidade paulista conhecida como “terra do basquete feminino”, vai se transformar na Capital Nacional do Tênis de Mesa com a realiza...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.