YOSAKOI SORAN: 10º Festival reúne 17 grupos no Espaço Via Funchal neste domingo

 

A cidade de São Paulo sediará o maior evento de dança japonesa – a 10ª Edição do Festival Yosakoi Soran – que acontecerá neste domingo (29), no Espaço Via Funchal em São Paulo (SP), com duas apresentações: 12h e 17h. Beneficente, a entrada são dois kg de alimento não perecível.

Para comemorar os 10 anos de Festival, o grupo Yume Soran Esashi, originário do Japão e vencedor das duas últimas edições (2010 e 2011) do festival em Sapporo, cidade japonesa berço da dança, fará uma apresentação especial no evento.

 

10º Festival Yosakoi Soran acontece dia 26/07 na Via Funchal (foto: divulgação)

 

A dança tem suas origens em movimentos folclóricos trazidos de duas províncias do Japão: Koochi-Ken e Hokkaido. O Yosakoi – “Yoru ni koi” (que significa “venha à noite”) é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. O Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra. Seus movimentos rápidos, vibrantes e coreografados fazem do Yosakoi Soran uma espécie de carnaval para o público japonês.

O Yosakoi Soran, praticado por crianças, jovens e adultos, estimula os ensinamentos de respeito ao próximo, a união e o crescimento através do esforço, dedicação e do trabalho em equipe. Os grupos são formados por no mínimo oito pessoas e precisam estar em perfeita sintonia. “O que mais importa na prática da dança é a integração entre pessoas de diversas idades, nacionalidades e culturas e a troca desses conhecimentos tão enobrecedores”, explica Hideaki Iijima, empresário e idealizador do evento no país.

Realizado em São Paulo desde 2003, numa trajetória que este ano completa 10 anos, a grande festa já reuniu mais de 4 mil e 500 dançarinos, com apresentações de 61 grupos. O Brasil é o único país além do Japão que promove oficialmente o festival.

Anualmente grupos vindos de todos os estados do país têm a oportunidade de mostrar sua coreografia de Yosakoi Soran para um público que ultrapassa 3 mil pessoas por edição. Alguns deles estão sempre presentes no festival. Destaque para os grupos ‘Escola Japonesa de Biritiba Mirim’, e para o ‘Ishin Yosakoi Soran’, ambos de São Paulo, que participam do evento desde a sua primeira edição.

 

 

Convites – Os convites para o Festival Yosakoi Soran são distribuídos gratuitamente em diversos pontos da capital (a lista completa está disponível no site da Associação Yosakoi Soran – www.yosakoisoran.org.br) e também estão disponibilizados para impressão na página da Associação Yosakoi Soran no Facebook: www.facebook.com/yosakoisoranbrasil. Mas é preciso trocá-los por dois quilos de alimento não-perecível estipulados no convite, que deverão ser entregues no dia do Festival.

Todo o alimento arrecadado na entrada do evento é distribuído para associações e entidades assistenciais beneficentes. Anualmente, cerca de 3 toneladas de alimentos são divididos entre as entidades participantes. Em 2011, foram distribuídas 3,7 toneladas para oito instituições.

 

 

 

 

SERVIÇO

10º Festival Yosakoi Soran

Data: 29/07/2012

Horário: 12h e 17h

Local: Espaço Via Funchal

Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia

Entrada: 2 kg de alimento não perecível conforme descrito no convite

Informações: (11)3541-1809 / yosakoisoran@gmail.com

www.yoskaoisoran.org.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CULTURA: ‘Pequeno Japão’ traz a cultura nipônica p... O Mogi Shopping está com uma programação diferenciada para o Dia das Crianças. Durante toda a semana, funciona próximo ao Balcão de Informações, a atr...
RIO DE JANEIRO: Exposição Conexão-Origami no Rio d... A abertura da exposição “CONEXÃO - ORIGAMI” aconteceu em 6 de maio de 2015 no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Jane...
KARAOKÊ: 29º Concurso de Karaokê Aiko-kai do Nipo ... Com o objetivo de reunir os amantes da boa música japonesa e preservar a cultura dos nossos antepassados, o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Camp...
EXPOSIÇÃO: EXPO JAPÃO “KANSHA NO KIMOCHI” (maio/20... A exposição “Kansha No Kimochi” / “Gratidão” / “Gratefulness” levará à Embaixada do Brasil em Tóquio - Japão (maio de 2017), em torno de 18 telas do a...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *