AKIRA SAITO: BUSHIDO 7 – MEIYO

 

“A Honra conduz o Homem do Bem”

 

 

Um Samurai aprendia desde cedo que o nome de sua família era algo que deveria ser respeitado e protegido. Suas ações refletiriam diretamente sobre ele e o seu valor a partir de então dependeria do quão honrado este Samurai seria.

MEIYO – Honra, Glória, Dignidade

A Honra para um Samurai era o fator primordial de sua existência. Um ato que proporcionasse a desonra, sua ou de sua família, era encarado como inaceitável. As crianças samurais eram educadas a agirem de forma correta e justa, nunca de forma conveniente ou desonesta. No Japão até os dias de hoje o sobrenome é o bem mais valioso de uma família e um ato leviano ocasionado por um membro, pode manchar totalmente este sobrenome, lesionando todos os seus membros.

A Honra de uma família sempre foi o motivo principal de todo esforço e evolução dos Samurais. Seus atos heroicos e conquistas trouxeram glória a uma classe social de suma importância para o desenvolvimento do Japão. Os valores contidos nas Virtudes do Bushido eram seguidos à risca, sem objeções, de forma simples e direta. O Samurai não aceitava falhas, buscava sempre a perfeição em tudo que fazia, assim era também com sua condução moral.

Na atual sociedade vejo que faltam princípios morais a uma boa parte da população e sem eles fica difícil uma pessoa pensar em honra. Penso que fica difícil uma pessoa sem estes princípios pensar no bem do próximo, pensar em não cometer delitos, pensar em cumprir deveres, enfim, pensar em ser um cidadão do bem e honrado.

Precisamos lutar urgentemente para transformar o mundo em um lugar melhor, precisamos honrar nossos antepassados e o nome de nossa família, para que no futuro, nossos descendentes entendam também estes valores. Todos juntos, cada um fazendo a sua parte, por um mundo melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MUNDO VIRTUAL: Abrir mão da privacidade com consci... A cada dia mais, no mundo em que vivemos, estamos nos tornando dependentes da tecnologia, para atividades como entretenimento, trabalho, lazer, compra...
AKIRA SAITO: FAÇA O QUE EU FAÇO, NÃO FAÇA O QUE EU... “Um bom exemplo vale mais do que mil palavras”   Nos dias de hoje, o que podemos notar é que a teoria tem um grande poder por meio de “especi...
MEMAI: GASTRONOMIA | EXPERIÊNCIA ZEN COM DOCE DE L... Por Luiza Freire Nestes tempos estou aplicada nos meus estudos de culinária japonesa e folheando as revistas da minha pequena e honesta coleção trazi...
AKIRA SAITO: OMOTENASHI “Tratamento com o Kokoro”   Fatores educacionais são evidencias quando o assunto é o Japão. O respeito com que é tratado o cliente ao ir a al...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *