ANIME: Cinusp apresenta mostra de animações japonesas

 

Dando sequência à bem-sucedida Mostra Anime, realizada em julho e agosto de 2011, o Cinusp Paulo Emílio apresenta, de 20 de julho até 9 de agosto, com apoio da Fundação Japão, uma segunda edição do evento, que segue investigando esse universo que ainda atrai tanta gente, mesmo no ocidente, e que se faz presente no imaginário de toda uma geração que cresceu rodeada por mangás, animes, videogames e bonecos desses desenhos animados japoneses.

 

Meu Amigo Totoro (foto: divulgação)

 

 

Um dos destaques desta 2ª Mostra Anime é o rigoroso trabalho de Makoto Shinkai, que pode ser conferido nos premiados longas-metragens 5 Centímetros Por Segundo e O Lugar Prometido em Nossa Juventude.

 

Cenas de 5 centímetros por segundo (foto: divulgação)

 

Porco Rosso (foto: divulgação)

 

 

Do vencedor do Oscar de Melhor Animação de Longa-metragem Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), a programação inclui exemplos de sua produção das décadas de 1980 e 1990, ainda pouco vista no Brasil, como Nausicaä do Vale do Vento, Laputa: O Castelo no Céu, Porco Rosso e O Serviço de Entregas de Kiki. Ainda de Miyazaki, a mostra exibe também Princesa Mononoke um de seus maiores sucessos e considerado por muitos como o seu melhor filme e Meu Vizinho Totoro, cujo protagonista, um bicho gordo e fofo, guardião da floresta, continua estampando inúmeros produtos licenciados e encantando crianças e adultos desde seu lançamento.

 

 

Serviço de entrega da Kiki (foto: divulgação)

 

Tokyo Godfathers de Satoshi Kon (foto: divulgação)

A 2ª Mostra Anime também retoma o trabalho de outros dois animadores apresentados na primeira edição, que certamente figuram entre os mais importantes dos últimos anos. Falecido em agosto de 2010, aos 46 anos, Satoshi Kon (Paprika, Perfect Blue, Millennium Actress) é o diretor do tragicômico Tokyo Godfathers, que gira em torno das crises de três mendigos: uma ex-drag queen, um antigo ciclista alcoólatra e uma adolescente fugitiva, forçados a cuidar de um bebê que encontram na rua.

Satoshi Kon também é o roteirista de um dos capítulos de Memories, filme dividido em três partes que conta com a colaboração de outro nome fundamental do anime: o conceituado Katsuhiro Otomo, diretor do clássico Akira, também exibido pelo CINUSP em 2011.

A ficção-científica, um dos subgêneros mais populares do anime, também marca presença na programação desta 2ª Mostra Anime. Evangelion 1.11 e Evangelion 2.22 são dois longas-metragens de uma tetralogia baseada no mangá e na série de televisão Neon Genesis Evangelion, um dos melhores e mais importantes seriados de animação de todos os tempos.

 

 

Evangelion (foto: divulgação)

 

Já Jin-Roh, filme baseado em um mangá homônimo de Mamuro Oshii (Ghost in the Shell), trata das crises existenciais de um soldado cercado pelo terrorismo, revoltas populares e organizações paramilitares de um mundo totalitário e claustrofóbico, em que a Alemanha nazista venceu a Segunda Guerra Mundial.

Técnicas ainda mais “analógicas” e “artesanais” de animação ganham destaque no programa especial de curtas-metragens composto por obras de dois animadores importantes e ainda desconhecidos do grande público: Kihachiro Kawamoto e Naoyuki Tsuji. Kawamoto faz um uso bastante particular da técnica de animação conhecida como stop-motion, valendo-se de bonecos e objetos inspirados no tradicional teatro de marionetes japonês, o chamado Bunraku (em que as figuras são manipuladas em tempo real por homens vestidos de preto).

Naoyuki Tsuji, por sua vez, anima seus desenhos de traço simples feitos à mão com carvão vegetal. Utilizando uma única folha de papel, ele anima suas imagens apagando-as e as redesenhando, deixando resquícios das cenas anteriores sob as novas, conferindo assim um aspecto “sujo” e incomum à sua produção.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

FILMES DE LONGA-METRAGEM:

 

5 Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 Senchimêtoru)

Japão, 2007, cor, 63. Exibição digital. Direção: Makoto Shinkai

 

[kkytv id=”e7lFhjmXeI8″ width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki e Akari moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e os amigos passam a manter contato apenas através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo.

classificação indicativa: 12 anos

25.07 qua 16h00 | 02.08 qui 19h00

 

 

Evangelion: 1.11 Você (Não) Está Só (Evangerion Shin GekijÅ Ban: Jo)

Japão, 2007, cor, 98. Exibição digital. Direção: Hideki Anno

 

[kkytv id=”pkFxuvGTKZk” width=”600″ height=”445″]

Sinopse: Tokyo-3 permanece em pé após a maior parte da civilização ter sido dizimada no Segundo Impacto. Agora, a cidade sofre o ataque incessante dos estranhos e mortais anjos, bizarras criaturas gigantes empenhadas em exterminar a raça humana. Para combater esse cruel inimigo, a agência governamental NERV constrói uma frota de gigantescas máquinas robóticas humanoides os EVAs e o jovem piloto Shinji Ikari é chamado para entrar em ação.

classificação indicativa: 14 anos

20.07 sex 16h00 | 07.08 ter 19h00

 

 

Evangelion: 2.22 Você (Não) Pode Avançar (Evangerion Shin GekijÅ Ban: Ha)

Japão, 2009, cor, 112. Exibição digital. Direção: Hideki Anno

 

[kkytv id=”4vM_Ub231Vw” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Segundo longa-metragem da série Evangelion. Sob o ataque constante dos anjos, a agência governamental NERV introduz dois novos pilotos em sua frota de robôs gigantes: a misteriosa Mari e a sensual Asuka.

classificação indicativa: 14 anos

20.07 sex 19h00 | 08.08 qua 16h00

 

 

Férias de Verão com Coo (Kappa no Coo to Natsuasumi)

Japão, 2007, cor, 138. Exibição em 16mm. Direção: Keiichi Hara

 

[kkytv id=”VMaa1FNbTFo” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Um pequeno e solitário kappa (ser aquático do folclore japonês) chamado Coo sobrevive milagrosamente por mais de 200 anos, até que é encontrado pelo jovem solitário Koichi e secretamente adotado por toda sua família.

classificação indicativa: livre

26.07 qui 19h00 | 07.08 ter 16h00

 

 

Jin-Roh (Jinrō)

Japão, 1999, cor, 102. Exibição digital. Direção: Hiroyuki Okiura

 

[kkytv id=”tmmoBsMw5w0″ width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Num hipotético Japão ocupado pelas tropas nazistas, vitoriosas após a Segunda Guerra, um traumatizado membro da força de elite antiterrorista é suspenso do serviço após não conseguir impedir o atentado suicida de um uma pequena garota-bomba.

classificação indicativa: 16 anos

31.07 ter 19h00 | 09.08 qui 16h00

 

 

Laputa: O Castelo no Céu (Tenkû no Shiro Rapyuta)

Japão, 1986, cor, 124. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”McM0_YHDm5A” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha numa pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras provocadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que acabam numa busca pela identidade da garota e pelo misterioso castelo no céu, Laputa a ilha voadora citada em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.

classificação indicativa: livre

23.07 seg 16h00 | 08.08 qua 19h00

 

 

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)

Japão, 2004, cor, 91. Exibição digital. Direção: Makoto Shinkai

 

[kkytv id=”XTlayL_NCJY” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido.

classificação indicativa: 12 anos

31.07 ter 16h00 | 06.08 seg 19h00

 

 

Memories (Memorîzu)

Japão, 1995, cor, 113. Exibição digital. Direção: Katsuhiro Otomo, Koji Morimoto e Tensai Okamura

 

[kkytv id=”NTyRMfdDfc8″ width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Três histórias. Na primeira, Magnetic Rose, dirigida por Koji Morimoto (Animatrix) e baseada em um curta de Otomo, dois viajantes espaciais seguem um sinal misterioso e acabam sendo levados para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher. Tensai Okamura (Wolf’s Rain) dirige Stink Bomb, sobre um jovem químico que acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável, pronta para atingir Tóquio. Já o último segmento, Cannon Fodder, de Katsuhiro Otomo (Akira), mostra um dia na vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos.

classificação indicativa: 16 anos

25.07 qua 19h00 | 02.08 qui 16h00

 

 

 

Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro)

Japão, 1988, cor, 86. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”TuLX50_5UAI” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Duas garotas, Mei e Satsuki, mudam-se para um novo lar próximo ao hospital em que sua mãe está internada. Em seu jardim há uma árvore extremamente larga que serve de casa para três totoros, seres mágicos que atuam como guardiões da floresta.

classificação indicativa: livre

27.07 sex 16h00 | 01.08 qua 19h00

 

 

Nausicaä A Princesa do Vale dos Ventos (Kaze no Tani no Nausicaä)

Japão, 1984, cor, 116. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”rjWxj1uf3Lo” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Num futuro distante, após a destruição quase total do planeta durante os sete dias de fogo, a humanidade se esforça para sobreviver em um mundo arruinado, dividido em pequenas populações e impérios, isolados uns dos outros por uma floresta de plantas e insetos gigantes em que tudo é tóxico, incluindo o ar. Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor este ambiente nocivo ao mesmo tempo em que busca salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

classificação indicativa: 14 anos

30.07 seg 16h00 | 09.08 qui 19h00

 

 

Porco Rosso (Kurenai no Buta)

Japão, 1992, cor, 94. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”BabUHhsbGJY” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso por conta de sua aparência de um suíno humanoide, é um exímio aviador que trabalha como caçador de recompensas após o fim da Primeira Guerra Mundial, enfrentando piratas aéreos na Itália fascista do começo dos anos 1930.

classificação indicativa: 10 anos

24.07 ter 16h00 | 30.07 seg 19h00

 

 

Princesa Mononoke (Mononoke Hime)

Japão, 1997, cor, 133. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”pkWWWKKA8jY” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Ashitaka é o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender sua aldeia de um demônio criado pela violência humana. Assim, ele viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. Lá, encontra um local devastado pelo conflito entre os humanos e os deuses da floresta.

classificação indicativa: 14 anos

24.07 ter 19h00 | 06.08 seg 16h00

 

 

 

O Serviço de Entregas de Kiki (Majo no Takkyûbin)

Japão, 1989, cor, 103. Exibição digital. Direção: Hayao Miyazaki

 

[kkytv id=”8vj4y2Mmq7g” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Kiki é uma jovem bruxa que, ao completar 13 anos, deve aprender a se virar sozinha. Com a sua vassoura, ela segue para a cidade de Koriko e, para sobreviver, começa a ajudar em um serviço de entregas, na companhia de seu gato Jiji.

classificação indicativa: livre

26.07 qui 16h00 | 03.08 sex 19h00

 

 

Tokyo Godfathers (Tōkyō Goddofāzāzu)

Japão, 2003, cor, 91. Exibição digital. Direção: Satoshi Kon

 

[kkytv id=”7Q6mcx2qF4Q” width=”600″ height=”445″]

 

Sinopse: Em Tóquio, as vidas de três moradores de rua são transformadas para sempre quando eles encontram um bebê abandonado no lixo em plena véspera de Natal. Com o Ano Novo se aproximando, os três marginalizados membros da sociedade se juntam para desvendar o mistério do abandono da criança e o destino dos pais.

classificação indicativa: 16 anos

23.07 seg 19h00 | 03.08 sex 16h00

 

 

 

CURTAS-METRAGENS DE KIHACHIRO KAWAMOTO:

 

The Breaking of Branches Is Forbidden (Hanaori)

Japão, 1968, cor, 14. Exibição digital. Direção: Kihachiro Kawamoto

 

 

Sinopse: Um monge ordena a um jovem discípulo que tome conta de uma bela cerejeira de seu jardim. O rapaz, que tem uma queda por saquê, acaba adormecendo, mas é acordado por dois estranhos que lhe oferecem justamente um pouco da bebida para convencê-lo a deixá-los entrar no jardim de seu mestre.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

An Anthropo-Cynical Farce (Kenju Giga)

Japão, 1970, p&b, 8. Exibição digital. Direção: Kihachiro Kawamoto

 

 

Sinopse: Uma corrida de cães é interrompida por um apresentador que prende peixes às coleiras dos animais e os faz correr em círculos. A plateia não aprova sua intervenção e passa persegui-lo.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

The Trip (Tabi)

Japão, 1973, cor, 12. Exibição digital. Direção: Kihachiro Kawamoto

 

 

Sinopse: Uma jovem garota parte em uma viagem surreal e metafísica por um cenário de pesadelo sobreposto a cenas de beleza clássica, durante a qual aprenderá tudo a respeito da dor e do prazer da vida.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

Dojoji Temple (Dôjôji)

Japão, 1976, cor, 19. Exibição digital. Direção: Kihachiro Kawamoto

 

 

Sinopse: Durante uma peregrinação, um monge ancião e seu jovem discípulo encontram-se com uma misteriosa mulher capaz de se transformar em uma gigantesca serpente branca.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

CURTAS-METRAGENS DE NAYOYUKI TSUJI:

 

Trilogy About Clouds (Mittsu no Kumo)

Japão, 2005, cor, 13. Exibição digital. Direção: Naoyuki Tsuji

 

 

Sinopse: Composta de três minifilmes ou sketches (Breathing Clouds, Looking at a Cloud e From the Cloud), esta Trilogia Sobre Nuvens narra de maneira poética e minimalista uma história sobre a sucessão circular da vida e da morte. Exibido na seleção oficial do Festival de Cannes.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

The Rule of Dreams (Yoru no Okite)

Japão, 1995, cor, 5. Exibição digital. Direção: Naoyuki Tsuji

 

 

Sinopse: Insone, um homem nu é atingido por um tiro disparado por um invasor. Sua alma separa-se então de seu corpo e parte numa jornada durante a qual se depara com criaturas e ambientes inusitados.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

The Gate of Confusion (Kiekaketa Monogataritachi no Tame Ni)

Japão, 1994, cor, 5. Exibição digital. Direção: Naoyuki Tsuji

 

 

Sinopse: Neste conto sombrio e surreal, um homem parte em uma jornada que se inicia nos Portões da Confusão e o leva ao encontro de diversos personagens estranhos, que o desafiam a livrar-se de seus fardos e libertar-se.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

Wake Up (Mezamero)

Japão, 1995, cor, 4. Exibição digital. Direção: Naoyuki Tsuji

 

 

Sinopse: Misturando animação de objetos e bonecos com a tradicional animação de traços simples, típica do diretor, este curta narra a jornada onírica de um personagem inominado por um mundo em que nada é o que aparenta e tudo está em constante mutação.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

A Feather Stare at the Dark (Yami o Mitsumiru Hane)

Japão, 2003, cor, 17. Exibição digital. Direção: Naoyuki Tsuji

 

 

Sinopse: Uma história situada em um mundo anterior ao nosso, um mundo de caos no qual as forces do bem e do mal, da luz e das trevas, entrelaçam-se para dar a chance de um novo mundo florescer. Dois seres alados se unem e voam para longe, carregando em um ovo uma criança. Quando a criança abre seus olhos, eles são imediatamente consumidos, um pelo fogo, outro pela água.

classificação indicativa: 14 anos

27.07 sex 19h00 | 01.08 qua 16h00

 

 

SERVIÇO

2ª MOSTRA ANIME

20 de julho a 09 de agosto de 2012

CINUSP Paulo Emílio

Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04

Cidade Universitária – São Paulo – SP

Entrada Franca

100 lugares

Fone: 11-3091-3540

Fax: 11-3091-3364

www.usp.br/cinusp

www.twitter.com/CINUSP

cinusp@usp.br

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *