BAIRRO DA LIBERDADE: Rua Galvão Bueno fica em estado de alerta a cada chuva forte

 

Chuva alaga Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade (foto: Luci Judice Yizima)

Chuva alaga Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Todo mundo sabe que alguns bairros da capital paulista alagam a cada chuva, isso não é novidade. No bairro da Liberdade não é diferente, os moradores e comerciantes locais tentaram impedir, sem sucesso, que a água das chuvas que acontecem regularmente todas as tardes entrem em seus estabelecimentos. As reclamações de alagamentos, segundo os moradores e comerciantes começaram a ocorrer, após a conclusão das obras de reformas e manutenção da Subprefeitura da Sé na Rua Galvão Bueno entre as Ruas São Joaquim e Fagundes.

Em entrevista ao Jornal Nippak o encarregado do estacionamento particular localizado no número 540 da Rua Galvão Bueno, Marcelo Teodoro Cordeiro fica em alerta quando ameaça a chover. “O caos começou após o término das obras da prefeitura”, diz. “Toda chuva forte que cai, não precisa durar muito tempo, escoa água para o subsolo do estacionamento. A água veio com tanta velocidade, com muita lama e sujeira que virou as duas guaritas de fibra que estavam no subsolo, inundou um carro de um cliente, que tivemos que arcar com os prejuízos de higienização do veículo a limpeza geral do estacionamento, uma situação angustiante a cada chuva”, lamenta Cordeiro, não sabendo para quem reclamar.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

Estacionamento particular localizado no número 540 da Rua Galvão Bueno fica em alerta quando ameaça a chover (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Segundo Célia Oi da Comunicação do Bunkyo – Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e de Assistência Social fala dos transtornos causados durante o período da obra. “Como se não bastasse a sujeira, o barulho, e o transtorno de mobilidade, a expectativa era que a situação melhorasse após a obra”, diz. “No entanto acabamos nos tornando refém da chuva, toda vez que chove temos que sair correndo da garagem. No final de dezembro fiquei 1h esperando a chuva passar para sair da garagem”, destaca Celia Oi.

 

“Para nós já está virando rotina, a qualquer chuva na Rua Galvão Bueno vira uma lagoa. É um transtorno para quem utiliza o estacionamento da entidade. Todo mundo aguentou heroicamente o barulho, a poeira das obras, e agora a chuva. Terminadas as obras de reformas e manutenção das galerias na Rua Galvão Bueno a expectativa era que a situação melhorasse, no entanto moradores, comerciantes e transeuntes se tornaram refém das chuvas, é lamentável”, finaliza Oi.

 

(Foto: Luci Judice Yizima)

“Para nós já está virando rotina, a qualquer chuva na Rua Galvão Bueno vira uma lagoa”, diz Celia Oi. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Em contato com a Subprefeitura da Sé informou que a responsabilidade das obras era da Secretaria de Infraestrutura (SIURB). Por e-mail a Secretaria de Infraestrutura Informa que existe uma obra da AES Eletropaulo na região da Rua Fagundes e da Rua Galvão Bueno e os danos citados são em decorrência desta obra. Faz quase 15 dias que SIURB está em contato com a Sub Sé para tomar providências neste caso, já que foi a obra da Eletropaulo que causou o entupimento das galerias, cortou a rede de água, e causou o alagamento no estacionamento e na região que não alagava. A obra da SIURB melhorou o local.

 

(Foto: Luci Judice Yizima)

Já foram realizadas as limpezas das bocas de lobo e do sistema de drenagem, tanto por SIURB, quanto pela Subprefeitura da Sé. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, esta vistoriando o local sistematicamente.  Já foram realizadas as limpezas das bocas de lobo e do sistema de drenagem, tanto por SIURB, quanto pela Subprefeitura da Sé.  A obra realizada por SIURB ocorreu para  a implantação da ligação de galerias, entre a rua Galvão Bueno e rua Fagundes,  para aliviar o excesso de vazão na rua Fagundes que provocava alagamentos na rua Galvão Bueno. A obra de SIURB foi concluída em agosto de 2014.

“Assim que tomamos conhecimento do alagamento em dezembro de 2014 realizamos vistorias constantes em conjunto com a Subprefeitura da Sé, e conversando com a Eletropaulo que tem obra em andamento no local. A Eletropaulo está ciente do que vem ocorrendo no local, e que não há como a obra concluída de SIURB carrear detritos de concreto para as bocas de lobo.  Mesmo assim, tanto a SIURB, quanto a Sub Sé, está constantemente verificando o que vem ocorrendo na rua Galvão Bueno, e tomando todas as providências para sanar o problema”, conclui a Assessoria de Imprensa da SIURB.

 

resized_20150121_134346

Por outro lado a AES Eletropaulo se defende, e informa que no local está em andamento uma obra do sistema subterrâneo da distribuidora, obra esta necessária para o acréscimo de carga de um cliente. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Por outro lado a AES Eletropaulo se defende, e informa que no local está em andamento uma obra do sistema subterrâneo da distribuidora, obra esta necessária para o acréscimo de carga de um cliente. A concessionária acrescenta que não há indícios que esta obra tenha provocado danos ao sistema de escoamento de água. A distribuidora esclarece ainda que fará contato com a SIURB para agendar uma visita técnica ao local.

Conclusão, até o final da matéria os órgãos envolvidos iriam marcar uma visita conjunta para averiguar de quem era a responsabilidade dos entupimentos das galerias e boca de lobo que estão provocando as inundações. A reportagem contou com o apoio do vereador Aurélio Nomura, que se comprometeu através de sua assessoria a interceder juntos aos órgãos envolvidos a resolver o problema.

 

(Luci Júdice Yizima)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ORQUÍDEAS: 16ª Exposição Nacional começa nesta sex...   16ª Exposição Nacional começa nesta sexta em Campinas (foto: Associação Campineira de Orquidofilos)   Nem tudo são flores em nos...
KARAOKÊ: Liga Centro-Oeste realiza a Seletiva para...   Miki Ojima também está classificada (Foto: Celia Kataoka)   A cada ano, o número de cantores aumenta na Liga Centro-Oeste da Can...
ARTES: MHIJB apresenta a exposição ‘Tomoo Handa &#... Pintor, desenhista, historiador, escritor e jornalista, Tomoo Handa (Utsunomiya, Japão, 1906 - Atibaia, SP, 1996) desembarcou no Brasil em 1917, com a...
VISITA DO PRIMEIRO-MINISTRO: No Bunkyo, Shinzo Abe...   O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reservou para o dia 2 (sábado), o último dia de sua curta estadia no país e  justamente para o Bun...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *