BEISEBOL E SOFTBOL: Cerimônia celebra 70 anos de fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol

Uma cerimônia singela realizada no último dia 22, no Hotel Vila Rosa, no bairro da Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), marcou o 70º aniversário de fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol (FPBS). Estiveram presentes, além do presidente da entidade, Olivio Sawasato; o presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Jorge Otsuka; o cônsul do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Tomohiro Yanagisawa e dirigentes e presidentes de clubes, entre eles Valter Sassaki (presidente do Nippon Country Club); a presidente do São Paulo Gigantes Beisebol e Softbol Clube, Claudia Seguchi; o presidente do Anhanguera, Claudio Takeda e o vice-presidente do Cooper, Julio Horita, entre outros.

 

Cerimônia celebra 70 anos de fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol. Foto: Aldo Shiguti

Cerimônia celebra 70 anos de fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol.  Foto: Aldo Shiguti

 

Na ocasião, foram entregues também os prêmios do 14º Campeonato Paulista de Beisebol Adulto, que teve o Anhanguera como equipe campeã. O destaque individual ficou por conta do atleta Luis Cobas, do Anhanguera, eleito o Melhor Receptor, Melhor Empurrador de Carreiras, Melhor Rebatedor, Manager Campeão e Melhor Jogador da competição. Rodrigo Queiroz Honda, também do Anhanguera, ganhou o Prêmio de Melhor Jogador pela votação popular.

 

Comissão Organizadora do 14º Campeonato Paulista prestou homenagem ao presidente da FPBS Foto: Aldo Shiguti

Comissão Organizadora do 14º Campeonato Paulista prestou homenagem ao presidente da FPBS Foto: Aldo Shiguti

 

Em seu discurso, o presidente da CBBS ressaltou a contribuição da FPBS para o desenvolvimento do beisebol brasileiro. “À medida que o tempo vai passando, o beisebol está deixando de ser um esporte de japoneses. Tanto que hoje mais da metade da seleção brasileira é formada por jogadores não descendentes de japoneses”, explicou Jorge Otsuka.
“Uma vitória que nós conseguimos com a ajuda da Federação Paulista e demais federações”, disse o dirigente, que lamentou o episódio envolvendo as equipes do São Paulo e do Gigantes no último dia 8, em Marília (SP), em partida válida pela última edição do Campeonato Brasileiro e que acabou em uma briga generalizada. “Coisa ruim se espalha rapidamente e fomos questionados pela Major League. Enquanto eu for presidente da Confederação não vou aceitar esse tipo de coisa”, afirmou Otuka.

 

Cônsul Tomohiro Yanagisawa. Foto: Aldo Shiguti

Cônsul Tomohiro Yanagisawa. Foto: Aldo Shiguti

 

Já o atual presidente da FPBS, Olivio Sawasato lembrou que “são 70 anos de luta e dedicação”. “Passamos muitas fases tanto no beisebol como no softbol. Em 2020, em Tóquio, no Japão, as duas modalidades farão parte novamente do programa olímpico”, disse Sawasato, que lembrou a trajetória da entidade no país. “A Federação Paulista é uma das entidades esportivas mais antigas da comunidade nipo-brasileira e até a década de 90, quando foi fundada da Confederação, representou o beisebol nacional. Entre outras conquistas, ajudou a construir o Estádio Mie Nishi, no Bom Retiro, e temos orgulho de falar que o primeiro atleta a se transferir para o beisebol profissional americano, José Augusto Pett, e o primeiro a atuar no beisebol japonês, Henrique Tamaki, eram filiados à FPBS. Além deles, a Mika Someya se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica com a seleção japonesa em 2008”, disse o dirigente, acrescentando que também está encerrando seu ciclo na entidade.

 

Sawasato com o presidente da CBBS e Reimei Yoshioka (ex-FPBS). Foto: Aldo Shiguti

Sawasato com o presidente da CBBS e Reimei Yoshioka (ex-FPBS). Foto: Aldo Shiguti

 

“Também eu estou completando 70 anos de idade, o que significa quase que uma vida inteira dedicada ao esporte”, explicou Sawasato, afirmando, porém, que está encontrando dificuldades para preparar seu sucessor.

 

Luis Cobas, do Anhanguera, foi o destaque da competição. Foto: Aldo Shiguti

Luis Cobas, do Anhanguera, foi o destaque da competição. Foto: Aldo Shiguti

 

“Isso porque somos abnegados, ou seja, não recebemos nada. Ao contrário, só gastamos do nosso próprio bolso. Nesta gestão, por exemplo, tanto o Cooper como o Nippon Blue Jays indicaram vice-presidentes, mas na hora agá ninguém quer assumir”, lamentou o dirigente.

 

Rodrigo Honda, do Anhanguera, recebe o troféu de equipe campeã. Foto: Aldo Shiguti

Rodrigo Honda, do Anhanguera, recebe o troféu de equipe campeã. Foto: Aldo Shiguti

 

melhor-interbases-caue-cintra-de-atibaia-640x480

Melhor Interbases – Caue Cintra (Atibaia). Foto: Aldo Shiguti

 

melhor-jardineiro-esquerdo-gustavo-henrique-de-souza-do-anhanguera-640x480

Melhor Jardineiro Esquerdo – Gustavo Henrique de Souza (Anhanguera)

 

melhor-primeira-base-luciano-takayama-de-atibaia-640x480

Melhor 1ª Base – Luciano Takayama (Atibaia)

 

melhor-segunda-base-dan-fukuzawa-do-anhanguera-640x480

Melhor 2ª Base – Dan Fukuzawa (Anhanguera)

 

melhor-tercerira-base-marcelo-kohara-medicina-usp-640x480

Melhor 3ª Base – Marcelo Kohara (Medicina)

 

premiacao-atibaia-terceira-colocada-640x480

Atibaia – Terceira Colocada. Foto: Aldo Shiguti

 

 

premiacao-vice-campea-medicina-usp-640x480

Medicina – Vice-campeão. Foto: Aldo Shiguti

 

rei-do-quadrangular-thiago-campos-magalhaes-do-anhanguera-640x480

Rei do Quadrangular – Thiago Campos Magalhães (Anhanguera). Foto: Aldo Shiguti

 

melhor-arremessador-murilo-gouveia-de-atibaia-640x480

Melhor Arremessador – Murilo Gouveia (Atibaia)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SOFTBOL: Nikkei Curitiba fatura título da Taça Bra... Com uma vitória sobre a equipe do Gecebs por 2 a 0, o Nikkei de Curitiba faturou o título da 14ª edição da Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes...
    NIPPAK PESCA: Baiacu arara (Lagocephalus laevigatu... Por Marcelo Szpilman     Coloração: Dorso cinza esverdeado a cinza escuro, flancos prateados e ventre branco. Os espécimes jove...
    KOKUDO: Grupo de Jovens do Niten visita crianças d... O Hayabusa (Grupo de Jovens do Instituto Niten) realizou este mês uma visita à ACTC – Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adoles...
    RETROSPECTIVA 2012 – Jornal Nippak Selecionou Foto... JANEIRO   10º Dan do gran mestre Yasunori Yonamine recebe Título de Cidadão Paulistano (foto: Luci Judice Yizima)     ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *