CIDADES/ANDRADINA: Jamil Ono ganha dois destaques no Prêmio Prefeito Empreendedor

No  último dia 29, o Sebrae-SP consagrou o prefeito de Andradina (SP), Jamil Ono (PT),  com duas premiações na 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. A premiação aconteceu diante de aproximadamente 4 mil pessoas que acompanharam a cerimônia de entrega do prêmio realizada no Transamérica Expocenter. O Sebrae-SP homenageou também os 91 gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, com o Selo Prefeito Empreendedor.

O evento contou com a participação do vice-governador Guilherme Afif  Domingos, do presidente Nacional do Sebrae Luiz Barreto, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, do Deputado Estadual Itamar Borges, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do ex-governador José Serra entre outras autoridades.

A cidade de Andradina, com cerca de 60 mil habitantes, se diferenciou por traçar novas diretrizes na regulamentação das micro e pequenas empresas, que garantiu destaque ao prefeito Jamil Akio Ono em duas categorias: Lei Geral Municipal e Crédito e Capitalização

Sobre a premiação Jamil faz a ressalva que não se trata de uma conquista somente da administração, mas da somatória do trabalho, ajuda, contribuição e disposição de todos que colaboram e atuam no empreendedorismo da cidade.

“Se não conseguimos ser o melhor do mundo podemos ajudar a fazer um mundo melhor”, foi a frase do prefeito Jamil Ono (PT), relacionando o crescimento da região no Estado, já que também foram premiados com o Selo Prefeito Empreendedor as cidades de Guararapes, do prefeito Edenilson de Almeida (Dede), Ilha Solteira, prefeito Edson Gomes, Sud Mennucci, prefeito Celso Junqueira, e Birigui, prefeito Wilson Borini.

Jamil Ono e Gilberto Kassab (foto: arquivo pessoal)

“Fico feliz em receber esse prêmio hoje, quando temos uma realidade muito diferente de 25 anos atrás, quando eu era estudante e o Brasil pertencia ao Terceiro Mundo. Hoje o país é a sexta economia do mundo e há oportunidades iguais de desenvolvimento à todos”, disse ao referir-se às políticas publicas de desenvolvimento que vem implantando desde que assumiu o cargo, em 2009.

Jamil Akio Ono segue agora para a próxima fase da premiação, junto com os demais destaques da noite e o vencedor global. Eles concorrerão, em Brasília, ao troféu nacional, em cerimônia que será realizada em maio.

 

Lei Geral Municipal – Ao assumir a prefeitura, em 2009, uma das principais determinações de Ono foi o apoio efetivo aos pequenos negócios locais. O primeiro passo foi ajustar a legislação vigente, da década de 70, incorporando o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

A regulamentação da Lei Geral das pequenas empresas deu espaço para implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Andradina (Prodesan), com a meta de acelerar o progresso do município por meio de incentivos fiscais e medidas de apoio, facilitando a instalação e ampliação de empresas dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços. Entre os autores da lei estão o assessor jurídico Hygor Grecco, o coordenador de Gestão Pública, Norival Nunes, e o assessor de Desenvolvimento Econômico Antônio Alberto de Moura Paulino, o Dé.

Outra novidade prevista no Prodesan é que estabelecimentos comerciais passaram a ter autorização para funcionar em residências, desde que regularizados.

“Andradina está em plena expansão empresarial, e por isso o município precisava de uma lei moderna e versátil que promova a o apoio a novos projetos visando oferecer novas oportunidades aos nossos empreendedores, sejam eles de qualquer tamanho”, disse o Antônio de Moura Paulino.

Também integram o pacote ‘pró pequena empresa’ o incentivo à formalização dos empreendedores individuais, o apoio ao crédito e a abertura do mercado de compras públicas às micro e pequenas empresas do município.

“Essa lei foi pensada para promover um desenvolvimento sustentável que contemplasse do empreendedor individual até o grande investidor, em contraposição a lei anterior que contemplava tão poucos. Agora o acesso aos incentivos é mais democrático e realmente do tamanho de cada investidor”, disse Hygor Grecco.

 

Crédito e Capitalização – Para alavancar os pequenos negócios, tratados como principal vetor de crescimento de Andradina, Jamil Ono decidiu investir na concessão de microcrédito para os empreendedores locais.

O município apostou em infraestrutura, compra de equipamentos e contratação de agentes de crédito para o Banco do Povo. Com as campanhas e mutirões de divulgação nos bairros, a oferta de crédito por parte do governo estadual dobrou em 2011, passando de R$ 500 mil para R$ 1 milhão por ano.

“Nosso trabalho foi mesmo de bater a porta das pessoas e empresas divulgando e oferecendo crédito o que fez que o Banco do povo fosse conhecido e fizesse parte da vida das pessoas”, disse o gestor voluntário do Banco Ari Guimaraes Soares.

O aumento da oferta de crédito em Andradina já rendeu premiações ao município, a cidade conquistou por três anos consecutivos a premiação de melhor desempenho e por três anos a primeira colocação no Mutirão de Microcrédito, ambos destaques dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes.

A agência de Andradina é comandada pelo gestor voluntário Ari Guimarães Soares, e coordenada pelas agentes locais Andrea Moreira e Adriana Previatto.

“Estamos felizes pois executamos um trabalho que melhora a vida das pessoas que saem da informalidade e acabam ajudando a cidade a crescer”, disse Adriana.

 

Sebrae – Durante o evento, o prefeito destacou a atuação do Sebrae através do trabalho desenvolvido pelo presidente nacional da instituição, Luiz Barreto, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.

Com relação às pessoas que atuam pelo Sebrae o prefeito destacou “que são como amigos incondicionais, que conhece nossa realidade, nossos defeitos e principalmente as fraquezas, mas que mesmo assim vem acreditando, ajudando e amando nossa cidade sem reserva”.

No PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae de Andradina, o prefeito destaca o empenho das atendentes Dé, Nair Mendes Andrade e Cintia Minini Calister. Também agradece o apoio que os agentes regionais do Sebrae/Araçatuba, desprende à cidade, através de Marco Aurélio, José Cavalcante e Roderick Miyoshi.

(da Redação) 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GUEINOSAI 2015 DA ALTA SOROCABANA A Hansoro - Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, em parceria com a ACEPP - Associação Cultural Esportiva de Paraguaçu Paulista, vai...
BAIRRO ORIENTAL: Banheiro Público da Rua Galvão Bu... Fechados há sete anos, os banheiros públicos no bairro da Liberdade, estão com os dias contados. Cansado de ver pessoas querendo usar o banheiro de se...
BAIRRO ORIENTAL: PRAÇA DA LIBERDADE PODE MUDAR DE ... Se depender do presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, e do delegado aposentado da Polícia Federal, Ma...
SOCIAL: Exposição Japan: Kingdom of Characters (Ja...   Exposição – Na noite de 06 de junho a Fundação Japão promoveu em parceria com o Sesc São Paulo a exposição Japan: Kingdom of Characters (Jap...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *