CIDADES/MARINGÁ: Prefeito e cônsul entregam equipamentos para o Parque do Japão

O prefeito de Maringá (PR), Roberto Pupin e o cônsul geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, entregaram no dia 22, equipamentos agrícolas para o Parque do Japão. A entrega fez parte das comemorações aos 104 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

As doações, que incluíram trator, uma Hilux e equipamentos, foram viabilizados com verba do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC) do Governo Japonês, totalizando um valor de aproximadamente R$167 mil.

 

Cônsul do Japão, Noboru Yamaguchi, disse ser uma enorme satisfação participar das comemorações em Maringá (foto: divulgação)

 

O prefeito Roberto Pupin agradeceu o cônsul pela doação dos equipamentos para o Parque do Japão. “Agradeço o consulado geral do Japão no Paraná, por estar sempre junto com os projetos de Maringá, e pelos equipamentos doados através do APC. Essas doações serão muito úteis para nosso parque. Com certeza a comunidade japonesa está muito feliz por ter a presença do Cônsul nesta data tão importante para a colônia”, declarou o prefeito.

Os veículos serão destinado ao Curso de Formação Técnica Profissionalizante de Jardineiros e Paisagismo, realizado em parceria com Senai/PR. O curso é gratuito e aberto a toda comunidade. O Parque do Japão possui cerca de 100 mil metros quadrados, e o jardim japonês ocupa a metade deste espaço.

O cônsul do Japão Noboru Yamaguchi, disse ser uma enorme satisfação participar das comemorações da Imigração Japonesa em Maringá. “Estou muito feliz em entregar esses equipamentos para o parque. Já visitei o parque várias vezes e a cada visita o local está ainda mais belo. Nosso desejo é que esse recursos sejam muito bem utilizados. Desejo que esse parque se torne cada vez mais o símbolo de relacionamento entre os dois países”, frisou o cônsul.

O presidente da Oscip Parque do Japão, Massayoshi Siraichi, disse que a data é muito especial. “Hoje estamos recebendo esses equipamentos que vão nos possibilitar melhorar ainda mais nosso parque. Desejamos que esse projeto da APC continue ajudando muitas outras entidades”.

 

Presidente da Oscip Parque do Japão, Massayoshi Siraichi, destacou a data como sendo muito especial (foto: divulgação)

 

A manutenção do Jardim Japonês exige conhecimento técnico sobre jardinagem e paisagismo. O objetivo do curso, que irá utilizar os equipamentos doados, é capacitar voluntários, inclusive alguns vindos do Japão para participar dos mutirões e repassar conhecimento.

O presidente da Acema, Afonso Shiozaki, falou da importância do parque para a colônia japonesa. “Esse parque é referência para muitas outras cidades. Maringá tem uma colônia muito unida. Por isso quero agradecer essas doações, que com certeza vão ajudar na manutenção do local e deixar o parque ainda mais belo. O Parque do Japão é um dos pontos turísticos mais bonitos de nossa cidade”, disse.

De acordo com o presidente da Câmara, Mário Hossokawa, Maringá é uma cidade privilegiada, por contar com Parque do Japão, com o maior jardim de estilo oriental fora do Japão, que tem tirado elogios dos visitantes japoneses. “E hoje temos a honra de receber aqui o Cônsul para a entrega desses equipamentos que vão melhorar ainda mais esse local. Com certeza esse parque é motivo de orgulho para a colônia japonesa”, comemorou Hossokawa.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ANDRADINA: Tamiko Inoue toma posse como prefeita e... Tamiko Inoue (PCdoB) recebeu a faixa de prefeita de Jamil Ono (PT) durante cerimônia de posse, no último dia 1º, na Câmara Municipal de Andradina. Alé...
CIDADES/SUZANO: Com feijoada e macarrão de arroz, ...   A Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas), com apoio da Prefeitura de Suzano, realizará nos dias 18 e 19, a terceira edi...
MARINGÁ-PR: O 24º Festival Nipo Brasileiro de Mari...   Bon Odori (foto: divulgação) A comunidade japonesa está em contagem regressiva para o Festival Nipo Brasileiro de Maringá, que este ano ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: A MELHOR CERVEJA E GRÁTIS   (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   O Katsuji Suzuki, 83 anos, solteiro, sempre viveu, até há pouco tempo, sozinho em um sítio de sua...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *