COMUNIDADE: Cotia Seinen realiza evento para celebrar aniversários de associados

O tenor japonês Kohdo Tanaka que há 20 anos presta trabalho voluntário em igrejas e entidades assistenciais da comunidade, foi homenageado pelo deputado estadual Hélio Nishimoto, na solenidade de comemoração de 70, 77, 80 e 88 anos de associados da Cotia Seinen Renraku Kyoguikai, realizado no último dia 15,  na sede da Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade.

 

Grupo de homenageados presentes na solenidade realizada na Associação Miyagui Kenjinkai. Foto: Osmar Maeda

 

Shiguero Orita entrega placa a Kohdo Tanaka. Foto: Osmar Maeda

 

A entrega da placa e leitura da homenagem a Kohdo Tanaka foi feita pelo assessor parlamentar Shiguero Orita, na presença do presidente da Cotia Seinem, Susumu Maeda, da pianista e esposa do tenor, Hiroko Tanaka, da cônsul geral adjunta do Consulado do Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi, do presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Jorge Yamashita  e do presidente do Comitê Executivo da  Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, Yoshiharu Kikuchi.

 

Discurso de Yoshiharu Kikuchi. Foto: Osmar Maeda

 

A cônsul adjunto, Hitomi Sekiguchi participa do corte do bolo. Foto: Osmar Maeda

 

Kohdo Tanaka tem 80 anos, sendo 57 de carreira artística. É graduado em música pela Faculdade de Pedagogia da Universidade de Shimane. Foi bolsista do Conservatório Nacional de Música Verdi, de Milão e do Seminário Internacional de Opera Mario Del Mônaco de Ópera Carlo Coccia, pelo Ministério de Educação e Cultura da Itália. Foi vencedor de concursos e figurou no papel principal de tenor em diversas óperas consagradas.

 

Hitomi Sekiguchi , cônsul adjunta discursa no evento. Foto: Osmar Maeda

 

É professor de pós-graduação da Universidade de Arte de Osaka e ostenta títulos honoríficos como Embaixador Cultural da China e Conselheiro Honorário do Centro de Pesquisa Artística Kohdo Tanaka. Professor emérito de 23 universidades, incluindo o Conservatório de Tenshin e a Faculdade de Pedagogia de Seinan.

 

Yoshiaki Furusato, 88 anos, o homenageado mais experiente presente na solenidade. Foto: Osmar Maeda

 

Aniversariantes – A solenidade de comemoração dos 70, 77, 80 e 88 anos de associados da Cotia Seinen – imigrantes japoneses do pós-guerra, que vieram com o apoio inicial da Cooperativa Agrícola de Cotia e se instalaram como agricultores no Brasil – foi marcado por muitos reencontros e conversas de quem há tempo não se viam, estiveram presentes 125 associados e familiares de vários estados brasileiros como Acre, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Foram homenageados 139 associados.

 

Discurso de Susumu Maeda. Foto:Osmar Maeda

 

No seu discurso, o presidente Susumu Maeda destacou a importância do evento que reuniu os integrantes dos primeiros grupos de jovens que se imigraram para o Brasil no período pós-guerra. Enfatizou também a importância do intercâmbio pessoal promovido pela Cotia Seinem Renraku Kyoguikai que a partir de 2010, passou a levar imigrantes da segunda e terceira geração para visitar o Japão. Ele se mostrou otimista com relação à sucessão da associação de “Renraku Kyoguikai” ser feita pelas famílias do Cotia Seinem, que tem atuação marcante na sociedade nipo-brasileira. “Dessa forma estaremos contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e fortalecendo as relações entre os povos”, finaliza Maeda.

 

Homenagem a aniversariante. Foto: Osmar Maeda

 

A Cotia Seinen Renraku Kyoguikai conta atualmente com 1.810 associados e sua sede social está instalada na rua Teodoro Sampaio,  2.550 – 2º andar – sala 25, em Pinheiros. Contatos pelo telefone (11) 3031-1123 ou e-mail admin@cotiaseinem.org.

 

Tenor com a esposa, Susumu Maeda, Orita e a cônsul adjunta
Hitomi Sekiguchi. Foto: Osmar Maeda

 

Related Post

CARNAVAL 2015: Nikkeis vivem a expectativa de desf... Quem gosta de samba e quer experimentar a sensação de desfilar na passarela do samba no Anhembi no Carnaval 2015, eis que surge uma grande oportunidad...
MOGI DAS CRUZES: 26º Furusato Matsuri espera 15 mi... A Associação dos Agricultores de Cocuera realiza neste fim de semana (12 e 13), em sua sede, no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes, a 26ª edição do...
KARAOKÊ: Próxima parada: Brasileirão da ABRAC, em ...   Em virtude do 29º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa que ocorrerá em Campinas, nos dias 25, 26 e 27 de julho, as regionais de todo o Bra...
KARAOKÊ: Yuka Osawa conquista o Grand Prix do 23º ... Com “Aitakute Ima”, de Misia, a paulistana Yuka Osawa, de 32 anos, conquistou, pela primeira vez, o Grand Prix do 23º Concurso de Karaokê do Estado de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *