COMUNIDADE: Formatura de curso e keirokai movimentam Associação Tochigi

No último dia 17, a Associação Centro Cultural Tochigi do Brasil realizou em sua sede social, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), a formatura do Curso de Liderança e Oratória e o seu keirokai (homenagem aos associados com mais de 75 anos).

 

Evento serviu para comemorar a formatura do Curso de Liderança e Oratória e também o Keirokai. Foto: Jiro Mochizuki

 

A festa teve início com a cerimônia de formatura, com a mesa composta por: Tomoe Fukuda (diretor da Associação Tochigi), Shiguero Orita (coordenador do curso), Augusto Sakamoto (presidente da Associação Tochigi e orientador do curso), o deputado Hélio Nishimoto (paraninfo da turma), e Célia Wada (presidente da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida do Estado de São Paulo).

 

O deputado Hélio Nishimoto foi o paraninfo da Turma. Foto: JIro Mochizuki

 

Nos seus discursos, o coordenador do curso Shiguero Orita e o orientador Augusto Sakamoto destacaram a importância da iniciativa, que tem como objetivo formar novos líderes e ajudar as pessoas nos seus relacionamentos familiares, com os amigos e também no trabalho. “Esse curso ajuda a pessoa se expressar melhor, argumentar, debater e também negociar melhor”, finaliza Orita.

O deputado Hélio Nishimoto lamentou o momento atual e destacou a importância e a necessidade de cursos como esse na formação e preparação de novos lideres. “Estamos precisando de novas lideranças”, disse Nishimoto, que já presidiu por duas vezes a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Hélio Nishimoto entrega certificado para Veronica Onuki. Foto: Jiro Mochizuki

 

Célia Wada, da CMQV, falou da índole dos japoneses, de serem mais reservados, porém destacou o comprometimento dos nikkeis em projetos e trabalhos em todas as áreas e enfatizou a importância de cursos como esse, que ampliam a capacidade do indivíduo na área pessoal e profissional.

Em seguida, os formandos, um a um, apresentaram e falaram das razões e motivos que os levaram a fazer o curso e deram um breve relato do seu aprendizado. Todos elogiaram a forma e o conteúdo do curso, que foi dividido em 10 aulas semanais, cada uma com cerca de 2h30.

 

Augusto Sakamoto, presidente do Tochigi Kenjinkai e orientador do curso. Foto: Jiro Mochizuki

 

Opiniões – O arquiteto Fernando Kenzo Onuki, 32 anos, disse que recebeu grande incentivo da mãe Julia e afirmou: “saio muito melhor do que quando entrei, o curso é muito bom e certamente vai me ajudar no relacionamento em casa, com os amigos e também no trabalho”. Opinião que é compartilhada por outra formanda, a sua prima Verônica, que aprovou a parte prática do curso. “Os resultados eram visíveis de uma aula para outra”, finaliza a jovem designer gráfica.

 

Fernando K. Onuki entre Shiguero Orita, coordenador do curso e o deputado Helio Nishimoto, paraninfo da turma. Foto: Jiro Mochizuki

 

A estudante de medicina Nicole Takakura Gaggioli e Tiago Naoto Kamigasawa, analista de desenvolvimento de sistemas, também só tinham elogios para o curso. “Antes eu era a mais quietinha do grupo, tinha muita dificuldade para falar e hoje melhorei muito neste aspecto”, conta a otimista Nicole. Tiago disse que o curso o ajudou a se expressar melhor e perdeu o medo de falar em público.

 

Estudante Nicole T. Giggio. Foto: Jiro Mochizuki

 

Receberam o certificado de conclusão do Curso de Liderança e Oratória da Associação Tochigi: Akira Okiyama Martins, Cyntia Naomi Hirose, Eliana Junko Ishizuka, Elisa Toshie Saito, Fernando Kenzo Onuki, Henrique Kenzo Kuroki, Henrique Hiroshi Yokota, Kimiko Funai, Lilian Emi Kuroki, Lina Lopés, Marcio Jun Toyoda, Mayumy Zukeran, Michele Mayu Miyamoto, Nicolas Massatomo Nagao, Nicole Takakura Gaggioli, Sandra Tieko Inoue, Tiago Naoto Kamegasawa e Verônica Yuri Onuki.

 

Almoço. Foto: Jiro Mochizuki

 

A cerimônia de formatura contou com a presença de muitos familiares, em especial dos pais que participaram do emocionante keirokai, onde foram homenageados 36 associados e associadas com mais de 75 anos.

Todos os presentes participaram de um concorrido almoço oferecido pela diretoria da tradicional associação nikkei. Como todas as festas da comunidade, esta também contou em sua parte final com um animado karaokê.

 

(Osmar Maeda, especial para o Jornal Nippak)

 

Related Post

RIO 2016: Japan House abre suas portas nesta sexta... Sede dos próximos Jogos Olímpicos, Tóquio marca presença nos Jogos Rio 2016 apresentando um pouco da cultura local e convidando os brasileiros a parti...
EVENTO: Praça da Liberdade se prepara para o 48º H...   Durante a semana de 07 a 11 de abril, das 10h às 16h acontece o tradicional Hana Matsuri – Festa das Flores, onde será montado um altar na P...
ENTRETENIMENTO: Joe Hirata comanda Snack Bar no N... Depois do sucesso do Nikkey Dinner Show, onde recebeu o amigo Norio Shirasaka, o cantor Joe Hirata parte para mais uma empreitada em parceria com o Ni...
CIDADES: Região Noroeste de SP tem apoio de Ihoshi... Berço da imigração japonesa em São Paulo, a região noroeste paulista tem recebido a ajuda de um grande aliado no desenvolvimento dos municípios que in...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *