COMUNIDADE: Organizadores comemoram sucesso da 38ª Festa da Azaléia

Realizada no último dia 31, a 38ª Festa da Azaléia do Yassuragui Home/ Akebono Home reuniu um grande público na sede da entidade, em Guarulhos (SP). “Neste ano procuramos conciliar a data da nossa festa com a movimentada agenda da comunidade nikkei que nesta época, conta com muitos eventos. O tempo bom, aliado ao espírito de solidariedade das pessoas fizeram com que tivéssemos uma bonita festa” comemoraram os presidentes Jun Suzaki (Yassuragui Home) e Makoto Yasutake (Akebono Home).

 

Ricardo Nakase foi uma das atrações da programação da 38ª Festa da Azaleia. Foto: Osmar Maeda.

Ricardo Nakase foi uma das atrações da programação da 38ª Festa da Azaleia.
Foto: Osmar Maeda.

 

Em seu discurso, Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo – Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo, destacou o trabalho dos organizadores, o apoio de empresários, dirigentes das entidades e associações da comunidade, familiares, amigos e dos voluntários que doaram o seu tempo e trabalho para o sucesso do evento.

 

Yasuragui---07

Joe Hirata. Foto: divulgação.

Yasuragui---01

Joe Hirata. Foto: divulgação.

Yasuragui---06

Joe Hirata. Foto: divulgação.

 

 

André Korosue, presidente do Kodomo-no-sono acompanhado de Nivaldo Odo, presidente da Kibô-no-iê e de Tacachi Imamoto, diretor do Ikoi-no-Sono, também agradeceu o bonito dia de sol e enalteceu o trabalho dos familiares, amigos, voluntários e do público presente, que atendeu o caráter beneficente do evento.

 

Apresentação do taikô Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul. Foto: Osmar Maeda

Apresentação do taikô Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul. Foto: Osmar Maeda

 

Participaram ainda da cerimônia de abertura, o vice-presidente do Bunkyo, Jorge Yamashita, que no ato representou a presidente Harumi Goya, o jornalista Osmar Maeda, assessor do deputado estadual Hélio Nishimoto e o deputado estadual Joogi Hato, entre outras autoridades.

Os organizadores, a exemplo das edições anteriores, prepararam uma programação recheada de atrações artísticas com conhecidos intérpretes da comunidade nikkei, como Joe Hirata, Mariko Nakahira, Ricardo Nakase e Bruno Maesaka. Além disso, teve apresentações de rádio taissô (ginástica saudável), danças folclóricas e taikô, com a apresentação do grupo Shinkyo Daiko, de São Caetano do Sul.

 

Toshi Tamae e Jairo Uemura com Jun Suzaki. Foto: Osmar Maeda.

Toshi Tamae e Jairo Uemura com Jun Suzaki. Foto: Osmar Maeda.

 

Voluntários – No local, como todos os anos, a organização preparou uma ampla praça de alimentação e barracas com diversos tipos de frutas, legumes, flores e artesanatos. O “Sacolão Saúde” esteve presente oferecendo frutas e legumes de qualidade a preços especiais.

 

Jairo Uemura e sua equipe de voluntários. Foto: Osmar Maeda.

Jairo Uemura e sua equipe de voluntários. Foto: Osmar Maeda.

 

Dirigentes e empresários da comunidade nikkei como Jairo Uemura e Toshiaki Tamae estiveram presentes com suas equipes de voluntários para oferecer iguarias como sanduiches de pernil e churrasco. José Kanashiro, proprietário da Escola Leãozinho doou um significativo lote de pastéis “in natura” que foram preparados e servidos pelos voluntários da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria.

 

Voluntários da UCSP Norte. Foto: Osmar Maeda.

Voluntários da UCSP Norte. Foto: Osmar Maeda.

 

Dirigentes e voluntários das associações da UCESP Norte – União Cultural e Esportiva São Paulo Norte e do Projeto de Integração Pró-autista (Pipa) também participaram do evento com a elaboração de conhecidas iguarias como “sonho” e moti, respectivamente.

 

Apresentação de Kenko Taisso. Foto: Osmar Maeda.

Apresentação de Kenko Taisso. Foto: Osmar Maeda.

 

Neste ano, a Festa da Azaléia contou também com a participação de voluntários da Ipelândia Home (Suzano) e de associações nikkeis vizinhas como a do Parque São Luiz e Nova Bonsucesso.”Toda a renda dessas atividades está sendo revertida para o Yassuragui Home e a Casa de Repouso Akebono”, explica Jun Suzaki.

O Yassuragui Home conta com equipe de acompanhamento para tratamento de pacientes com transtorno mental e a Casa de Repouso Akebono presta atendimento social e médico a idosos dependentes em atividade de vida diária.

 

Sacolão Saude. Foto: Osmar Maeda.

Sacolão Saude. Foto: Osmar Maeda.

 

(Colaborou: Osmar Maeda)

 

Related Post

EXPOSIÇÃO: Japan House São Paulo recebe mostra ... A partir desta terça-feira, 21, a Japan House São Paulo apresenta a arquitetura japonesa contemporânea com a exposição “Futuros do Futuro”, assinada p...
COMUNIDADE: BUNKYO ELEGE NOVOS CONSELHEIROS NESTE ... Os associados do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) elegem neste sábado, 25, os novos 50 membros efetivos do Co...
COMUNIDADE: Missa budista de um ano de falecimento... MISSA – Foi celebrada no último dia 9, no salão social da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, missa budista ...
DIREITO: Simpósio Keio-USP discute ‘Evolução do Di...   Nos dias 13 e 14 próximos (quinta e sexta), a Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e o Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão (IDCBJ) re...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *