EVENTOS: O 8º Bunka Matsuri acontece neste domingo (23)

 

O Bunka Matsuri, que este ano chega a sua oitava edição neste domingo (23), na sede do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, entra em ritmo de Copa do Mundo. No hall de entrada da entidade, os visitantes poderão conferir uma exposição nipo-brasileira, com elementos das culturas dos dois países. Desta forma, os fanáticos por futebol poderão conferir uma exposição com 16 bandeiras de times japoneses que disputam a J-League, a liga profissional do Japão. O material pertence ao Consulado Geral do Japão em São Paulo. No mesmo espaço, enfeitado pelos arranjos das professoras da Associação Brasileira de Ikebana, as alunas do grupo de Mari Kanegae mostrarão o trabalho apresentado por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, no Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma maquete feita de origami com 19 metros de comprimento retratando as diversas alas de uma escola de samba.

O Bunka Matsuri, que este ano chega a sua oitava edição neste domingo (23), na sede do Bunkyo (foto: Aldo Shiguti)

Quem for ao Bunkyo terá ainda outros atrativos. Não à toa, os organizadores do Bunka Matsuri explicam que o evento é “uma festa especial para quem gosta de cultura japonesa”.

“Procuramos preparar uma série de atividades relacionadas à cultura japonesa e voltadas para todas as idades”, conta a coordenadora Célia Abe Oi, lembrando que no ano passado o Bunka Matsuri deu lugar ao Nihon no Bi – Belezas do Japão em São Paulo, evento que reuniu ikebana, cerimônia do chá, música clássica japonesa e artes.

 

Museu Historico da Imigração Japonesa (foto: Aldo Shiguti)

 

“Apesar de também estar relacionada à cultura japonesa, a programação do Nihon no Bi não era tão abrangente como o Bunka Matsuri, que tem um formato mais completo”, explica Célia Oi.

 

Kirigami (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Menu Degustação – Durante todo o dia estão programadas diferentes atrações, que ocuparão todas as instalações da sede da entidade envolvendo desde o espaço das garagens, passando pelo Grande Auditório e Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

 

O Menu Degustação com o chef Shin Koike é atração especial neste 8º Bunka Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Como destaque deste ano, Célia cita o Menu Degustação com o chef Shin Koike, que tem em seu currículo conceituados restaurantes, entre eles o Aizomê, Sakagura A1 e Rangetsu of Tokyo, além de ser autor da premiadíssima publicação “A Cor do Sabor” e presidir a Comissão de Divulgação da Culinária Japonesa.

Excepcionalmente nesta edição do Bunka Matsuri, o renomado chef Shin Koike comanda o Restaurante VIP com um especial Menu Degustação que inclui ebi-shinjyo empanado com arare, sashimi com gelatina de suco de yuzu, panceta cozida à moda japonesa, sushi e niguirizushi. O Restaurante Vip, além da atuação do chef Shin Koike, conta com as cerâmicas do Atelier Hideko Homma.

O Restaurante VIP será montado na sala 13, 1º andar da entidade, e terá o serviço funcionando às 11h30, 14h e 16h. Os convites custam R$ 100,00 (bebidas serão cobradas à parte) e já estão à venda na secretaria do Bunkyo.

 

Bazar (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Oficina de Furoshiki (foto: Aldo Shiguti)

Xô, chuva – Não menos saborosos e caprichados são os pratos oferecidos na Praça de Alimentação da área externa, com entrada pela Rua Galvão Bueno. Por isso, a torcida é para que não chova, já que o trecho da Rua Galvão Bueno que dá acesso ao Bunkyo está em obras.

Os visitantes terão à disposição barracas coordenadas pelas entidades beneficentes. O Kibô-no-Iê irá oferecer o yakisoba; o Yassuragui participa com guiozá e cocada; os voluntários do Ikoi-no-Sono, além de batata-lôka e churros, estarão preparando raspadinhas; o Kodomo-no-Sono participa com tempurá, yakitori e okonomiyaki. Para completar os sabores de festa, a Yamato vai oferecer os tradicionais takoyaki.

Na Praça de Alimentação Interna, no 1º piso do Estacionamento, mais sabores da tradição japonesa – ali os visitantes poderão saborear os obentô, sushi e temaki feitos pelo Bistrô Kazu e, também o okinawa soba e karê oferecidos pelo Bufê Shima. Outra dica é conferir os doces preparados pelas participantes do Coral Bunkyo e do Coral Paineiras, que no festival são famosas pelos deliciosos bolos e guloseimas preparados especialmente para a ocasião. Também, o Kibô-no-Iê fará os tradicionais e sonhos recheados. E os voluntários da Associação Vila Nova Cachoeirinha, os deliciosos tempurá de sorvete.

 

 

Origami e chá – Haverá ainda um espaço com 35 bazaristas que estarão oferecendo desde artesanatos, importados, produtos comestíveis e panelas até flores e orquídeas. Destaque também para a participação dos membros da Comissão de Artes Plásticas e Arte Craft do Bunkyo, com cerâmicas e quadros de pinturas de várias artistas. Esse espaço terá ainda os objetos produzidos pelo Kodomo-no-Sono, Kibô-no-Iê e Ikoi-no-Sono.

 

Cerimônia do chá (foto: Aldo Shiguti)

 

Shodô (foto: Aldo Shiguti)

Quem aprecia origami, oshibana, oshiê, kirigami, shodô, ikebana, e patchwork, entre outras artes, não ficará desapontado. Há oficinas para todos os gostos. Os organizadores convidaram ainda Claudio Sampei para ensinar as técnicas de amarrar, dobrar e produzir embalagens usando quadrados de tecidos chamados de Furoshiki.

Outra atração à parte é o show artístico organizado pela Comissão de Música e Dança Folclórica realizado no Grande Auditório. Este ano, estão confirmadas apresentações de grupos de taikô – entre eles o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, os alunos da escola Mika Youtien e o Tangue Setsuko Taiko Dojo – músicas e danças típicas japonesas e karaokê, destaque especial para os grupos de danças folclóricas da Rússia, Alemanha, Croácia e Itália.

 

Oficina de Origami (foto: Aldo Shiguti)

 

O espaço do Salão Nobre foi reservado para os professores da cerimônia de chá do Centro de Chado Urasenke do Brasil, que neste ano comemora 60 anos de atuação no Brasil, e para a exposição das obras de Shodô da associação Shodô Aikoukai, com oficina dos mestres. No local também haverá uma exposição de arte craft e artes plásticas.

 

Oficina de Ikebana (foto: Aldo Shiguti)

 

Proposta – “A proposta do Bunka Matsuri é envolver todas as comissões do Bunkyo, integrando-as, e, ao mesmo tempo, abrir literalmente a entidade para que o público em geral possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é desenvolvido no Bunkyo”, explica Célia Oi, lembrando que, “dentro dessa proposta, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado nos 7º, 8º e 9º andares do Edifício Bunkyo, realizará, nesse domingo, uma programação especial de visitação.

 

Oficina de Ikebana (foto: Aldo Shiguti)

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

8º Bunka Matsuri

Quando: Domingo (23), das 9h às 17h

Onde: Sede do Bunkyo: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próximo à estação São Joaquim do metrô)

Entrada franca

Informações pelo tel.:

11/3208-1755 ou no site: www.bunkyo.org.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Centenário da Associação Kagoshima   Para comemorar o Centenário de sua fundação e os 105 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Cultural Kagoshima do Brasil – a ent...
SOCIAL: 60 anos de Divulgação da Cerimônia do Chá ...   CERIMÔNIA DO CHÁ – O Centro de Chado Urasenke do Brasil comemorou, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, os 60 anos de Divulgação da Cerimônia do ...
CIDADES/BOTUCATU: Festival Botucatuense de Cultura... Com o objetivo de divulgar a realização do Tomodati 2012 (Festival Botucatuense de Cultura Japonesa), que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de junho...
FESTIVAL DO JAPÃO: Confira a programação de shows ... A programação do Palco Principal e da Praça Cultural e de Esportes do 15º Festival do Japão, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (de 13 a 15), ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *