GAIMUSHO KENSHUSEI: Consulado do Japão em São Paulo prestigia a posse da nova diretoria da Associação dos Ex-bolsistas

*Por Kiyoshi Harada

Em cerimônia realizada no último dia 18, nos salões de festas do Hiroshima KenjinKai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do “Gaimusho Kenshusei.”

A solenidade foi prestigiada pelo cônsul do Japão em São Paulo para assuntos políticos, Akira Suzuki, que comandou o brinde comemorativo do evento, representando o cônsul Geral em São Paulo, Kazuaki Obe. Também esteve presente à cerimônia o presidente do grupo Jornal Nikkei, Raul Takaki.

Armando e Lucia Kihara, Felícia Harada, Neusa e Nelson Takata e Clarícia e Morio Sato (foto: divulgação)

 

Após o discurso de despedida do presidente Raimundo Uezono, houve a apresentação dos membros da nova diretoria para o biênio 2012-2014 assim composta:

Presidente: Oscar Tetsuo Urushibata

Vice-Presidente: Izumu Honda

1º Secretário: Raimundo Uezono

2º Secretário: Coji Yanaguita;

1º Tesoureiro: Luis Aoyama;

2º Tesoureiro: Sussumu Okamoto;

Diretor Social: Armando Kihara;

Diretor de Bolsas Jorge Sototuka;

Diretor Cultural: Kiyoshi Harada;

Diretor de Relações Públicas: Luiz Ossamu Sanda.

Diretores empossados Coji Yanaguita, Raimundo Uezono, Kiyoshi Harada, Oscar Urushibata, Jorge Sototuka, Izumu Honda, Luis Aoyama, Sussumu Okamoto, Aurélio Nomura e Armando Kihara (foto: divulgação)

 

Em seu discurso de posse, o novo presidente, Oscar Tetsuo Urushibata, sintetizou a longa trajetória de 47 anos da entidade demonstrando a importância de sua atuação no âmbito da comunidade nikkei em especial, e na esfera da sociedade em geral. Destacou, em breves palavras, que os membros dessa associação ocupam lugares de destaque nas principais instituições nikkeis, a começar pelo Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), promovendo atividades voltadas para a preservação e divulgação da milenar  cultura japonesa.

O cônsul do Japão em São Paulo para assuntos políticos, Akira Suzuki, discursa ao lado de Harada (foto: divulgação)

 

Urushibata lembrou que a comunidade dos kenshuseis, compartilhando os problemas vivenciados pelos povos do mundo inteiro, em seus Congressos bianuais no âmbito Latino-Americano, tem abordado temas que se inserem na pauta das preocupações internacionais, como aconteceu, por exemplo, no 13º Encontro realizado no início de abril deste ano, na cidade de Los Cabos, México, onde foi exposta e debatida a questão do aquecimento global em seus múltiplos aspectos.

Segundo ele, “a seriedade e a profundidade com que o tema foi tratado e com muita desenvoltura pelos experientes ex bolsistas poderá ser aquilatado pelos Anais desse Encontro que em breve serão publicados e disponibilizados aos interessados”.

Oscar Urushibata, Cônsul Akira Suzuki e Kihatiro Kita (foto: divulgação)

 

A Associação de Ex Bolsistas do “Gaimusho Kenshusei,” que congrega não apenas líderes da comunidade, como também pessoas de grande expressão em âmbito nacional nos diversos setores da atividade humana, está envelhecendo por falta de renovação de seus quadros. A maioria de seus membros, antigos ex bolsistas, já ultrapassa a casa dos 60 anos de idade, fato que têm preocupado bastante os dirigentes dos últimos anos, pois tudo que não se renova tende a desaparecer. “É a lei da natureza”, destacou.

O discurso do novo presidente, curto e simples, porém, preciso na forma e na essência, motivou os “velhos e combalidos guerreiros” a continuarem em sua luta em prol da sociedade em geral e, em particular, em benefício da comunidade nikkei.

Raimundo Uezono, Oscar Urushibata, Kihatiro Kita, Koitiro Hama e Jorge Sototuka (foto: divulgação)

 

Dessa forma, uma nova fonte de energia foi lançada por Oscar Urushibata para que a Associação Brasileira de Ex-Bolsitas continue no cumprimento de seus objetivos estatutários.

Até quando vai durar essa Associação de Ex Bolsistas dependerá muito da capacidade de articulação política do novo presidente, para despertar o interesse na colaboração mais intensiva das instituições que sempre estiveram a seu lado.

 

*Kiyoshi Harada, advogado e jurista, é bolsista de 1985, ex-presidente da Associação dos Ex-Bolsitas e seu diretor Cultural por vários anos consecutivos

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GAIMUSHO: Embaixador do Japão na Argentina, Norite... O embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima, confirmou presença no XV Encontro Latino-Americano de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações ...
ELEIÇÕES 2016: Candidatos nikkeis a vereador em Sã... A três dias das eleições municipais, o clima entre os candidatos nikkeis entrevistados pelo Jornal Nippak é de apreensão diante do atual cenário polít...
RAÍZES: É possível pesquisar origem da família no ... Portugueses, italianos, japoneses, coreanos, libaneses e diversas outras nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de ...
SOCIAL: A Associação de Okinawa de Vila Carrão pro...   Música – A Associação de Okinawa de Vila Carrão promoveu I Karaokê Taikai de Kazoku Karaokê Aiko Kai, no dia 09 de junho, na sede da entidad...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *