INTERCÂMBIO: Brasileiros participam de treinamento no Japão

Um grupo formado por 4 bolsistas brasileiros retornou do Japão onde participaram de um curso de um mês oferecido pela Jica (Japan International Cooperation Agency) e Kaigai Nikkeijin Kyoukai. O tema do curso estava ligado à negócios sociais e entidades nikkeis, sob coordenação de Takao Mizukami. Durante este período tiveram oportunidade de visitar diversas entidades sociais japonesas, ter aulas e palestras com professores que abordavam diversos tópicos, desde captação de recursos até técnicas de mediação de reuniões.

 

Grupo de bolsistas formado por brasileiros e argentinos. Foto: Arquivo Pessoal

 

Dentre os professores estava Masayoshi Morimoto, ex-presidente da Sony no Brasil e que visita o país regularmente – esteve recentemente em outubro deste ano para ministrar palestras no 9º FIB (Fórum de Integração Bunkyo) e também no Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão, no bairro de Pinheiros (zona Oeste de São Paulo), além de participar de um evento da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei.

Além do bolsistas brasileiros – Akira Ono, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Rio Grande da Serra e vereador da cidade; Eliane Mizumoto, do Instituto Enlaços; Lilian Shimohirao, do Osaka Naniwakai e Tigusa Ykemoto, do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, o grupo foi formado também pelos argentinos Sergio Miyage, gerente do Jardim Japonês e Luis Aldo Asano, presidente da Associação Cultural de Chaco.

De acordo com Eliane Mizumoto, “todos preocupados com a sustentabilidade financeira e continuidade das ações realizadas por suas entidades”. Segundo ela, “os bolsistas ficaram impressionados com a estrutura administrativa das entidades sem fins-lucrativos japonesas”. “Mesmo sem fins lucrativos, uma entidade precisa estruturar formas de angariar recursos, seja via patrocínio, desenvolvimento de produtos e parcerias governamentais, para garantir sua sustentabilidade”, explicou.

Segundo Akira Ono, um ponto importante que observou é como os valores que dão base para a sociedade japonesa refletem diretamente na forma como as organizações desenvolvem suas atividades.  O indivíduo, sabendo da importância da sua ação, em conjunto com as organizações sociais e o governo, ajuda a construir um país melhor para todos.

Um dos pontos altos do curso foi a participação da 58ª Convenção do Kaigai Nikkeijin que reúne nikkeis de diversas partes do mundo. Neste evento tiveram um encontro com a Família Imperial e um jantar no Ministério das Relações Exteriores.  Neste evento foi possível constatar a importância do nikkei e o desejo do Japão em dialogar com seus descendentes.

De volta ao Brasil, o grupo reflete sobre os aprendizados adquiridos nesta vivência. Lilian Shimohirao ressalta a importância de implementar o conceito de negócio social nas entidades nipo-brasileiras. “Este processo passa pela profissionalização da estrutura, adoção de medidas administrativas dentro das entidades e assim, garantir a continuidade das atividades ligadas à comunidade nipo-brasileira”.

 

Gratidão – Para Eliane, “vivemos uma fase especial e importante na transição de geração das entidades nipo-brasileiras”.  “É um caminho que estamos aprendendo. As ferramentas que nos foram oferecidas no curso no Japão, podem nos dar base para a construção desta ponte”, explica.

Segundo Tigusa Ykemoto, que traz sua experiência a formação de professores de língua japonesa, “um dos propósitos do curso é estreitar cada vez mais a relação Japão-Brasil”. “Por isto os cursos além da didática oferece espaço para o engajamento dos jovens descendentes nikkeis que desejam perpetuar todos os ensinamentos dos ancestrais, mas de uma forma mais moderna, mais aberta, isto é, desejam formar uma nova sociedade nikkei”, conta, acrescentando que “precisamos ajudar, apoiar, torcer esta nova geração de sansei, yonsei que possuem uma enorme riqueza dentro de si que é a somatória dos valores do lado japonês e brasileiro”. Segundo Eliane, o grupo retonou “mensamente grato” pela oportunidade de vivenciar o Japão.

 

(Colaborou: Eliane Mizumoto)

 

 

 

 

 

Related Post

BENEFICENTE: Ceramista organiza bazar com yakissob... Que tal antecipar suas compras de Natal, saboreando um delicioso yakissoba e, de quebram ainda ajudar o Hospital Santa Cruz? O convite é da artista pl...
SÃO PAULO 462 ANOS: Exposição no Pavilhão Japonês ... Para o paulistano que pretende ficar na Capital neste feriado prolongado, uma dica é conferir a exposição “O Olhar Japonês no Brasil”, que acontece de...
MEMÓRIA: Câmara Municipal de SP lembra vítimas de ... Numa inciativa do vereador George Hato (PMDB), a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 7, sessão solene em homenagem às vítimas ...
SILVIA IN TOKYO: SUICÍDIO DENTRO DO TREM-BALA HOMEM DE 71 ANOS ATEA FOGO NO PRÓPRIO CORPO E PROVOCA MORTE DE OUTRA PASSAGEIRA       Haruo Hayashizaki, de 71 anos, ateo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *