JORGE NAGAO: Um 2014 virtuoso

 

 

Feliz Ano Novo! Todo ano, a gente ouve isso após o carnaval, com o fim das férias e a volta às aulas. 2014 tem tudo para ser novo e especial pra você. Basta você viver com temperança, generosidade, humildade, castidade, disciplina, paciência e caridade. Você não conhecia as sete virtudes? Não? Mas gula, avareza, soberba, luxúria, preguiça, ira e inveja, os sete pecados capitais, você conhece de cor e… chateado?

Para vencer em 2014, o seu time de virtudes tem que bater um bolão para defenestrar  os pecados e rebaixá-los pra segunda divisão. Em janeiro e fevereiro, você superou a gula? Não? Chiii,  Marcinho Figueiredo, então você começou mal o ano que mal começou. 1 x 0 pro Pecado F.C., gol da Gula. Pecado é humano, sim, mas 2014 será “hum ano” perdido, se você fraquejar. Não se apequene, amigo, como disse um dia Sergio Motta  a FHC.

Eis o caminho das pedras, ou das perdas. Depende de você.

1) Temperança X Gula

Quando junta a fome a vontade de comer, sai tentação! Pra vencer esta dura batalha, a temperança tem que comer a gula pelas beiradas,  equilibrando a razão e a emoção. E depois sacaneá-la: – Você vai ter que me engolir, gulosa!

2) Generosidade X Avareza

“Como é bom ser bom” dizia o poeta. Quem abre mão de uma parcela do que tem para ajudar alguém necessitado sente-se bem. Sentimento que o pão-duro, munheca, sovina e unha-de-fome, desconhece porque ele junta, junta, junta, até o fim de seus dias. E o mão-de-vaca deixa tudo pro sucessor, o Ricardão que desfrutará de sua generosidade…

3) Humildade X Soberba

Existem muitos arrogantes que vivem no luxo e acham os humildes um lixo, no entanto,  devem até as cuecas aos bancos. Enquanto isso, os humildes vivem sem muitos bens, dormem bem e não devem nada a ninguém.

4) Castidade X Luxúria

Na minissérie “Hilda Furacão”, o casto, papel de Rodrigo Santoro, travou uma memorável batalha com a personagem luxuriosa da Ana Paula Arósio. A luxúria já deu o que tinha que dar, mas à Arósio você resistiria, santoro do pau-oco? Um passo errado e você tem a vida inteira para se arrepender.

5) Disciplina X Preguiça

Xô, preguiça! É necessário ralar muito porque toda empreitada é 3% de piração, 5% de inspiração, 92% de transpiração. Viva com coragem e persist~encia que, no fim,  tudo dá certo.

6) Paciência X Ira

Auto-controle é necessário para neutralizar as adversidades e injustiças tão comuns em nosso Brasil. Basta estar no trânsito ou ver o noticiário que já dá vontade de xingar e bater. Diante deste carma, Maria do Carmo, haja calma!

7) Caridade X Inveja

A inveja se derrota a si mesmo. Faça uma caridade à caridade. Numa sociedade desigual, a caridade é indispensável. Não inveje a prosperidade alheia, estude e trabalhe para ser invejado também.

Estes toques são para quem acredita, cai mas levanta, persevera, sonha, até atingir a sua meta. Se você é desses que resiste à tudo menos à tentação,  a sua sina é pagar por seus pecados.

Como 2014  rima com ouse, então, Estiano, Marjorie, ouse com alegria, lema de Neymar para conquistar o hexa pro Brasil. É preciso ganhar de goleada dos pecados para não correr o risco de enfrentar os embargos infringentes e perder de virada como  aconteceu no STF. Amém

 

 

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: AGRADECER   “O agradecimento é a forma mais sincera de respeito entre os seres”   Quando nossa mente consegue agradecer qualquer acontecimento, s...
EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: CURIOSIDADES DO CÓDIGO DE TR...   Você sabia que o código de trânsito não a traz apenas obrigações, mas, também direitos. Por exemplo, caso tome um multa leve (até 3 ponto...
AKIRA SAITO: FOQUE EM SUAS METAS “Nenhum objetivo é alcançado sem esforço, muito esforço”   Em um país onde a exceção vira regra, o errado vira certo, e boa parte do povo tem...
SILVIO SANO: Até tu, Demóstenes? Pois é, caro leitor. Enquanto escrevo este artigo, o partido dos Democratas se reúne com o Senador Demóstenes Torres, para ouvir explicações das acusa...

One Comment

  1. Texto excelente e inspiradíssimo, como sempre. Só pra polemizar ‘um tiquetito’, eu dava uma mexida e ‘trocava as bolas’ das frases finais do 4. Castidade X Luxúria e do 5. Disciplina e Preguiça. O 5. ficaria ‘um passo errado e você tem a vida inteira pra se arrepender’; o 4. ficaria ‘viva com coragem e persistência que, no fim, todas dão, certo?’ Entonces niño, no lo cres? Mas como dizia o FhC (superlativo de PhD): assim não pode, assim não dá.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *