MEIO AMBIENTE: Nikkei pioneiro em horta orgânica no Brasil faz vivência em Ecovila de SP

Quando se fala em horta orgânica, logo se pensa em cheiro verde como, coentro, hortelã, salsinha, cebolinha verde, pimenta e erva-cidreira. O engenheiro agrônomo, Edson Hiroshi fundador da Ecovila Clareando, vai ensinar a “escutar a terra” e a cultivar horta orgânica em apartamentos, quintais e sítios. O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi ministra o curso “Horta Orgânica: um Caminho”, na Ecovila Clareando, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, nos dias 11 e 12 de dezembro. Os participantes vão aprender a fazer o composto orgânico, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais.

 

horta-organica

 

Em entrevista o engenheiro agrônomo, Edson Hiroshi explica como fazer sua horta sustentável e orgânica. “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra”, afirma. “Desta forma, quem mora em apartamento, por exemplo, vai conseguir fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha. E quem mora em um sítio vai aprender a preparar a terra utilizando técnicas que não agridem o meio ambiente”, garante o agrônomo.

 

horta-organica1

 

De acordo com o agrônomo, a vivência tem por objetivo ensinar as pessoas que moram na cidade ou mesmo no campo, a se reconectar à Natureza. Seu primeiro curso, chamado de Unidade da Vida, foi lançado há 35 anos, quando o tema sustentabilidade ainda não estava em evidência. Segundo ele, desta vez, ele alia a experiência de morar 15 anos na Ecovila Clareando, em Piracaia, cultivando produtos orgânicos para consumo próprio e observando os ciclos da Natureza. “Cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra”, destaca Hiroshi, um dos pioneiros da agricultura orgânica urbana no Brasil.

 

horta-organica2

 

A vivência acontece na horta comunitária da própria Ecovila. Para Hiroshi, é possível estabelecer uma comunicação com as plantas. “Assim como um cachorro reconhece quem o trata, uma planta também se manifesta silenciosamente à presença do tratador”, conclui o educador agrônomo.

 

horta-organica3

 

SOBRE HIROSHI

O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi é idealizador da Ecovila Clareando, em Piracaia, a 90 Km de São Paulo. É um dos pioneiros no cultivo e ensino de horta orgânica urbana no Brasil. Mora na Ecovila desde sua fundação em 2001. Construiu a própria casa, em mutirões, com tijolos de abobe (barro) e reciclando materiais, como vidros de carros, que se transformaram em janelas da casa. Implantou um sistema de tratamento de esgoto natural, cujos resíduos são usados como adubo para o pomar. É discípulo do professor de ioga Hermógenes e do iogue indiano Paramahansa Yogananda.

Fundou o Acampamento Franciscando, que já atendeu mais de 10 mil jovens de 5 a 18 anos. A proposta do Acampamento é oferecer conteúdos para que as novas gerações tornem o mundo melhor – e mais conectadas à Natureza.

O resultado de toda essa experiência tem sido posta em prática em vivências na Ecovila, onde realiza oficinas de horta, passeios guiados, meditações, tratamentos naturais de detox.

Recebeu os prêmios “Qualidade de Vida” –SP, em 1996;  “Qualidade Verde”- DF, em 1998. Já foi reconhecido por seus trabalhos de empreendedorismo social pelas organizações Ashoka (EUA) e Mokichi Okada (Japão). É autor dos livros : “Unidade da Vida” e “Terapia Real Cura-te a Ti Mesmo”; colaborador no livro “Terapia Ortomolecular Natural”, do professor Francisco Antunes.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     


     

    SERVIÇO:

    “Horta Orgânica: um Caminho”

    Onde: Ecovila Clareando – Piracaia – São Paulo

    Quando: 10 e 11 de dezembro

    Valor: R$ 290 (inclui hospedagem e alimentação vegetariana)

    Inscrições e informações: projetocasaclara@gmail.com

    Facebook: https://www.facebook.com/projetoCasaClara

     

    Related Post

    AGRICULTURA: FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA PA... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), coordenador de relações internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), participou no último di...
    Japão/Temporal: Tempestades e tornados em série ma... Uma sequência de tempestades e tornados no Japão, na terça e na quarta, provocou pelo menos quatro mortos e mais de 400 feridos no país, segundo as au...
    FRUTOS DA MATA ATLÂNTICA: ABJICA e Instituto Flore... Gabiroba, da Mata Atlântica (Foto: reprodução) A Associação dos Bolsistas da Jica (ABJICA) e o Instituto Florestal realizam no próximo dia 22 (qui...
    ARTIGO: Aquecimento Global vs Resfriamento Global   *Walter Ihoshi Dia 11 de junho começou a circular na capital paulista dois táxis elétricos. O objetivo é reduzir os níveis de poluentes e...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *