NIPPAK PESCA: Domingão lembra pescaria, que no inverno associa a truta, então que tal uma pescaria no Recanto da Truta???

 

Relembrando sempre que para melhores resultados é preciso focar no peixe alvo e, a partir daí elaborar a tralha a ser utilizada, claro sem esquecer que podemos capturar outras espécies.

 

Inverno sempre se traduz em frio e tempo seco na capital paulistana, mas o veranico que se apresentou durante 4 dias seguidos animou-nos a aproveitar o domingo e, de quebra passar o dia em um ambiente agradável e cercado por elementos da natureza.

 

Focado o peixe alvo – as trutas – reservamos na tralha equipamentos também para catfishes, tilápias, carpas e algum eventual redondo que não se intimidasse pelo frio. Já certos de que este último seria improvável devido ao local, ter os seus lagos abastecidos por nascentes de água cristalina e muiyo fria, dentro da propriedade. Em dias de verão, é comum seus frequentadores irem atrás das cachoeiras que também podem ser visitadas, e curtir um banho de água pura da serra.

 

Para quem está na zona norte de São Paulo, é ir pela Av. Água Fria, Av Cantareira, Av Senador Jose Ermírio de Morais, e depois tocar pela estrada que corta a serra em meio a vegetação nativa, paisagem bucólica e para apreciar. Alertamos que é preciso estar com o carro em ordem, pois a subida da serra é “braba”. Após cruzar a barreira policial que divide São Paulo e Mairiporã, na bifurcação entrar a direita para Estrada Juqueri-Mirim (que continua depois com o nome de Estrada da Roseira) e seguir em acompanhando as placas indicativas para o Condomínio da Suíça. Neste mesmo tempo já verá a sinalização para o pesqueiro Recanto da Truta. Atenção para os bikers e motociclistas que costumam praticar trilha na região.

 

Composto por 3 lagos, sendo um exclusivamente destinado a pesca da truta (lembrando que por serem extremamente sensíveis e delicadas) neste, é proibido devolver esta espécie depois de capturada. Nos outros é praticado a pesca esportiva (pesque e solte). Inclusive a intenção do Nil (proprietário muitas vezes presente no atendimento) é deixar as trutas disponíveis o ano todo, e isto teoricamente só seria possível com a temperatura dágua abaixo dos 14° – nossa torcida para que isto possa ser implementado.

 

Chegamos perto das 11h então foi montar a tralha e uma ligeira inspeção ao redor para verificar a ação efetiva das espécies pretendidas. A seguir pausa para o almoço, bom momento para  idealizar as iscas a serem utilizadas.

Falando desta espécie, dependendo do momento se tornam ariscas, portanto é preciso utilizar de iscas que trabalhem mais a meia água ou próximo do fundo, mas o normal é atacarem na superfície com muita agressividade.

 

Com a intenção de testar uma tenkara experimental (protótipo de vara de mão direcionado a grandes redondos de material em fibra de vidro) e que serviu para esta empreitada pela sensibilidade da ação da ponta, além desta montamos um conjunto de fly 4 e outro de molinete (atrás das carpas do lago maior que vira e mexe rebojavam atrás da ração flutuante lançada).

 

 

Para chamar a truta para superfície usamos a ração utilizada para sua alimentação do dia a dia (que é muito menor que a para outras espécies) e como iscas, as utilizadas normalmente na modalidade fly (imitações de formigas, mosquitos e larvas de preferência lastreadas para trabalhar abaixo da superfície).

 

A tenkara com as iscas citadas se mostraram eficazes para o momento, resultando em capturas destes valentes que apesar do tamanho, além de pular brigam muito antes de se entregarem.

Um fator determinante a considerar é o seu preço por kg então é bom estimar a quantidade de capturas, no nosso caso era garantir a janta do domingão. Outras imitações foram utilizadas e no final as trutas resolveram em alvoroço bater na ração utilizada para atrai-las a superfície, então foi a hora de voltar a ração artificial (no menor tamanho possível).

 

 

Atingido o limite de capturas suficiente, hora de partir atrás das outras espécies mas, mesmo subindo atrás da ração flutuante lançada, as carpas não bateram na isca e, o relógio batendo perto das 16h, era hora de fechar a conta e voltar para casa.

 

 

Vale uma visita, seja para apenas passear ou almoçar, ou então passar o dia pescando num ambiente cercado de mata nativa, com bons peixes para garantir a diversão. Ótimo para levar a molecada aproveitando as férias escolares e, ficar a beira dágua convivendo com seus familiares e amigos.

 

Finalizando a pescaria, no jantar já em casa, o cardápio foi truta ao molho e quem precisar de dicas na sua preparação, é escrever para gsansão@ig.com.br para ter uma receita fácil, saborosa e rápida.

Ótimas pescarias!!!

 

 

Pesqueiro Recanto da Truta

Estrada da Roseira, altura no número 8600 – Mairiporã

Informações tel: (11)4485 5787 site www.pesqueirorecantodatruta.com.br

 

 

NIPPAK PESCA
Roberto Shirata
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
shirata@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-3977

 

 

Apoio:

MTK Fishing Adventure Outdoor    www.mtkbrasil.com.br  

Bem Bolado   www.bemboladome.com.br   

Produtos Petersen    http://pescabrasil.net/boias.html     

TenkaraBR      www.rodsbyjorge.com.br

Moro e Deconto    www.iscasartificiais.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SUMÔ: Sudoeste conquista título pelo 8º ano consec...   A Confederação Brasileira de Sumô realizou nos dias 21 e 22, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão (antigo Estádi...
BEISEBOL: Comandada por Barry Larkin, seleção bras... Comandada por Barry Larkin, eleito Hall da Fama, a seleção brasileira de beisebol inicia sua luta por uma vaga no World Baseball Classic 2017, a Copa ...
SOLIDARIEDADE: Corinthians apoia plantio de 20 mil...   A Associação Brasileira dos Imigrantes Japoneses (ABIJA) em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo ve...
SOFTBOL: Brasília Nipo é campeã do 18º Torneio Tai...   A equipe Brasília Nipo sagrou-se campeã do 18º Torneio Taiyo de Softbol. A competição foi realizada de 13 a 16, no Taiyo Thermas Hotel, em C...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *