NIPPAK PESCA: É primavera!!! Literalmente o tempo vai esquentar e os peixes vão bater nas iscas com muito mais vontade.

Hora de conferir a tralha e ver se tudo está em ordem pois a temporada promete!!!

 

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

01_tilapia

 

Organização e disciplina ajudam muito na hora de arrumar sua tralha e ver se tudo está em ordem, seja sua próxima pescaria em rios, represas, lagos, mar ou pesque-pague.

Para a caixa ou bolsa de pesca é simples, basta tirar tudo e proceder uma limpeza geral. Alicates, anzóis, bóias, chumbadas, apoiadores e etc merecem uma lavagem e depois secar em ambiente que receba sol indireto. Aproveite a ocasião para conferir o que tem para repor o material necessário.

ATENÇÃO se recentemente voltou de uma pescaria em mangues ou água salgada! Se não o fez antes é a hora para lavar varas, molinetes ou carretilhas, iscas artificiais (mesmo que não as tenha utilizado mas que foram na caixa de iscas) e tudo passível a ação de oxidação da maresia. Observe muito bem se não tem pontos de ferrugem aparentes, se tiver é proceder a melhor manutenção possível. No caso de anzóis ou garatéias remover a ferrugem, lavar, secar e depois guardar com um pouco de talco.

O ideal é logo após retornar da pescaria, na hora do banho, aproveitar a água morna do chuveiro para enxaguar tudo e depois, colocar para secar longe do alcance da criançada e animais domésticos.

Areia causa estragos se entrar num molinete ou carretilha, podendo causar sérios danos nos componentes internos. Se ao manivelar sentir que está travando ou escutar barulhos estranhos, pare imediatamente de usar e reserve este equipamento para uma manutenção completa.

Se não é expert em montagem e desmontagem, programe periodicamente para levar seus equipamentos (molinetes, carretilhas e varas) para uma manutenção mais apurada em lojas especializadas. Além de facilitar se for preciso trocar qualquer componente, vai prolongar a vida útil do equipamento. Se suas pescarias são em água doce, o intervalo pode ser de 10 pescarias para a revisão. Para água salgada diminua o tempo.

Para vistoriar as varas de pesca – depois de lavados e secos – utilizar um chumaço de algodão. É passar como se fosse a linha de pesca por dentro dos anéis dos passadores e, caso algum fiapo se prenda é sinal que precisará trocar (pois pode cortar sua linha numa briga com peixe). A sujeira impregnada no cabo de cortiça, pode ser removida passando um pouco de pasta dental, esperar uns segundos e, com uma flanela ou esponja macia com água remover tudo.

Obs: alguns pescadores adquirem a vara e não tiram o plástico que reveste o cabo. Isto além de dificultar a “pegada” pois fica escorregadia, pode acumular água criando pontos de mofo. O cabo seja de neoprene ou cortiça foi desenvolvida para ser usada sem nenhum tipo de proteção. Uma lavagem retira muito da sujeira ou pó e é a manutenção indicada.

Outro cuidado a considerar é como levamos nosso equipamento principalmente as varas de pesca. Usar porta-varas, além de facilitar o transporte garante a integridade das mesmas.

Quando estiver navegando, lembre-se de envolver as carretilhas ou molinetes com capinhas de proteção. Isto evitará riscos ocasionados pela batida dos conjuntos entre si ou nas bordas do barco e, danos mais sérios quando estiver em locomoção. Não esquecer de prender as iscas artificiais ou anzóis para evitar acidentes com os ocupantes.

 

02_porta-varas

 

Equipamentos bons e de marca tem um preço alto, levando isto em consideração porque não pensar na proteção destes? Quem investe R$ 800,00 ou mais numa carretilha ou vara porque não pagar bem menos num protetor de neoprene ou similar que o proteja de arranhões ou batidas?

Aliás, muitos fabricantes normalmente já enviam de fábrica protetores, que literalmente vestem os equipamentos. Mas é comum o pescador não fazer uso nem para transportar, muito menos quando está no barco, pescando. E é justamente nessa ocasião que você pode ver a carretilha – adquirida a muito custo – bater no casco do barco durante a navegação. Isto pode resultar em marcas e riscos ou então uma pancada mais sacudida danificar alguma peça.

É usual ver nos torneios ou pescarias, barcos caros e equipados, com varas batendo seco durante a navegação. Mesmo o mais curto do trajeto pode danificar ou causar um estresse (que mais tarde pode acabar em ruptura) nas varas e o que não dizer dos molinetes e carretilhas? Não sai mais barato gastar um pouquinho para fornecer proteção a este material tão valioso?

 

03a_bolsa

 

A sugestão é literalmente vestir seus equipamentos, ter uma boa bolsa de pesca para guardar as caixas de iscas, os apetrechos soltos e, toda hora que for mudar de lugar, gastar alguns minutos para proteger sua tralha. Atualmente existem protetores almofadados, flutuantes e etc para usar inclusive com os equipamentos montados o que facilita e muito. E alguns de secagem rápida – um plus a mais.

Usar capas e porta varas para quem quer conservar o seu equipamento sem riscos e, utilizá-los por muito tempo. Um cuidado preventivo para não correr o risco de ver a vara quebrar justamente na hora da briga com o peixão tão desejado!

 

04a_camiseta-ninja

 

Nos traslados é proteger com muito mais cuidado, pois uma tralha bem organizada não é apenas sinônimo de facilidade na hora de procurar o que precisa. Mais do que isso, é a certeza de não ter gastos extras com manutenção.

No mais, é se proteger do sol e insetos, com vestuário destinado a esportes outdoors isto é com proteção solar sejam roupas leves e confortáveis, boné, óculos escuros e hidratar o corpo, ingerindo muito líquido nestes dias que com certeza serão de muito sol!

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

05_dsc06076-copy

 

 

 

Apoio:

Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

Fishing Co   www.fishingco.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

 

caipessegoCachaça Morro Vermelho

 

Agraciada com a Medalha de Prata no Concurso Mundial em Bruxelas – a cachaça MV Ouro é produzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar. Genuinamente brasileira, cuidadosamente segue a receita original – passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou ainda, na famosa caipirinha. Segue a dica para você fazer um CAIPESSEGO: 50 ml cachaça MV Ouro/Prata + 250ml de suco de pêssego + fruta no copo para enfeitar. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

 

 


 

 

pampo

Camarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

 

massabanana-uniaoMassa para pesca – União Pesca

É primavera !!! E com os dias quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está no ponto certo para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

04_spot3

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.
ok-spotcomsat

 

 


 

 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 


 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Os ameaçados tigres Por Marcelo Szpilman       Estudos recentes, indicam que existem apenas 3.200 tigres, da espécie Panthera tigris, viven...
    TÊNIS DE MESA: O incrível calendário de eventos O tênis de mesa paulista nunca esteve em alta como neste fim de ano, temos torneios para todos os níveis, em vários bairros da grande São Paulo; prati...
    NIPPAK PESCA: Gosto de barro nos peixes! Ás vezes percebemos isso em alguns peixes e até vegetais... como eliminar? Mauro Yoshiaki Novalo         Acont...
    ESPORTE: Poliana Okimoto e Jorge Zarif conquistam ...   Poliana Okimoto e Jorge Zarif são os melhores do esporte olímpico brasileiro em 2013. Após votação através de um colégio eleitoral e do públ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *