NIPPAK PESCA: Febre amarela

As chuvas fortes deste verão trazem junto com as enchentes, nossos famosos e ainda mais perigosos mosquitos. Este ano a preocupação da vez é a febre amarela.

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Depois de décadas sem se falar ou imaginar isso, a febre amarela se torna a manchete dos jornais. Parece brincadeira, ano passado foi a Zika – sem esquecer a dengue e chikungunya – que atormentaram e infectaram muitas pessoas, espalhando apreensão pela ação sem tanta expressão por parte dos órgãos de governo. Basta lembrar que as vacinas para estas 3 doenças ainda não estão disponíveis para a população. Assim continuam perigosas e na porta de todos, mas o forte aumento dos locais marcados por casos da febre amarela é motivo de destaque atualmente.

Conforme www.pt.wikipedia.org – nas áreas urbanas, o Aedes aegypti é o principal vetor, e embora ainda precise de confirmação na participação de transmissão do vírus amarílico, o Aedes albopictus apresenta ampla valência ecológica, adaptando-se aos ambientes rurais, periurbanos e urbanos. Isto é, tem a possibilidade de fazer a ponte entre os ciclos silvestre e urbano de transmissão. Os dois citados transmitem também a dengue. Nas áreas rurais e silvestres, a espécie que mais se destaca é o Haemagogus janthinomys entretanto o Haemagogus leucocelaenus tem ganhado importância na última década, assumindo a condição de vetor primário em alguns Estados (necessita de comprovação).

Obvio que ações de higiene e conservação por parte da população evitariam e muito a propagação dos mosquitos causadores das doenças, mas é de se esperar dos governos em todas as esferas, ações de impacto para reversão das adversidades. É o mínimo que o povo pede em meio a onda de corrupção estourando em todas as áreas. É o que o resto do mundo aguarda ao ver a sangria das contas públicas, pelas pessoas (com raras exceções) que deveriam ser os guardiões e se portam como verdadeiros “vampiros”.

O que vemos no noticiário é alarmante e perigoso. Ao mesmo tempo que é soado o alarme convocando a população para se proteger através da vacinação, será que realmente a estrutura montada nos postos de saúde está preparada para a ação?

Ano de eleição, importante para muitos que estão de olho para renovar ou conseguir cargo público, piora ainda mais a situação, pois o que se ve na mídia, é apenas o empoderamento da situação, isto é, promessas e mais promessas, sendo que o que precisamos para o momento é atitude.

O povo continua com muitas dúvidas e algumas pessoas tomam atitudes impensadas que podem piorar a situação, visto que muitos macacos foram mortos ao se imaginar que eles transmitem a doença. Ao contrário, nós precisamos muito deles, pois são os balizadores para mostrar onde está e qual a extensão do foco da febre amarela. Sem eles como a primeira barreira natural, os mosquitos tenderão a procurar outra área para os seus ataques, indo direto para o ser humano e aí sim, o risco poderá se tornará maior. Isto é informação ou falta dele. Hora de parar um pouco de pensar na estratégia política e dar atenção a saúde.

Sintomas (conforme a Fiocruz – www.bio.fiocruz.br)

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Percebendo o conjunto destes sintomas procure imediatamente auxílio médico. O melhor remédio é a prevenção! Se ainda não se vacinou procure informações de como e onde isto ocorrerá na sua cidade!

Especialistas da área dizem não haver indicações para uma epidemia, se este controle for realizado de forma correta poderá freiar substancialmente o avanço da febre amarela, então agora é cada um fazer sua parte.

 

 

Nem precisamos lembrar que o habitat do pescador é junto a natureza, próximo ou em meio a matas e assim grandes chances de ter contato com estes mosquitos.

Ótimas pescarias!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

    Apoio:

    Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Guss Produções     www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1

    Mustad    www.mustad.com.br

    Piscicultura Chang    www.pisciculturachang.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Guss Produções

     

     

     

    Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca! Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11 3681 4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco/SP.

     

     


     

     

    Deconto – 40 ANOS

     

     

     

     

     

    Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Este ano a Deconto faz 40 anos, e quem ganha presente é o leitor do jornal Nippak, basta usar o Cupom de Desconto exclusivo de 15%, e utilizar o código NIPPAK478 válido até 31/03/2018  email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

     

    É Carnaval e o importante é ter sempre a isca certa para potencializar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Encontre nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     


     

     

    SPOT Global Phone

    satelite-fone-2

    Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital.

    Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521.

    Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.

     

     


     

     

    PSICULTURA CHANG

     

     

     

    Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

     

     

     


     

     

    logo_massaru_unico

    Manutenção de varas, molinetes e carretilhas

     

    Quem pesca com multifilamento e precisa montar o líder em monofilamento ou fluorocarbon sabe a dificuldade de unir as duas linhas. Isto pode ser facilmente resolvido com este bobbin, fabricado em São Paulo/SP que você encontra nas melhores lojas de pesca em todo o país! Se na sua região não tem este aparelho, peça ao lojista para contatar o fabricante Masaru. Informações no email: masarupmh@outloook.com ou nos fones (11)3209 7378 cel e whatsapp(11)95338 1475

     

     


    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      LITERATURA: Autor expõe conhecimentos a serviço do...   Acontece no próximo dia 7, no Cais Milton Teixeira, na Vila Mathias, em Santos (litoral paulista), e no dia 14, no Bujinkan Dojo Shisei, no ...
      SOFTBOL: Maringá ‘A’ é campeã da 17ª Taça Brasil I... A equipe Maringá “A” sagrou-se campeã da 17ª Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes Sub 13, competição realizada nos dias 27 e 28 deste mês, no N...
      GOLFE: Leonardo Yoshikawa e Lídia Tsuru vencem Abe... Atuando em casa, os jogadores Leonardo Yoshikawa e Lidia Nishi Tsuru sagraram-se campeões scratch do 33º Torneio Aberto do Bastos Golf Clube, no últim...
      BEISEBOL: COOPER CLUBE FATURA TÍTULO DA 17ª TAÇA F... A categoria Júnior do Cooper Clube sagrou-se campeã da 17ª edição da Taça Federação Paulista de Beisebol 2017, competição realizada nos dias 3 e 4 de ...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *