NIPPAK PESCA: Pescaria de dourados e surubins

 

Uma aventura da “Gafanhotos Team”, pescaria na cidade de Posadas, província de Ita Ibaté/Argentina.

Por Luiz Russo*

 

 

resized_001_n

 

Foram 3 dias de pesca de muita emoção e história memoráveis. No primeiro, vários exemplares de dourados fisgados, mas um em especial me deixou com o coração na boca. Estávamos eu e o piloteiro Justo curricando com isca artificial (pois só se pesca desta forma e com iscas artificiais de fabricação Argentina), conversando e desfrutando das maravilhas da natureza, quando a ponta da vara treme e a vara parece querer sair das minhas mãos (é assim mesmo, se bobear a vara vai para dentro d’água), foi uma puxada ignorante. Imediatamente eu gritei a Justo, – Peixe Justo, peixe…Ele com maestria engata a marcha dá um cavalo de pau com a lancha e a posiciona em direção ao peixe (não sabíamos que peixe era, mas tudo indicava que se tratava de um dourado e dos bons).

Era o início da luta, a vara se curvava e o peixe tomava linha, chegava até a escutar o zunido da linha na água. O peixe lutava, eu apenas segurava e acompanhava seu trajeto, o Justo sempre posicionando a embarcação de frente para o embate. Engraçado, não era muito pesado mas tinha muita força. Não saltou e assim não sabíamos o que sairia daquela briga. Depois de 25 minutos de pura adrenalina a linha afrouxou, fiquei com cara de besta, e o Justo gritou, – Enrola rápido, enrola rápido, ele vai saltar…Sem entender muito bem o que se passava, fiz o que meu experiente piloteiro mandou e para minha surpresa, a linha não foi esticando em direção ao horizonte, como de costume dos dourados, ao contrário veio em direção ao barco, afrouxando a linha e como um foguete saltou, seu corpo inteiro brilhou contra o sol, sacudindo freneticamente de um lado para outro no ar. Nesse momento, sem reação, apenas observei o balé magistral de um dourado enorme. Contemplei o salto, pude ver o corpo inteiro, ver sua Majestade demonstrando toda a sua grandeza. De boca aberta, apenas vendo se livrar das garatéias e, como se olhasse para mim dando adeus, retornou para dentro d’água.

 

resized_002

 

Fiquei por alguns minutos parado, estático. Apenas rememorando aquele momento, que sem dúvida alguma, jamais sairá da minha mente. O Justo disse se tratar de um douradão de 20 quilos. Perdi o peixe e ganhei a pescaria, pois tive o privilégio de presenciar algo que todo pescador um dia gostaria de ver.

No segundo dia, lá estávamos novamente juntos e desta vez em busca de um surubim (pintado). A pescaria era de rodada com isca artificial e estava equipado com uma carretilha com 300m de linha 0,28 multifilamento – fricção bem ajustada – numa vara de 25 libras de ação média uns 60m de linha.

Fazíamos parte de um grupo de 08 barcos na modalidade, as horas passavam, os barcos travando batalhas com os surubins, meu parceiro fisgara dois exemplares, um de 20 e outro de 30 kg e eu apenas observando, sem perder a esperança, pois imaginava que naquele lugar é impossível sair “pagão”.

Próximo à hora de encerrarmos, Justo disse – última rodada Russo –  fiquei gelado, não podia sair “dedão” no dia em que todos haviam capturado o seu exemplar.

Iniciado a última rodada, soltei uns 80 metros de linha, firmei a vara nas mãos, liguei o alarme, posicionei meus pés na lancha e pensei, é agora! Com a rodada perto do final, era como se fosse um ataque no último minuto de uma partida de copa do mundo de futebol. Olhei para o ponto na margem que era o final da rodada, para mim era o bandeirinha sinalizando impedimento da jogada e, foi nesse momento que o alarme da carretilha anunciou o gol de ouro. Uma puxada bruta seguida de tomada de linha. Justo vira o barco e grita, firme Russo, peixe, peixe…

 

resized_003

 

Começava mais uma batalha. O peixe tomava linha, mesmo o Justo indo na sua direção era mais rápido que a lancha, tomou pelo menos uns 60 metros de linha. A luta demorou 35 minutos, até que o bruto se rendeu a técnica, equipamento, paciência e o trabalho conjunto com o piloteiro.

Foi fisgado pelo rabo, pois é comum o surubim bater com o rabo na isca artificial para atordoar a possível presa. Também por esse motivo nada muito mais rápido e tem mais força se comparado ao ser fisgado pela boca.

Vencido, cansado, pranchou até a lancha. Embarcamos um belo surubim de 1,27 metros e 25 kg. Batalha vencida, troféu garantido e descarga de adrenalina incomparável, mais um momento inesquecível.

 

resized_004

 

O terceiro e quarto dia foram de muita ação também. Uma pescaria sem dúvida nenhuma muito gratificante ao pescador apaixonado. Com pouca tralha: varas de 17 a 20 libras; encastoados de 20 libras com 60 centímetros; snaps para isca artificial de tamanho médio e nada de chumbada. Linhas multifilamento de 0,28 a 0,35 mm, com carretilhas que comportem de 200 a 300 metros de linha.

Esta foi a pescaria da Gafanhotos Team, que jamais será esquecida e claro, repetida mais vezes sempre no mês de janeiro, quando as ações dos dourados são mais intensas. Quem quiser ter esse privilégio pode me contatar. Terei o maior prazer em passar algumas dicas e quem sabe pescarmos juntos.

 


Luiz-Roberto-Romero-Russo

*Luiz Roberto Romero Russo

é paulistano e atualmente mora em Santa Catarina por opção de melhor qualidade de vida. Escritor, administrador de empresas, técnico em contabilidade, programador de computação e técnico mecânico. Detentor de escritório contábil, autor de 4 livros técnicos em contabilidade e direito. Trabalhou na JUCESP como Vogal Presidente da 1ª Turma de Vogais. Foi Assessor de Gabinete na Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Pescador esportivo e Owner na Empresa Gafanhotos Team – camisas para prática de pesca esportiva e assessórios www.gafanhotosteam.com.br sempre procura compartilhar seus conhecimentos e seu foco é se preocupar com a qualidade de vida das pessoas, buscando sempre trazer o que se tem de melhor.

 

 

 


 

CURTAS

Camisas Gafanhotos Team

 

 

A0009_azul

 

PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

 


 

Produtos Karandá – Força Pantaneira

C1

KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

 

 

 


resized_FISHINGCO_teste

FISHING CO.

Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email: fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 

 

resized_logo


Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

resized_LOGO MAIOR

c2

Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

 

 

 


UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


sportfishing

Coleção VERÃO 2016 – Camiseta Sport Fishing da By

Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Camiseta raglan sublimada com zíper 100% poliéster, tecido em DRY nas cores: degrade preto e branco, nos tamanhos P, M, G, GG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Camisa ou camiseta? A evolução de material chegou de vez para o praticante da pesca e, são visíveis as diferenças no seu vestuário comparado a anos atrás. Mauro Novalo...
    AUTOMOBILISMO: Nikkei busca patrocínio para subir ... Imagine a seguinte cena: Manhã de domingo, em um autódromo qualquer. O piloto Igor Omura Fraga cruza a linha de chegada e comemora mais uma vitória na...
    SHOGUI: Associação Brasileira realiza Campeonato n... Jogo bastante praticado no Japão mas ainda pouco divulgado no Brasil, o shogi (ou shôgui, em português) – também conhecido como xadrez japonês – está ...
    TÊNIS DE MESA: Cooper recebe segunda etapa da Liga... Já com mais de 11 anos de atividades, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa continua atraindo novas agremiações. Somente neste ano, foram mais cinco...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *