NITEN: Grupo de Jovens participa de campanha em prol da Obra Kolping do Brasil

 

O Hayabusa-kai – Grupo de Jovens do Instituto Niten – promoveu mais uma ação social. Depois da Pastoral da Criança da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca(zona Leste da Capital), desta vez a atividade foi realizada na Obra Kolping do Brasil no município de Embu das Artes (Região Metropolitana de São Paulo) e mobilizou também o KIR Jovem, formado por crianças entre 5 e 12 anos de idade, que doaram 300 brinquedos para a campanha. A entrega ocorreu no dia 13 de dezembro e inspirou outras Unidades do Niten.

 

Takeshi (1º a esquerda) com membros do Departamento de Jovens do Niten (foto: Aldo Shiguti)

 

“O Hayabusa nasceu com o propósito de reunir os jovens não só para diversão, mas também com o intuito de praticar solidariedade e fazer algo em prol da sociedade”, explica Rafael Moron, acrescentando que “são pequenos gestos que fazem toda a diferença. “São momentos que certamente ficarão para sempre não só nas nossas lembranças como também daquelas crianças”, destacou.

Há apenas três meses no Niten, Moron conta que conheceu o instituto através do pai, Antonio Fenandes Moron, praticante do KIR Empresarial – criado pelo fundador do Niten, sensei Jorge Kishikawa, para executivos interessados em aplicar o conhecimento das técnicas da espada no dia a dia.

“Na verdade, sempre gostei de história medieval, seja ela européia ou oriental. Essa curiosidade, aliada à vontade de aprender um pouco mais sobre cultura japonesa, me levaram até o Niten”, lembra Moron, que aponta o Momentos de Ouro – quando os alunos se reúnem em torno do sensei ou do senpai responsável pelo treinamento para ouvir ensinamentos sobre a cultura samurai e a filosofia japonesa – como um dos aprendizados que levará para o resto de sua vida.

Praticante da arte da espada samurai há mais tempo, Eduardo Sasaki concorda com Moron. Para ele, o Momentos de Ouro oferece a possibilidade de desenvolver seu lado espiritual. “Através do Niten estou conhecendo melhor não só outras pessoas como a mim mesmo”, conta Sasaki, afirmando que “é um privilégio poder ver o brilho de felicidade nos olhos de cada criança”. “É importante poder transmitir felicidade. Sei que isso é algo bom e que estamos contribuindo para tornar o mundo melhor, pois, as mudanças devem partir, primeiro, de nós mesmos”, ensina Sasaki.

Pai de dois filhos, os pequenos Kevin e Ingrid – não por acaso também praticantes do KIR Jovem – Takeshi vê no Instituto Niten algo mais que uma mera academia de artes marciais. “É um ideal de formação que faz com que acabe virando um ciclo interessante, onde os mais velhos servem de exemplos para os mais novos”, assegura.

Para conhecer mais sobre o Instituto Niten acesse: www.niten.org.br

 

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TAIKÔ: Estão à venda ingressos para o espetáculo I...   Já estão à venda ingressos para o Ichariba Choodee (Uma vez juntos para sempre família), em comemoração aos 5 anos do grupo de Taiko de Okin...
BUNKYO: Eleição para o Conselho Deliberativo terá ... A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – realiza no dia 28 de março, Assembleia Geral Ordinária para eleger 50 me...
ECONOMIA: Proibidas de demitir, empresas japonesas... Por The New York Times    O emprego vitalício tem sido norma há muito tempo e as dispensas em larga escala continuam sendo um tabu social no ...
V FESTIVAL TANABATA – CEARÁ Tanabata Matsuri (ou festival tanabata), é tido como um dos mais famosos festivais que acontecem no japão e no mundo, que estará realizando sua 5ª edi...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *