PERFIL: Chieko Aoki é a segunda empresária mais poderosa do Brasil, segundo a revista americana Forbes

Empresária Chieko Aoki (foto: divulgação)

 

Mais uma vez a presidente que comanda a rede Blue Tree Hotels, a executiva Chieko Aoki conquista mais um título, agora pela revista americana Forbes que a elegeu como a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil, sendo em primeiro lugar figura Graça Foster, da Petrobras. Chieko é referencia de administração e marketing de uma das redes de hotéis e resorts mais respeitadas no Brasil e no exterior, sob o seu comando são 27 entre hotéis e resorts. Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a revista aponta Chieko como uma das “anfitriãs” dos turistas estrangeiros.

Leia a entrevista concedida ao Jornal Nippak, em que  a empresária revela porque é reverenciada a mulher de negócios mais poderosa do Brasil.

 

Jornal Nippak: Como à senhora se sente sendo a segunda mulher de negócio mais poderosa do país? E sendo a primeira nikkei de destaque na área de negócios?

Chieko Aoki: Em primeiro lugar o premio não é para mim é para a empresa. É uma importante resposta do mercado, é a responsabilidade de corresponder o respeito aos nossos clientes e colaboradores. Como nikkei, sinto-me lisonjeada por fazer parte, ao lado de importantes mulheres, deste seleto grupo, representando o trabalho sério e de qualidade da Blue Tree Hotels.  

 

Jornal Nippak: A senhora é uma empresária muito respeitada no Brasil e na comunidade internacional. Já ganhou vários prêmios na área de negócios. Qual o prêmio que a senhora gostaria de ganhar que ainda não veio?

Chieko Aoki: Preciso de uma reflexão profunda. Tem significado profundo os prêmios. Tenho que continuar meu trabalho de transformações, mais que prêmios, tenho a responsabilidade de manter a qualidade, com serviço e padrão internacional. O premio é uma conseqüência do trabalho bem feito, bem executado.

 

Jornal Nippak: Quais as novidades ou o diferencial da Rede Blue Tree vai oferecer aos hóspedes para a Copa de 2014?

Chieko Aoki: Nós temos três tipos de hotéis, Blue Tree, Tower, Blue Tree Premium e Blue Tree Park, todos de classe superior. O Brasil é um país eficiente e prático. Quero que o turista se sinta seguro, com serviço eficiente de qualidade na infraestrutura, que haja muita cordialidade. A rede Blue Tree tem o adicional da hospitalidade da cultura japonesa, porque os asiáticos têm prazer em receber bem às pessoas. Isso tem feito com que nosso treinamento em relação à hospitalidade seja comparável e melhor do que os internacionais. O turista que vem para o Brasil quer encontrar aqui a cultura brasileira, não a cultura japonesa. Então nós procuramos agregar a simpatia brasileira em nosso jeito de atender, mas buscamos um padrão de atendimento profissional, porque um recepcionista não pode, por exemplo, dar tapinhas nas costas do cliente. E buscamos disciplina, rigor nos horários.

 

Jornal Nippak: Diante da crise mundial, qual a sua perspectiva para o setor hoteleiro?

Chieko Aoki: O Brasil tem sofrido um pouco com alta do dólar. Por outro lado não dependemos muito do cambio. Setores vão diminuir sim, vai ter uma baixa. Mas devemos reforçar as vendas com serviço eficiente, criar um cardápio e lazer com preço competitivo.

Chieko Aoki: O grande desafio é preparar as equipes, qualificar mão de obra local.  (foto: diuvlgação)

Jornal Nippak: Como a Rede Blue Tree está se preparando para receber a Copa de 2014?

Chieko Aoki: Grande desafio é preparar as equipes, qualificar mão de obra local. Mas o brasileiro tem muita facilidade de se adaptar a novos estilos de trabalho. Eu acho que o treinamento deve passar um padrão de atendimento, mas não engessar o funcionário para que ele não perca sua gentileza, que é um traço nacional. As pessoas aprendem, adaptam-se e fazem melhor. Assim como nos hotéis, é preciso educar os motoristas de táxis, policiais, lojistas, vendedores ambulantes, enfim todas as pessoas que terão contato direto com o turista. E repito, o brasileiro tem uma capacidade natural de se relacionar bem com o estrangeiro. Basta oferecer treinamento.

 

Jornal Nippak: Sendo eleita a segunda mulher mais bem sucedida na área de negócios, como à senhora vê as manifestações que estão ocorrendo simultaneamente pelo país?

Chieko Aoki: Eu acredito que as manifestações são legitimas e importantes. Mas sem vandalismo, sem destruir o bem comum. Podemos protestar de forma civilizada.

 

Jornal Nippak: Para finalizar, como é competir um Título “Segunda mulher de negócio mais poderosa do país” com tantos países de primeiro mundo, estando num país de terceiro mundo. Qual o segredo do sucesso?

Chieko Aoki: O Brasil não é um país de terceiro mundo, é um país promissor. Nós temos empresários, empresas de primeiro mundo. Devemos buscar soluções juntos. Fico feliz em saber que existem pessoas e empresas de destaque no Brasil. O segredo do sucesso é a soma de sabedoria, inovação e talento.

 

No início deste ano, a “Dama da Hotelaria no Brasil” também foi escolhida como uma das 10 melhores executivas do Brasil em pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Egon Zehnder. No ranking também figuram representantes de grandes e importantes empresas do mercado nacional, como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Adriana Machado (GE Brasil), Claudia Sender (TAM) e Viviane Senna (Instituto Ayrton Senna).

Atualmente, a rede Blue Tree conta com 24 hotéis no Brasil, totalizando 4.809 apartamentos, que oferecem conforto e bem-estar aos hóspedes em 18 cidades. Além disso, a rede anunciou que passará a administrar seis novos empreendimentos entre 2014 a 2016, sendo quatro no interior de São Paulo, um em Macaé (RJ) e outro em Itajaí (SC).

 

(Luci Júdice Yizima)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: Teatro Delivery Marimari se apresenta ...   O grupo japonês de Teatro Delivery Mari Mari realiza várias apresentaçõesem São Paulo.Hoje (22) e amanhã no Sesc Bom Retiro, dias 25 e 26 (s...
CEAGESP: Junji quer solução para pendências Em reunião na Secretaria da Fazenda, deputado pede conclusão da transferência da Companhia do Estado para a União visando abrir caminho para moderniza...
SOCIAL: Homenagem a 57 personalidades que contribu... HOMENAGEM – O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em comemoração aos 120 anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão real...
SOCIAL: 49ª Edição da Gincana Poliesportiva da ACE...   Undokai – No dia 05 de maio, a 49ª Edição da Gincana Poliesportiva da ACENBO – Undokai reuniu centenas de pessoas na sede da entidade, em Os...

One Comment

  1. A do tapinha na costa foi otimo!!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *