RIBEIRÃO PRETO: 22ª edição do Festival Tanabata espera atrair cerca de 50 mil visitantes em Ribeirão Preto

 

A Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e a Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, realizam nesta sexta, sábado e domingo (de 3 a 5), no Morro do São Bento, a 22ª edição do Festival Tanabata.Trata-se de um dos eventos mais tradicionais da cidade e que tem como objetivo estreitar as relações entre a comunidade nikkei e a população em geral, além de preservar e divulgar a cultura milenar dos nossos antepassados.

 

 

Grupo Represa será uma das atrações do 22º Festival Tanabata de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo/Aldo Shiguti)

Grupo Represa será uma das atrações do 22º Festival Tanabata de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo/Aldo Shiguti)

 

De acordo com o presidente da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, Hazime Nakamura, a  expectativa é receber um público estimado em cerca de 50 mil visitantes nos três dias. Segundo ele, o Tanabata Matsuri é considerado o segundo maior evento da cidade – fica atrás apenas da Feira de Livros.

“Há 20 anos, Ribeirão Preto contava com apenas dois ou três restaurantes japoneses. Hoje, são 53. Isso mostra o quanto a comunidade nikkei está integrada”, destaca Nakamura, lembrando que a comunidade nipo-brasileira de Ribeirão Preto é formada por cerca de 2 mil famílias. “A participação dos nikkeis pode ser contatadada também através de outra tradicional manifestação cultural, o karaokê. A cidade já sediou o Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo – o Paulistão – e também está pleiteando a realização do Brasileirão em 2017”, antecipa Nakamura. “Além dos nikkeis que residem na cidade, Ribeirão Preto também costuma receber muitos estudantes de cidades vizinhas”, explica.

 

A Cantora Karen Ito também marcará presença na festa (Foto: arquivo/Aldo Shiguti

A Cantora Karen Ito também marcará presença na festa (Foto: arquivo/Aldo Shiguti

 

Durante três dias, os visitantes poderão conferir diversas manifestações artísticas como danças folclóricas, música instrumental (shamisen, shakura), artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc.), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai). Serão realizadas oficinas de furoshiki, kirigami, mangá e origami. Haverá ainda concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, apresentação de taiko e  culinária japonesa, entre outras atrações.

 

Nostalgia – Como acontece desde 2012, será montado um segundo palco, voltado para o público jovem, com o espaço Seinenkai, na Praça Alto do São Bento. A idéia é trazer também para o evento de Ribeirão, o formato j-pop, buscando mesclar a cultura tradicional e a cultura pop japonesa, que a cada dia mais se fortalece e é praticada no mundo todo.

A estrutura conta com 40 expositores distribuídos em três áreas distintas sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços.

Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas Vega e Altair). Também são montados arcos verdes de bambu com enfeites que lembram gigantes cometas com cauda (referindo-se as estrelas da lenda), todos confeccionados pela comunidade japonesa e expositores durante os dois meses que antecedem a comemoração. Toda esta decoração é feita em uma área arborizada que dá fundos ao Bosque Municipal “Fábio Barreto” o que proporciona um ar nostálgico ao local que fica próximo ao Teatro Municipal e Teatro de Arena.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

22º Festival Tanabata de Ribeirão Preto

Quando: Dias 3, 4 e 5. Sexta, das 19 às 23h. Sábado e domingo, das 10 às 23h

Onde: Morro São Bento (Parque Municipal Antonio Palocci)

Entrada franca

Informações pelo telefone:

16/3636-1206

 

 

Related Post

ESPECIAL: Apanb celebra 85 anos da Imigração Japo... Como parte das comemorações dos 85 anos da imigração japonesa na Amazônia, a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (Apanb) realizou de 15 a 20 de se...
COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: Walter Ihoshi suger... O governo federal anunciou que estuda a possibilidade de desonerar os impostos sobre a importação de ingredientes que compõem os repelentes. A medida ...
HORA HAGOROMO: CASA GUILHERME DE ALMEIDA APRESENTA... Como parte da programação do Hora H, homenagem anual ao poeta Haroldo de Campos realizada pela Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, sob curadori...
SAÚDE: O Que São Alimentos Funcionais?   São alimentos que fazem parte da nossa alimentação e que contêm substâncias biologicamente ativas com funções particulares que melhoram ou r...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *