RIO DE JANEIRO: 38º Keiroukai homenageia idosos acima de 80 anos

 

A  Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei, organizou com imenso carinho o 38º Keiroukai. O evento foi realizado no salão da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.

 

Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei. (foto: Minoru Matsuura_

 

Professora Mari Nakano, voluntária sênior da Jica, anunciou a abertura do evento com os Hinos Nacionais do Brasil e do Japão. Seguiu-se um minuto de silêncio em memória de Imigrantes Falecidos e Vítimas de Terremoto no Japão.

Saudações calorosas foram proferidas por Akiyoshi Shikada, presidente da  Renmei, Hajime Tonoki, presidente da Câmara Japonesa, e pelo cônsul-geral do Japão Masaru Watanabe.

 

Hajime Tonoki, presidente da Câmara Japonesa, cônsul-geral do Japão Masaru Watanabe, Ichiki Watanabe, representante da Melhor Idade, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, Hiroshi Fujiuchi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e Kiyoshi Komamura, vice-presidente da Câmara Japonesa, a partir da direita. (foto: Minoru Matsuura)

 

O “Dia de Respeito à Melhor Idade” é comemorado com reconhecimento aos que muito batalharam e construíram. Compareceram 26 das 178 pessoas acima de 80 anos no Estado do RJ. Todos tiveram seus nomes lidos e foram presenteados. Ichiki Watanabe, de Itaguaí,  representou e agradeceu em nome dos homenageados.

 

Adesão com alegria (foto: Minoru Matsuura)

 

Anunciadas por Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, aconteceram as apresentações: “Hajimeteno Rio de Janeiro gaido” pelo aluno  Eduardo Tavares Carvalho da Escola de Língua Japonesa de Teresópolis, de Bon Odori pelo Grupo Kizuna da Associação Desportiva e Cultural Nikkei de Campo Grande sob orientação da Professora Eli Yamada. O ritmo convidativo levou muita gente a dançar junto, externou Megumi Kubota, secretária geral da Renmei.

 

Os taikos: tocados com paixão. (foto: Minoru Matsuura)

 

Também foram muito aplaudidos o Coral da Associação Nikkei do Rio de Janeiro sob a regência da maestrina Gina Martins, e o Rio Nikkei Taiko – coordenado por Mário Kimio Matsumoto – quando os tambores japoneses ribombaram no salão.

 


Canções japonesas pelo Coral Rio Nikkei. (foto: Minoru Matsuura)

 

Rosa Matsuura, primeira-dama da Rio Nikkei, canta e encanta. (foto: Minoru Matsuura)

 

 

No Karaokê, ao final, lindas vozes foram apreciadas…  como as da Rosa Matsuura, primeira-dama da Rio Nikkei, de Hiroshi Fujiuchi, ilustre convidado e diretor da Escola Japonesa do RJ.

 

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

120 ANOS DE AMIZADE: Apresentação inédita reúne k... Em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Mosteiro de São Bento de São Paulo e a Associação Cultural de Ko...
SOLIDARIEDADE: Campanha em prol das vítimas dos te... A Campanha de Solidariedade às Vítimas dos Terremotos de Kumamoto - “Jantar Solidário com Pirarucu”, lançada pelo Rancho da Traíra (Unidade Vila Maria...
PROJETO DE LEI: Depois dos medicamentos, Walter Ih... Ihoshi: “A indústria gráfica está sofrendo com a crise” (Foto: divulgação) Depois de lutar para reduzir os impostos sobre os medicamentos, o deput...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: MABE: O olhar de duas geraçõ...     É a exposição do famoso pintor que iniciou sua carreira em Lins e ganhou fama internacional. Organizada pelos netos Dan e Rafa...

2 Comments

  1. Querida Equipe JORNAL NIPPAK: nosso agradecimento caloroso pela publicação sobre a Homenagem aos integrantes da Melhor Idade!!! Aqui no Rio, já acontece há 38 anos: festejar a alegria de os ter entre nós, e lhes agradecer esforços e batalhas!!

  2. Querida Equipe JORNAL NIPPAK: agradecemos a carinhosa publicação sobre a Homenagem à Melhor Idade, realizada pela Renmei, com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Há 38 anos a comunidade comemora a alegria de tê-los entre nós, e gratidão por seus esforços e contribuições!!
    FELICIDADES!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *