RIO DE JANEIRO: Japão: Pavilhão Omotenashi e 1º Jogo

 

Em 14 de junho o Governo do Japão abriu o “Projeto de Apresentação do Japão” com a inauguração do Pavilhão Omotenashi no Parque da Bola Rio,em Jockey Clube do Brasil, Praça Santos Dumont, 31, Gávea, Rio de Janeiro.

 

No Parque da Bola: modelos com yukata, Rio Nikkei Taiko no palco principal e mensagem da Seleção Japonesa no telão (FOTO: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O referido projeto se estenderá até 13 de julho apresentando cultura japonesa e promovendo eventos com a cooperação da Secretaria do Gabinete, vários Ministérios e Agências; assistência de Japan External Trade Organization, Miss Sake; participação de Dentsu Inc. Team Cool Japan; apoio de empresas privadas japonesas e Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro-Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil Japão e Associação Civil de Divulgação Cultural e Educacional Japonesa do Rio do Janeiro-Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

Em 24 de junho acontecerá o “Dia do Japão Cool” com a presença do vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca, Takamori Yoshikawa. Será realizada a abertura do Japanese Restaurant Week com degustação de comidas e bebidas japonesas, celebração de Kagami-Wari, apresentação de DJ/VJ japonês Hachioji P no palco principal com tecnologia de ponta e software Vocaloid. Às 17h o jogo Japão x Colômbia poderá ser assistida pelo público nos telões do Parque da Bola. A 2ª parte da Vocaloid será apresentada no Pavilhão Omotenashi para convidados.

 

Toshihiko Tsutsumi, produtor e coordenador representante do Pavilhão Omotenashi Japão no Brasil. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Festiva abertura em 14 de junho

 

O Pavilhão Omotenashi Japão foi aberto com oficina ministrada a alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro pela fashion designer Junko Koshino, supervisora do pavilhão. As obras integraram trabalhos infantis do Brasil e do Japão, iniciados na Mostra OPA-Grande Operação Caracol.

 

Da direita para a esquerda, Cônsul Geral Yasushi Takase, Pedro Alberto Guimarães Filho, estilista Junko Koshino, Carlos Mariani Bittencourt e Júlio Mariz. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No palco principal do Parque da Bola foram apresentadas músicas japonesas pelo Rio Nikkei Taiko, bonito desfile de modelos trajando yukatas desenhados pela estilista Junko Koshino. Usaram das palavras o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro Yasushi Takase e a própria fashion designer.

 

Junko Koshino, cônsul geral Yasushi Takase e Rinko Tanaka em 1º plano, com modelos e comitiva japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Assistida a mensagem da Seleção Japonesa de Futebol nos telões que ladeiam o palco, todos foram convidados ao Pavilhão Omotenashi, onde mais uma vez se dirigiram aos presentes o Cônsul Geral Yasushi Takase e a estilista Junko Koshino. Fizeram ainda suas alocuções o vice-presidente da FIRJAN Carlos Mariani Bittencourt, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Alberto Guimarães Filho, e o presidente da De Ponta, organizadora do Parque da Bola Rio, Júlio Mariz.

Fernando Gil Vianna Resende Junior, docente da UFRJ, fez o Seminário VISITE O JAPÃO com Yuka Iino e Daiki Kawauchi, estudantes do Intercâmbio Brasil-Japão.

Em demonstração o famoso chef japonês Shinya Koike narrou sobre inovações na culinária japonesa clássica com ingredientes brasileiros. Delicados fingers foods encantaram degustadores pelas características decorrentes da beleza criativa por Junko Koshino e dos sabores por Shinya Koike.

 

Chef japonês Shinya Koike com variados fingers foods. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

No pavilhão os participantes provaram produtos japoneses como chá, confeitos, temperos, o macarrão soba, viram stands com vídeos de hits do J-POP, 100 Top Manga do Japão.

 

Estilista Junko Koshino e chef Shinya Koike com integrantes da Escola Japonesa do Rio de Janeiro (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Torcida pela Seleção Japonesa

 

Na noite de 14 de junho de 2014 as 4 entidades japonesas – Renmei, Câmara Japonesa, Instituto Cultural Brasil Japão e Associação Nikkei do Rio de Janeiro – realizaram  junto ao Consulado Geral do Japão um encontro no salão da Rio Nikkei para assistirem o jogo do Japão X Costa do Marfim. O ambiente foi todo ornamentado com bolas vermelhas e brancas, tsurus, painéis gráficos, lanternas japonesas.

 

Cônsul geral Yasushi Takase, Akiyoshi Shikada/Renmei, Yssamu Takao/ICBJ, Minoru Matsuura/Rio Nikkei, Yasushi Hata/Mitsui, Keiko Hata, estilista Junko Koshino e consulesa Asako Takase. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Após o discurso do Presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada, palestrou sobre culinária japonesa o professor de Gastronomia Asiática Alex Sakatsume.

Rio Nikkei Taiko tocou seus tambores japoneses.

A fashion designer Junko Koshino subiu ao palco com modelos – trajando yukata de sua criação – e pessoas de sua comitiva como Reiko Goto, executiva da Dentsu. A estilista cumprimentou o público através do relações públicas Rinko Tanaka.

O cônsul geral Yasushi Takase também usou das palavras, e convidou todos a torcerem pelos jogadores japoneses.

O Grupo Kizuna de Campo Grande apresentou Bon Odori no palco, e o jantar feito pelo Fujinbu Rio Nikkei começou com frios e pães.

 

O gol do Japão. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O esperado jogo foi projetado no telão montado no palco, e o gol do Japão arrancou gritos de alegria.

Pena o resultado não ter sido a vitória almejada… A torcida continuará em 24 de junho.

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BEGIN NO BRASIL: Paulistanos ganham “show extra” d...   Begin no Brasil (foto: divulgação)   A venda de ingressos para a Turnê da Banda Begin no Brasil continua a todo vapor. Os músico...
CRIME NO JAPÃO: Brasileiro contratado pela Yakuza ... O brasileiro acusado de um homicídio cometido no Japão, Marcelo Chrystian Gomes Fukuda, de 35 anos, mostrou o remorso do crime, admitindo os fatos rel...
GAIMUSHO KENSHUSEI: Encontro celebra 21 anos da As... A Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho realizará, de 16 a 19 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina, o 15º Encontro Latino-amer...
EXPOSIÇÃO: “SACHIKO KOSHIKOKU – 50 ANOS DE BRASIL”... Onde: Galeria Deco (Rua dos Franceses 153, Bela Vista) Abertura: 24/10/2015, das 15h às 18h Período expositivo: 26/10/2015 a 24/11/2015 Horár...

One Comment

  1. Agradecemos imensamente a gentil publicação do Jornal Nippak, que será lembrança carinhosa a todos que participaram!!! Abertura muito bela e calorosa!!!

    Favor considerar a Errata (dados incorretos por Teruko Monteiro): DE “Pedro Alberto Guimarães Filho fez o Seminário ‘Visite o Japão’ com 2 estudantes.” PARA: “Fernando Gil Vianna Resende Junior, docente da UFRJ, fez o Seminário VISITE O JAPÃO com Yuka Iino e Daiki Kawauchi, estudantes do Intercâmbio Brasil-Japão.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *