Seleção japonesa sub-17 de futebol feminino visita a Vila Belmiro

Uma delegação do Japão de futebol sub-17, formada por estudantes de áreas atingidas pelo tsunami, em março do ano passado, visitou a cidade de Santos nesta terça-feira. No roteiro, as garotas conheceram o estádio da Vila Belmiro e outros pontos turísticos da cidade.

O time conta com meninas das províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, localizadas no nordeste do país. A maioria das jogadoras perdeu parentes, amigos e suas casas na tragédia. Algumas integrantes da delegação devem fazer parte das próximas convocações da seleção japonesa, que foi campeã mundial de futebol feminino no ano passado.

Anna Yamamori, de 17 anos, mora atualmente na província de Aichi, mas até o desastre morava próximo ao raio de isolamento de 20km nos arredores da usina nuclear de Fukushima. Após os desastres do dia 11 de março, a estrutura da construção ficou abalada e houve vazamento radioativo.

– Foi um tremor que nunca havia sentido. A fumaça saindo da usina foi assustadora – disse.

A delegação japonesa visitou o Memorial das Conquistas do alvinegro praiano, ficando atenta às explicações traduzidas do monitor do museu. O busto de Pelé, na entrada do estádio, a escultura de Neymar no Memorial e o armário do Rei do Futebol no vestiário da Vila Belmiro foram os principais alvos dos flashes das estudantes.

Como não poderia faltar, as jogadoras tiveram a oportunidade de pisar no gramado do estádio e posaram para foto oficial. Nem mesmo o sol forte incomodou as jogadoras, que olhavam com atenção todos os detalhes do campo.

Seleção feminina sub-17 do Japão visita o Santos (Foto: Matheus Misumoto / TV Tribuna)Japonesas posam para foto no gramado da Vila Belmio (Foto: Matheus Misumoto / TV Tribuna)

O diretor de futebol feminino da Japan Football Association (JFA), Yoshinori Taguchi, ressaltou a importância do esporte para o momento atual de reconstrução no país.

– Apesar disso [das perdas que as atletas tiveram], o esporte fortalece o trabalho em equipe, ajuda a esquecer o que aconteceu e dá forças para lutar pela vida – declarou.

Antes da visita a Santos, o time realizou amistosos com times de São Paulo. O objetivo da visita ao Brasil é divulgar uma campanha de arrecadação de fundos da Ashinaga Ojisan Ikueikai, instituição sem fins lucrativos que atua há 40 anos prestando assistência a crianças que perderam pais e familiares em desastres naturais. A entidade planeja a construção de um prédio na região afetada pelo tsunami, no nordeste do Japão, além de outros quatro centros ao longo da costa atingida pela tragédia, todos para abrigar órfãos e oferecer apoio emocional e psicológico. As instalações devem custar 3,5 bilhões de ienes, cerca de R$ 76,8 milhões.

Seleção feminina sub-17 do Japão visita o Santos (Foto: Matheus Misumoto / TV Tribuna)
Japonesas visitam o Memorial das Conquistas
(Foto: Matheus Misumoto / TV Tribuna)

Segundo a organização, cada sobrevivente do desastre do dia 11 de março de 2011 recebe uma ajuda no valor de 2 milhões de ienes, o equivalente a R$ 14 mil reais. Até o início de fevereiro, cerca de duas mil crianças já haviam recebido essas doações.

O Santos doou à entidade uma camiseta autografada por todo o elenco e uma flâmula do clube. Ainda não há informações sobre como brasileiros podem contribuir para a campanha. Entidades que representam a comunidade japonesa no Brasil ainda estão definindo como funcionará a arrecadação.

Related Post

AKIRA SAITO: A INVERSÃO DOS VALORES   “O ser humano é dotado da capacidade de raciocinar, de discernir o certo do errado e de livre arbítrio para a escolha, por isso deve ser res...
SOFTBOL: Maringá ‘A’ é campeã do 13º Torneio Iníci... A equipe de Maringá “A” sagrou-se campeã do 13º Torneio Início de Softbol Feminino Sub 13 (Aberto) – Taça Tiemi Yajima, competição realizada nos dias ...
TÊNIS DE MESA: JOGOS REGIONAIS E ABERTOS DO INTERI... Há anos venho divulgando que a competição de maior nível técnico no pais, são os Jogos Abertos do Interior e a seletiva que são os Jogos Regionais. ...
BEISEBOL: Semifinais e Finais da Taça Brasil de Be...   Neste final de semana (14 e 15/12) o site Travinha Esportes transmite ao vivo a XX Taça Brasil de Beisebol Interclubes Adulto, direto do E...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *