TÊNIS DE MESA: Brasil conquista título inédito de campeão Mundial por Equipes da Segunda Divisão

 

Caroline Kumahara, Jessica Yamada, Ligia Silva e a chinesa naturalizada Gui Lin, além, é claro, do técnico Hugo Hoyama, escreveram seus nomes na história do tênis de mês brasileiro ao conquistarem o título de campeãs por Equipe no Mundial realizado no Japão.

 

Hugo Hoyama, Ligia Silva, Jessica Yamada, Gui-Lin, Caroline Kumahara e Marcos Yamada (foto: divulgação)

 

 

Nas primeiras participações do Brasil em mundiais, desde 1949, só os cariocas que viajavam – já que a capital do país era o Rio de Janeiro, onde ficava a sede da CBD, que era o órgão responsável pelo esporte no país na época.

Mérito, também, pois eles é que corriam atrás das passagens e patrocínios, daí montavam suas equipes e viajavam.

Porém, sempre somente com a equipe masculina, mas em1952, acarioca Lourdes Garcia inaugurou a participação feminina no Mundial disputando o individual, mas no ano seguinte já não foi.

Em 1955, os paulistas foram pela 1ª vez num mundial com Betinho e Olazarri, junto com os cariocas, mas ainda nada de levarem as mulheres.

Em 1957, a carioca Nakma Cruz foi para o Mundial jogar o individual, mas nada de equipes feminina…..

Somente em 1963 no Mundial de Praga, levaram pela 1ª vez uma equipe feminina, formada por Emiko Takadatsu, Bartira da Costa (irmã de Biriba), Edith D’Avila e Nakma Cruz, depois de 10 participações somente masculina.

Ou seja, a ala feminina sempre foi abandonada, pois 10 anos depois, em 1973, levaram mais uma equipe feminina com Emiko Takadatsu, Sueli Yamada e Rosana Pupo, em resumo 2 participações em equipes em 24 anos.

Daí por diante levaram as meninas, exceto em 1983 e 2004, que não prestigiaram o feminino, talvez pelos péssimos resultados, pois chegamos a ficar em 50º lugar no Mundial de equipes em 2001, em Osaka.

As melhores participacoes foram em 2010 em Moscou (Ligia Silva, Karin Sako, Jessica Yamada e Mariany Nonaka), quando perdemos na ultima partida que dava o direito à 1ª Divisão, e em 1991, em Chiba (Monica Doti, Carla Tiberio, Lyanne Kosaka e Marta Masuda), em que ficamos com o 24º lugar.

Mas o dia 3 de maio de 2014, entrou para a história do tênis de mesa brasileiro, onde ganhamos a vaga para a CHAMPIONSHIP DIVISION no próximo mundial por equipes em Kuala Lumpur- Malásia.

 

Presente – Também no dia 4 de maio, domingo, veio “de presente” o título Mundial da 2ª Divisão, tão esperado pela Equipe Feminina, sempre desprestigiada, mas que agora tem o apoio integral da Confederação Brasileira, que tem investido muito em eventos, participações internacionais, técnicos de alto nível, preparadores físicos, psicólogos, médicos e por isso este grande resultado surgiu.

Nada vem de graça. O tênis de mesa feminino também tem feito sua parte para merecer este apoio, já que as quatro atletas dedicam 100% ao tênis de mesa e são realmente profissionais.

Como havia dito anteriormente, muitos disseram que eu fazia parte desta história, o que no primeiro momento não achei….. Porém, refletindo com calma: Ensinei minha filha Jessica Yamada a dar suas primeiras raquetadas, vi a Ligia Silva em Manaus pela 1ª vez numa das clínicas que ministrei nos 27 estados do país e por isso a patrocino há mais de 15 anos e também descobrimos a Caroline Kumahara, que treinava com a Monica Doti, brilhando nos eventos da Liga Nipo que eu criei em 2004, onde participam atletas não federados… Por aí deve ter surgido a motivação dela e da família para continuar treinando apos os títulos.

Mas o importante foi o título de Campeãs Mundiais da 2ª Divisão, com direito ao acesso à Elite do tênis de mesa Mundial.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
UNDOKAI KAIKAN TUCURUVI E neste domingão, vem aí mais um UNDOKAI, o tradicional e divertido evento japonês com o objetivo de integrar as crianças e as famílias através de...
Beisebol: Sudoeste conquista título do 24º Campeo... A Seleção da Sudoeste (Ibiúna) sagrou-se campeã do 24º Campeonato Brasileiro de Beisebol Inter Seleções Pré Júnior, competição disputada nos dias 17 e...
INTERCÂMBIO: JAPÃO PARTICIPA DO SEMINÁRIO INTERNAC... No dia 16 de fevereiro foi realizado, em Brasília, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *