TERCEIRA IDADE: Curso de Cuidadores de Idosos começa nesta quinta no Bunkyo

Curso orienta como lidar com idosos no dia a dia  (foto: divulgação)

Curso orienta como lidar com idosos no dia a dia
(foto: divulgação)

 

Realizado no bairro da Liberdade até 2014 pela Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, o Curso para Cuidadores de Idosos a partir deste ano estará sob responsabilidade da Comissão de Assistência Social do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), que já era parceira do projeto, bem como o Hospital Santa Cruz. ”Assim que o Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo, ficou sabendo que o curso não mais seria realizado pelo Ikoi-no-Sono na Liberdade, ele mesmo decidiu por bem dar continuidade no próprio Bunkyo”, conta o presidente da comissão, Reimei Yoshioka, explicando que trata-se do mesmo curso que era administrado no quarto andar do Edifício Bunkyo, na Liberdade, e que ainda é realizado no Jardim de Repouso São Francisco, em Guarulhos (SP).

 

resized_ABRE

Curso oferece diversas atividades para participantes (foto: divulgação)

 

 

Serão 15 aulas com 4 horas de duração cada uma, sempre as quintas-feiras, das 12h30 às 16 horas, com início hoje (dia 5). A carga horária é de 60 horas. São 50 vagas por turma e é permitido somente três faltas durante o curso. O curso é totalmente gratuito e a única exigência é ter concluído o Ensino Médio. No segundo semestre, o curso será realizado no Hospital Santa Cruz. No encerramento, o aluno recebe um certificado de participação.

 

resized_FOTO 3

Um dos objetivos é ensinar a praticar o auto-cuidado (foto: divulgação)

 

 

Habilidades – O objetivo é o mesmo desde que ele foi implantado em 2000, inicialmente em Guarulhos, e a partir de 2008 também na Liberdade. A ideia é fazer com que o interessado tenha uma compreensão do envelhecimento como uma realidade biopsicossocial; conhecer alterações que ocorrem no organismo da pessoa que envelhece; compreender que é possível envelhecer com saúde e aprender meios para a sua promoção; aprender a praticar o auto-cuidado; adquirir conhecimentos e habilidades para cuidar dos idosos e das idosas nas atividades da vida cotidiana e tomar consciência da responsabilidade do cuidador.

Durante o curso são abordadas várias questões que envolvem o cuidado com os idosos. As disciplinas contam com a presença de profissionais de Geriatria, Fisioterapia, Fonoaudilogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutrição.

Segundo Reimei Yoshioka, a questão dos idosos é um assunto que vem despertando interesse não só no Brasil como no mundo inteiro. “A população idosa vem crescendo gradativamente e na comunidade nikkei não é diferente. Tentamos preparar as famílias para que elas mesmas cuidem de seus idosos em casa pois a procura por entidades como o próprio Ikoi-No-Sono cresce a cada ano e as vagas não dão conta”, diz Yoshioka, acrescentando que o curso está sendo bastante procurado não só por pessoas interessadas em aprender a lidar com idosos dentro de casa mas também por pessoas que querem aprender um ofício.

 

resized_FOTO 2

Palestra é uma das atividades do curso (foto: divulgação)

 

 

Oportunidade no Japão – “Depois do curso, vamos elaborar um cadastro e se as famílias interessadas em contratar um cuidador pode entrar em contato com a gente”, diz Yoshioka, explicando que “não se trata de uma agência de empregos”. “O objetivo é apenas facilitar esse contato entre as duas partes”, conta ele, afirmando que essa área também está em expansão no Japão. “Recebemos pedidos de instituições de lá e, se a pessoa souber falar japonês, pode ser uma oportunidade de emprego”, destaca Yoshioka, acrescentando que o curso conta com apoio da Fundação Kunito Miyasaka.

(Aldo Shiguti)

 

CURSO CUIDADORES DE IDOSOS

Quando: A partir do dia 5 de março, das 12h30 às 16 horas, sempre as quintas-feiras

Onde: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381)

Informações pelo telefone:

11/3208-1755

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LINS: Viagem ao Japão promete boas perspectivas O presidente do Bunkyô de Lins, Akio Matsuura (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   O presidente do Bunkyô de Lins, Akio Matsuura,  de regresso d...
MARÍLIA: Cônsul geral do Japão em São Paulo partic... Foram quatro dias de intensa programação, totalizando quase 40 horas de atrações e um exército de 700 voluntários para a realização do 15º Japan Fest,...
EMPREENDIMENTO: Ikesaki inaugura mega loja em Cam...   O empresário Hirofumi Ikesaki, inaugurou com cerimônia budista xintoísta, no dia 3 de julho, no Parque D. Pedro Shopping, mais uma loja, a I...
COMUNIDADE: TADAKUNI YASSUNAGA É HOMENAGEADO PELO ... Cerca de 300 pessoas prestigiaram, no dia 29 de agosto, a cerimônia de “Homenagem às personalidades das comunidades de raízes estrangeiras” realizada ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *