A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Vinhedo (Acenvi) realizou nos dias 13, 14 e 15 deste mês, no Parque Municipal Jayme Ferragut, a sétima edição do Festival do Japão. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, atraiu um público estimado em cerca de 25 mil visitantes.

Mitio Kobayashi (de branco), com Luis Yabiku, vereadores e o prefeito de Vinhedo (1º à direita). Foto: Jiro Mochizuki
A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito Jaime Cruz, da primeira-dama Jaqueline Cruz, dos secretários Wagner Pavarin (Cultura e Turismo) e Márcio Campos “Balu” (Habitação). O presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle e os vereadores Edu Gelmi, Nil Ramos, Val Souza, Dario Pacheco e Marta Leão, autora da Lei que inseriu o Festival do Japão de Vinhedo no Calendário de Eventos Oficiais do Município, também prestigiaram o evento.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento para Vinhedo afirmando que o evento “também tem como objetivo reverenciar a memória dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil”. “Os japoneses são exemplo de disciplina e prosperidade, por isso, a cada ano, as comemorações do Festival do Japão em Vinhedo fortalecem ainda mais os laços entre Brasil e Japão e movimenta um público expressivo. Isso nos mostra a força que a cultura tem e o quanto pode auxiliar no fomento ao turismo”, frisou.
Para o secretário Wagner Pavarin, o Festival do Japão promove o encontro de culturas e a cada edição ganha mais popularidade. “É um ganho muito grande de conhecimento para todos”, disse.
O presidente da Acenvi, Mitio Kobayashi, também comemorou o sucesso da festa. “Felizmente só recebemos elogios tanto do público como dos artistas que nos ajudaram a fazer o evento”, destacou Kobayashi, que atribuiu o sucesso às parcerias.
“Para 2017, esperamos agregar novas atrações, além daquelas que foram apresentadas este ano. Uma das ideias é realizarmos uma exposição com peças e objetos do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo e também convidar o pessoal do cosplay”, revelou Kobayashi, que está em seu último ano de mandato como presidente da Acenvi.
Atrações – Durante os três dias de Festival, o público pode prestigiar apresentações de músicas, danças típicas e feira gastronômica, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakisoba, sushi, harumaki, tempura, entre outros. Uma das apresentações mais aguardadas foi da cantora internacional Mariko Nakahira. O Grupo de Teatro Kagura também foi outra novidade desta edição do Festival do Japão. Também passaram pelo palco do Festival do Japão de Vinhedo os grupos “Yuubi Japanese Dance Company & Taiko Shuudan Kiraku”, e nomes da música como Teddy Shigueyama, Grupo Nenhum de Nós, além de apresentações de danças típicas como o Awa Odori e Kassa Odori.
(Aldo Shiguti, com o site da Prefeitura de Vinhedo)
Fotos: Jiro Mochizuki
ALDO SHIGUTI
ashiguti@uol.com.brÚltimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)