VINHEDO: 7º Festival do Japão atrai 25 mil visitantes e confirma crescimento

A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Vinhedo (Acenvi) realizou nos dias 13, 14 e 15 deste mês, no Parque Municipal Jayme Ferragut, a sétima edição do Festival do Japão. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, atraiu um público estimado em cerca de 25 mil visitantes.

 

Mitio Kobayashi (de branco), com Luis Yabiku, vereadores e o prefeito de Vinhedo (1º à direita). Foto: Jiro Mochizuki

Mitio Kobayashi (de branco), com Luis Yabiku, vereadores e o prefeito de Vinhedo (1º à direita). Foto: Jiro Mochizuki

 

A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito Jaime Cruz, da primeira-dama Jaqueline Cruz, dos secretários Wagner Pavarin (Cultura e Turismo) e Márcio Campos “Balu” (Habitação). O presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle e os vereadores Edu Gelmi, Nil Ramos, Val Souza, Dario Pacheco e Marta Leão, autora da Lei que inseriu o Festival do Japão de Vinhedo no Calendário de Eventos Oficiais do Município, também prestigiaram o evento.

 

resized_vinhedo_021 resized_vinhedo_005 resized_vinhedo_018

 

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento para Vinhedo afirmando que o evento “também tem como objetivo reverenciar a memória dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil”. “Os japoneses são exemplo de disciplina e prosperidade, por isso, a cada ano, as comemorações do Festival do Japão em Vinhedo fortalecem ainda mais os laços entre Brasil e Japão e movimenta um público expressivo. Isso nos mostra a força que a cultura tem e o quanto pode auxiliar no fomento ao turismo”, frisou.

 

resized_vinhedo_094 resized_vinhedo_051 resized_vinhedo_083

 

Para o secretário Wagner Pavarin, o Festival do Japão promove o encontro de culturas e a cada edição ganha mais popularidade. “É um ganho muito grande de conhecimento para todos”, disse.

 

resized_vinhedo_123 resized_vinhedo_110 resized_vinhedo_118

 

O presidente da Acenvi, Mitio Kobayashi, também comemorou o sucesso da festa. “Felizmente só recebemos elogios tanto do público como dos artistas que nos ajudaram a fazer o evento”, destacou Kobayashi, que atribuiu o sucesso às parcerias.

 

resized_vinhedo_136 resized_vinhedo_125 resized_vinhedo_128

 

“Para 2017, esperamos agregar novas atrações, além daquelas que foram apresentadas este ano. Uma das ideias é realizarmos uma exposição com peças e objetos do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo e também convidar o pessoal do cosplay”, revelou Kobayashi, que está em seu último ano de mandato como presidente da Acenvi.

 

resized_vinhedo_303 resized_vinhedo_142 resized_vinhedo_195

 

Atrações – Durante os três dias de Festival, o público pode prestigiar apresentações de músicas, danças típicas e feira gastronômica, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakisoba, sushi, harumaki, tempura, entre outros. Uma das apresentações mais aguardadas foi da cantora internacional Mariko Nakahira. O Grupo de Teatro Kagura também foi outra novidade desta edição do Festival do Japão. Também passaram pelo palco do Festival do Japão de Vinhedo os grupos “Yuubi Japanese Dance Company & Taiko Shuudan Kiraku”, e nomes da música como Teddy Shigueyama, Grupo Nenhum de Nós, além de apresentações de danças típicas como o Awa Odori e Kassa Odori.

 

resized_vinhedo_391 resized_vinhedo_318 resized_vinhedo_349

 

 

(Aldo Shiguti, com o site da Prefeitura de Vinhedo)

Fotos: Jiro Mochizuki

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    MEMAI: Literatura: Nagai Fuku retoma o Mundo Flutu...   Por Marilia Kubota   Nostalgia é o principal elemento de Histórias de outra margem, de Nagai Kafu, (Editora Estação Liberdade, tr...
    COMUNIDADE: TERUCO KAMITSUJI É ELEITA PRESIDENTE D... A vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Teruco Araki Kamitsuji, foi eleita presidente do Consc...
    COMUNIDADE: Cônsul Takahiro Nakamae prestigia Shin... Dirigentes e associados do Centro Cultural Hiroshima do Brasil realizaram, no último dia 14, em sua sede social, na rua Tamandaré, 800, no bairro da L...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *